História Naval

Description

Concursos Públicos História Naval Flashcards on História Naval, created by Daiana Barros on 06/11/2018.
Daiana Barros
Flashcards by Daiana Barros, updated more than 1 year ago
Daiana Barros
Created by Daiana Barros over 5 years ago
70
1

Resource summary

Question Answer
A construção naval era de quais formas? - Costado rígido (de fora p/ dentro) - Estrutura rígida (de dentro p/ fora)
Qual Material se mostrou mais adequado p/ construção de navios antes do ferro e aço? Madeira.
As galés foram muito utilizadas por quais povos? Cretenses gregos romanos bizantinos nórdicos
Após uma longa evolução que durou mais de mil anos, passando por métodos "híbridos", chegou-se a qual método, que ajudou as grandes navegações e o descobrimento do Brasil? Método "esqueleto rígido".
Primeiro método de construção de embarcações? "costado rígido".
Que embarcações tinham como característica o costado liso ou trincado? As galés, que eram movidas por remos, podendo ter velas.
Essas embarcações eram mal armadas, tinham poucos canhões e eram destinadas ao transporte de mercadorias. A qual se refere? A nau.
No início do século XVI, sentira a necessidade de desenvolver qual embarcação para combater os turcos, corsários, piratas e muçulmanos? O galeão.
Essas embarcações se originaram da pesca e tinham em geral "velas latinas", que são apropriadas para qualquer vento. Que embarcação está sendo referida? As caravelas.
Por conta das caravelas, foi possível explorar quais lugares? O extremo sul do continente africano ao cabo da boa esperança em 1488.
Os navegadores das grandes navegações utilizavam muito bem qual instrumento náutico antes do quadrante e do sextante? O astrolábio.
As cartas náuticas eram imprecisas, os portugueses a chamavam de portulanos. A partir do século XVI, passaram a utilizar qual instrumento? A projeção de mercator. É utilizada até os dias atuais.
Quando começaram as grandes navegações já era conhecida a bússola, inventada pelos chineses, também era conhecida por quais nomes? Agulha de marear ou agulha magnética.
Para saber exatamente a posição em relação ao globo terrestre era necessário calcular quais referências? A latitude e a longitude. Porém, a longitude era imprecisa pois até o século XVII não existia cronômetros apropriados para navio.
A vida a bordo era difícil. A comida era deficiente em vitaminas B e C que causavam doenças de quais tipos? Beribéri e Escorbuto.
Por volta de 1800, descobriu-se que a carência de vitamina C poderia ser evitada acrescentando qual alimento à dieta a bordo dos navios? Suco de limão. Rico em vitamina C.
O pioneirismo português no processo de expansão marítima européia no final do século XIV, se deu por dois motivos. Quais são? O país estava em paz com suas fronteiras estabelecidas e centralização política após a vitória militar contra Leão e Castela.
Quais fatores contribuíram para o pioneirismo de Portugal? Paz interna e externa e boa posição geográfica.
Qual foi a primeira conquista portuguesa no ultramar em 1415? Foi a cidade de Ceuta, norte da África, atual Marrocos.
Quais as primeiras áreas conquistadas pelos portugueses? 1415- Ceuta (norte da África) por Dom Henrique 1488- Cabo das tormentas (sul da África) por Bartolomeu Dias 1498- Índias (Ásia) em Calicute por Vasco da Gama 1500- Brasil, consolidação do império ultramarino por Pedro Álvares Cabral.
Portugal, país de solo nem sempre fértil e produtivo. Por isso, qual principal atividade destacou-se como fundamental para o complemento da alimentação da população? Atividade pesqueira.
A expansão marítima portuguesa caracterizou-se por duas vertentes: imediatista e longo prazo. Cite os principais pontos de cada uma: Imediatista: visava obtenção de riquezas acumuladas através de pilhagem. Ex.: tomada de Ceuta (1415) Longo prazo: Buscava conquistar pontos estratégicos e rotas comerciais com o oriente, criando feitorias e entrepostos. Ex.: tomada das cidades asiáticas.
Um genovês abalou as pretensões de Dom João II na política expansionista ao descobrir a América em 1492. Quem foi? Cristóvão Colombo
D. João II abalado com a descoberta da América, convencido que as novas terras o pertenciam, porém, Espanha ganhou o direito sobre as terras em função de qual questão? Pelas 3 bulas do papa Alexandre VI.
Os portugueses discordaram da proposta das 3 bulas do papa Alexandre VI e novas negociações foram feitas, o que resultou na assinatura de qual tratado? Tratado de Tordesillhas em 1494.
A famosa viagem de Vasco da Gama ( Rio Tejo/Cabo da Boa Esperança/Calicute) colocou Portugal em contato com as especiarias, ouro e pedras preciosas. Esse monopólio abalou o comércio de qual república? República italiana.
Após essa grande descoberta, Pedro Álvares Cabral, junto com Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho chegou a qual local em 22 de abril de 1500? A Porto Seguro, Brasil.
Expedição de 1501/1502 que foi realizada por Gonçalo Coelho/Américo Vespúcio, tinha qual missão? Explorar a costa em direção ao sul e dominar pontos litorâneos conforme o calendário religioso.
Expedição 1502/1503 encabeçado por Fernando de Noronha era para realizar qual missão? Enviar todos os anos, navios para descobrir 300 léguas a vante e construção de fortalezas.
Expedição de 1503/1504 também comandada por Gonçalo Coelho, teve qual missão? Erguer uma fortificação no Rio de Janeiro e deixar 24 homens.
Em 1530, Portugal enviou para o Brasil Martim Afonso de Sousa para ocupar a nova terra com qual missão? Combater os franceses que contrabandeavam pau-brasil, descobrir terras, explorar rios e estabelecer núcleos de povoação.
Martim Afonso também trouxe mudas, sendo responsável pela plantação de quê e da primeira construção de quê? da cana-de-açúcar e pelo primeiro engenho de cana-de-açúcar.
Expedições guarda-costas 1516/1528, comércio de pau-brasil começou a chamar a atenção dos franceses, fazendo Portugal usar mecanismos diplomáticos para coibir ações clandestinas, sem sucesso. Enviou então quem para patrulhar a costa brasileira? Cristóvão Jaques.
Show full summary Hide full summary

Similar

História Naval
Alan Amanthea
1ª E 2ª Guerra Mundial
aline martins
História Naval
Aleks Harbour
Subh Milis le Seamus O Neill
l.watters97
Genetics Vocabulary
aborsari
A-level Maths: Key Differention Formulae
humayun.rana
Key Biology Definitions/Terms
courtneypitt4119
Simple Present Tense (Test)
Onur Kalafat
Regular Verbs Spanish
Oliver Hall
NSI Test First day
Adedipe Odunayom
AAHI_Card set 5 (Vital sign terminology)
Tafe Teachers SB