TRABALHO DO PA DE GEO

Description

Trabalho de Geo sobre: A construção do território e a formação da população brasileira
Julia Thebit
Flashcards by Julia Thebit, updated more than 1 year ago
Julia Thebit
Created by Julia Thebit over 5 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO E A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Grupo: Júlia Thebit - 20 Thais Avelar - 38 Bernardo Guinesi - 6 Turma: 221
INTRODUÇÃO O território do Brasil ocupa uma área de 8.514.876 km², se encontrando em 5º em tamanho de território. Sua população está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita a região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país.
OS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIARAM A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A expansão territorial brasileira recebeu diversas influências das atividades econômicas, principalmente voltadas ao cultivo da cana-de-açúcar, café, e a extração de pedras preciosas.
OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS QUE INFLUENCIARAM A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Século XVI: O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias. Séculos XVII e XVIII: A produção pastoril e a descoberta de jazidas de ouro e diamante incentivaram o povoamento do centro do território. Século XIX: Produção de café que também incentivou a urbanização.
ESTADOS BRASILEIROS Período colonial: O território era dividido em capitanias hereditárias. Séculos XVIII e XX: O território foi novamente dividido, só que em estados, subdividindo as responsabilidades de fiscalizar o território em partes menores. Compondo, assim, os 26 estados que conhecemos hoje.
COLONIZAÇÃO E MISCIGENAÇÃO NO BRASIL A imigração e a miscigenação foram algumas das bases de formação do povo e do território brasileiros. Ao longo de toda a história do Brasil, grupos estrangeiros, como colonos e escravos, vieram para cá motivados por diferentes razões e/ou de maneira compulsória.
DIVERSIDADE ÉTNICA NO BRASIL Com a colonização composta pela interação entre portugueses e indígenas, além da chegada de escravos e as diversas imigrações que ocorreram ao longo dos anos contribuíram para a presença de uma grande diversidade étnica no Brasil.
IMIGRAÇÃO E MISCIGENAÇÃO BRASILEIRA As grandes dificuldades de obter emprego na Europa , dentre outros fatores, atraiu muitos europeus para o Brasil. Aqui, os mesmos arrumaram emprego em lavouras. O preconceito ficou evidenciado nesse processo.
IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL - Os japoneses vieram ao Brasil, pois o Japão estavam passando por uma crise política e econômica, e tinham a ilusão de ter no novo país melhores empregos e moradias. - Os japoneses entraram em conflito cultural com os brasileiros e sofreram abusos em locais de trabalho, por isso organizaram rebeliões. - Os japoneses ficaram no Brasil até o início da 2ª Guerra Mundial.
IDENTIDADES NACIONAIS Houve o surgimento de generalizações que se tornaram identidades regionais, como, por exemplo, os gaúchos, os sertanistas e os caipiras, devido à grande diversidade étnico-cultural no Brasil, e contribuíram para a formação de uma identidade nacional.
MIGRAÇÕES INTERNAS As migrações são fatores importantes para explicar a evolução demográfica do país e a formação do território e da identidade nacional, pois influenciam diretamente o crescimento populacional de uma região, estado ou município, além de participarem do crescimento da população.
MIGRAÇÃO - 1950/1970 O maior fluxo de pessoas é verificado na migração do Nordeste para os grandes centros urbanos do Sudeste. Os migrantes partiram em busca de trabalho na indústria, sobretudo de melhores condições de emprego e qualidade de vida.
MIGRAÇÃO - 1970/1980 Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro continuaram sendo os principais pontos de chegada de fluxo de nordestinos. Essa migração foi bastante influenciada pela política de povoamento e da integração da Amazônia introduzida pelos governos militares nos anos 1970.
IMIGRAÇÃO - 1980/2000 O estado de São Paulo continuou a ser uma área de atração de grandes fluxos de nordestinos, seguido do Rio de Janeiro. Nesse período, porém já se verificada um fluxo no sentido contrário, chamada migração de retorno, ou seja, de São Paulo para o Nordeste. Isso ocorreu principalmente em virtude do desemprego e da descentralização industrial da metrópole de São Paulo.
IMIGRAÇÃO - DÉCADA DE 2000 Nessa década, a região Sudeste continuou a ser o maior polo de atração dos migrantes nordestinos, mas esse fluxo diminuiu, confirmando, assim, a estabilização dos processos migratórios regionais do início da década, isto é, as pessoas permanecerem mais em suas regiões de origem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Photosynthesis
ecarleton622
Gender Theorists
Hazel Meades
P4: Explaining motion
thegeekymushroom
Advanced Vocabulary Test for Creative Writing
ElliseG
physics gcse key terms
lmarine
MATTERS OF LIFE AND DEATH - UNIT 1, SECTION 2 - RELIGIOUS STUDIES GCSE EDEXCEL
Khadijah Mohammed
Physics: section 7 - radioactivity and particles
James Howlett
IGCSE Chemistry Revision
sachakoeppen
GoConqr Getting Started Guide
Norman McBrien
How to Study Smart
Abdou Mohamed
Siege bank callouts
niklas weckerle