Brasil: Divisões regionais

Description

Flashcards on Brasil: Divisões regionais, created by Guilherme Greco on 04/11/2018.
Guilherme Greco
Flashcards by Guilherme Greco, updated more than 1 year ago
Guilherme Greco
Created by Guilherme Greco over 5 years ago
99
0

Resource summary

Question Answer
CRITÉRIOS PARA A DECISÃO DAS MACRORREGIÕES DO BRASIL Na primeira divisão regional do país, os critérios para o agrupamento em regiões basearam-se em dados da economia, da população e principalmente características naturais. Após a Segunda Guerra Mundial, houve ênfase nas transformações socioeconômicas, considerando os limites estaduais para a nova regionalização.
REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL Sobre cada região: -Amazônia: economia baseada na extração mineral e vegetal além da Zona Franca de Manaus, polo industrial da região. -Nordeste: economia baseada no turismo e na agropecuária diversificada. -Centro-Sul: região mais industrializada e economia baseada nessa industrialização.
OS 4 BRASIS "Os 4 Brasis" é uma regionalização mais recente, tem base nos processos econômicos mais coerentes com a realidade, é dividido em Amazônia, Centro-Oeste, Nordeste e Concentrada.
Quais são as sub-regiões do Nordeste? Agreste, Zona da Mata, Sertão e Meio Norte.
PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS NO BRASIL Na região Norte, a principal bacia é a Amazônica, no Nordeste é a bacia do São Francisco, que tem parte no Sudeste também, Bacia do Paraná e Paraguai na região Centro-Oeste além da Bacia do Uruguai na região Sul.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO SUDESTE A região Sudeste foi a primeira região do país a se industrializar e é consequentemente a mais industrializada, além de exercer papel fundamental na economia nacional. O polo econômico da época, São Paulo, conseguiu por meio do cultivo de café, verba e atração de empresas multinacionais, havendo assim, industrialização e urbanização.
FRONTEIRAS AGRÍCOLAS NO BRASIL A primeira fronteira agrícola teve início na década de 60 no Centro-Oeste e foi caracterizada por uma desenfreada devastação do Cerrado. Já a segunda, que se iniciou na década de 90 e continua até os dias de hoje, acontece na borda sul da Amazônia e possuí uma fiscalização mais efetiva.
INTEGRAÇÃO DAS REGIÕES À ECONOMIA NACIONAL Em 1890, existiam apenas dois blocos econômicos isolados, o Nordeste e o Sudeste, as únicas regiões que realmente participavam da economia nacional, apesar dos poucos focos espalhados em outras regiões, como o ciclo econômico da borracha no Norte do país. A partir da década de 1940 até o momento atual, as regiões do Brasil se encontram mais integradas à economia, principalmente com a produção de café, que impulsionou a ocupação de São Paulo e norte do Paraná na metade do século XX.
BRASÍLIA, A NOVA CAPITAL DO PAÍS Para povoar o Centro-Oeste e aumentar os fluxos migratórios, Juscelino Kubitschek decidiu construir a nova capital nessa região, houve consequentemente aumento da urbanização.
ELEITORADO NO BRASIL
Show full summary Hide full summary

Similar

Brasil
andrerocha86
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo