Divisão Regional do Brasil

Description

Brasil visto de diferentes formas.
Matheo Brandão Mares
Flashcards by Matheo Brandão Mares, updated more than 1 year ago
Matheo Brandão Mares
Created by Matheo Brandão Mares over 5 years ago
59
1

Resource summary

Question Answer
Divisões regionais do Brasil O Brasil apresenta 3 divisões regionais: * Macrorregiões * Geoeconômica * 4 Brasis
Macrorregião Essa divisão consiste na divisão do Brasil em 5 regiões: Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
Características macrorregião * Essa divisão foi organizada pelo IBGE (1967). *É estabelecida uma divisão política-administrativa. *Ela é oficial. *Para definir os estados por regiões são utilizados critérios semelhantes como: aspecto físico, humano, cultural, social e econômico. Questões no processo de organização do espaço geográfico: *Os centros urbano-industrais do Sudeste foram os preferidos para a instalação das indústrias transnacionais. *As cidades do Sul são diretamente ligadas à agroindústria. *O Nordeste teve um crescimento urbano cincunscrito as suas capitais com produção baseada na monocultura.
Região Sul *Apresenta 3 estados ( Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná ) *Na campo da economia, a região Sul caracteriza-se pela grande atividade em várias áreas: no setor primário, sobretudo na agricultura, responde por mais da metade da produção de grãos do Brasil; no setor secundário, predomina a indústria têxtil e de automóveis; já o setor terciário responde pela maior parte da geração de renda e emprego na região.
Região Sudeste *Apresenta 4 estados ( Minas Gerias, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro ) *É nessa região que se encontram os maiores polos industriais do país, com isso apresenta o maior PIB do Brasil, e possui as duas maiores regiões metropolitanas com São Paulo e Rio de Janeiro, que formam uma megalópole.
Região Nordeste *Apresenta 9 estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia) *A região era formada por grande extensão de Mata Atlântica. Foi a primeira a ser explorada economicamente pelo colonizador português, que plantava além de outras culturas, a cana-de-açúcar e o cacau, o que contribuiu para o desmatamento da região.
A Região Nordeste foi demarcada em quatro sub-regiões : Zona da Mata, Agreste, Sertão e o Meio Norte. 1- Meio Norte 2- Sertão 3- Agreste 4- Zona da Mata
Agreste *O relevo da Zona do Agreste é acidentado, com planaltos que fazem barreira, evitando que o ar que vem do litoral leve a brisa úmida para a região. Em áreas que formam vales entre o planaltos, o ar consegue passar e surgem brejos, favorecendo à agricultura nessa região. *O cultivo de milho, feijão, frutas tropicais, mandioca e verduras, como também a criação de gado e caprinos, abastecem os mercados da região do Agreste e também a Zona da Mata.
Meio-Norte *A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.
Sertão *O cultivo de uvas, de excelente qualidade, fez surgir a indústria do vinho, que abastece o mercado interno e já é exportado para vários países. *Com as frequentes estiagens, uma grande parte de sertão, recebeu o nome de “Polígono das Secas”, área que corresponde a 10% do território brasileiro. O solo do sertão é seco e pedregoso.
Zona da Mata *A partir da década de 60, a região recebeu várias indústrias nos setores de cimento, borracha, papel, calçados, produtos alimentares entre outros. *A Zona da Mata tornou-se um polo industrial de grande importância para o País.
Região Norte *Apresenta 7 estados (Acre, Amapá, Amazonas , Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins ) *O relevo da região norte é formado por planícies e planaltos. As planícies, áreas mais baixas de seu relevo são divididas entre: • Igapós: áreas mais baixas que são inundadas pelos rios da região durante o período de cheia; • Tesos: também chamados de terraços fluviais, são as várzeas, que podem ser inundadas durantes grandes cheias; • Platôs: áreas que não sofrem inundações e podem chegar a 350 metro de altitude. *Sua economia se baseia no setor extrativo, tanto mineral como vegetal. Houve um incentivo governamental para maior industrialização da região a partir da criação da Zona Franca de Manaus, que fez com que diversas indústrias do país se realocassem para a região por receberem incentivos fiscais para instalação.
Região Centro-Oeste *Apresenta 3 estados ( Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Goiás) e o Distrito Federal. *A economia da região se baseia principalmente na agricultura das grandes monoculturas, principalmente de soja, milho e trigo, as grandes propriedades rurais, os latifúndios. * Tanto a pecuária quanto a agricultura das monoculturas traz problemas ambientais a região, pois o solo é pobre devido os grandes períodos de seca, não sendo próprio para cultura desses alimentos, além de uma grande devastação do cerrado para a formação dos campos de produção, tendo que corrigir a acidez do solo e utilizar produtos transgênicos.
4 Brasis * O critério estabelecido trata da diferença do grau de modernização, informação.
Região Concentrada *Intensa urbanização, com numerosos núcleos urbanos importantes. *Setor de serviços desenvolvido. *Desconcentração de atividades industriais. *Agricultura mecanizada e com aporte tecnológico. *Concentração de redes, infraestrutura de transportes desenvolvida e densa. *Contém mais da metade da população do Brasil.
Região Centro Oeste *Área de ocupação periférica, com amplas áreas destinadas a agricultura de exportação fortemente mecanizada e com o uso de insumos. * Grande parte dessa produção agrícola é condenada pela região concentrada. *Há uma alteração radical desse espaço, em razão da instalação do meio técnico-científico-informacional sobre uma situação praticamente natural.
Região Nordeste *Área de povoamento colonizador mais antigo, com rede de relações precárias em razão da estrutura da propriedade. *Numerosos núcleos urbanos, mas baixa taxa de urbanização regional. *A instalação do meio técnico-científico-informacional e a influência da globalização são pontuais.
Região Amazônica *Região de rarefação demográfica pouco povoada. * baixa densidade técnica *Predominam os transportes aéreos e fluvial. *Há poucos núcleos centralizados. *Destaca-se o polo industrial da Zona Fanca de Manaus. *Sua ocupação decorre do conhecimento do território que as imagens de satélite e radar propiciaram, no entanto, sem que o estado de sua fauna e flora tivesse sido concluído.
Grupo 8 Vitor Habaeb, 40 Matheo Brandão, 31 Kamilla Ruas, 23 José Pedro,19 MUITO OBRIGADO PELO APOIO!!!!! #BRASIL #DIVISÃO #MELHORGRUPO
Show full summary Hide full summary

Similar

Spanish Vocabulary- Intermediate
PatrickNoonan
Circulatory System
bridget.watts97
Physics 2a + 2b
James Squibb
The Cold War
dottydiva96
The Heart
annalieharrison
Resumo global da matéria de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)
miminoma
Year 11 Psychology - Intro to Psychology and Research Methods
stephanie-vee
Enzymes and Respiration
I Turner
Edexcel Additional Science Biology Topic 2- Life Processes
hchen8nrd
AS level Maths Equations to Remember
Gurdev Manchanda
Část 2.
Gábi Krsková