Brasil: divisões regionais

Description

Gabriel Muniz, Mariana e Mateus
Gabriel Muniz
Flashcards by Gabriel Muniz, updated more than 1 year ago
Gabriel Muniz
Created by Gabriel Muniz over 5 years ago
50
0

Resource summary

Question Answer
Projeto Acadêmico 3ª Etapa- Geografia Brasil: Divisões Regionais Turma 223 Alunos: Gabriel Muniz- 14 Mariana- 31 Mateus- 33
Para que serve a regionalização Dividir o Brasil em regiões ajuda a diferenciar suas características e a buscar um melhor estudo para controle e gestão, servindo para promover o desenvolvimento econômico de uma região. Os órgãos públicos e geógrafos são os responsáveis por propor essas divisões com diferentes objetivos e critérios.
Um pouco sobre a história das regionalizações... A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988.
Os critérios e os desafios para regionalizar Cada tipo de regionalização é feito a partir de um único ou mais critérios. Como por exemplo: Continente Ricos e pobres Desenvolvidos e subdesenvolvidos Culturas Economia Aspecto histórico Recursos hídricos Regiões metropolitanas
Regionalização de 1913 A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.
Entre 1913 e 1970 Durante os anos de 1913 a 1970 diversas alterações foram feitas na regionalização que se encontrava em vigor. Dentre essas mudanças diversos fatores começaram a ser levados ou tirados em conta até se alcançar a regionalização de 1970 que se encontra em vigor até os dias atuais
Regionalização de 1970 Em 1970, o Brasil ganhou o desenho regional atual. Nasceu o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.
"Regionalização de 1990" Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.
Principais propostas de regionalização Existem três principais regionalizações: a macrorregião, o complexo regional e o meio-técnico-científico-informacional (Milton Santos)
Macrorregião A divisão por macrorregião foi organizada pelo IBGE e é adotada como oficial do Brasil. Nessa divisão é estabelecida uma divisão político-administrativa em 5 regiões: Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul Essa divisão político-administrativa tem o objetivo de juntar os Estados com maior semelhança a fim de facilitar sua administração e criação de políticas públicas do governo federal que estimule o desenvolvimento na região.
Regiões geoeconômicas Outra divisão regional foi elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger no ano de 1967 e é nomeada de regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão estabelece três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Esta proposta tem como critério os aspectos socioeconômicos, históricos e ambientais. Nessa proposta é desconsiderada a fronteira estadual tendo os limites das regiões de Geiger cortando os estados. O motivo dessa desconsideração é que as divisas do estado não coincidem com as dinâmicas econômicas.
Características de cada complexo regional Complexo regional Amazônia: Este complexo é relacionado principalmente a presença da Floresta Amazônica e da biodiversidade. Complexo regional Centro-Sul: O complexo Centro-Sul junta as regiões Sul e Sudeste, concentrando a maior população, o parque industrial e os centros tecnológicos, a agricultura modernizada, predomínio do relevo de planalto e de uma variação climática: tropical típico, tropical de altitude e subtropical. Complexo regional Nordeste: Este complexo é delimitado pelos problemas sociais e econômicos, o clima semi árido, a presença do polígono da seca, a faixa litorânea com maior concentração populacional e o problema da estrutura fundiária concentrada no predomínio das grandes propriedades rurais.
Meio-técnico-científico-informacional (Os quatro Brasis) Essa divisão foi criada em 1999 pelo geógrafo Milton Santos. O critério estabelecido foi da divisão do meio-técnico-científico-informacional, que trata da diferença do grau de modernização, informação e das finanças no território brasileiro. Essa divisão estabelece quatro regiões ou “quatro brasis”: Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Região Concentrada.
Características regiões "quatro brasis" Amazônia: Região com baixa densidade técnica e demográfica, cuja principal atividade é extrativa. Nordeste: Historicamente uma região formada pelos plantations e agricultura pouco mecanizada. Centro-Oeste: Região da agricultura modernizada altamente mecanizada. Uma mudança nessa região em relação a divisão oficial é que coloca o Estado de Tocantins (oficialmente da região Norte) na região Centro-Oeste. Região Concentrada: Nessa região é onde se concentra a maior população e mais povoado, os maiores investimentos de capitais realizados por empresas multinacionais, alto desenvolvimento científico, maiores indústrias, principais portos, aeroportos, shopping centers e etc.
Referências bibliográficas http://blog.educahelp.com/regionalizacao-no-brasil/ https://brasilescola.uol.com.br/brasil/divisao-regional-brasileira.htm https://www.google.com.br/search?q=regionaliza%C3%A7%C3%A3o+do+brasil&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR746BR746&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiV0Ljzh8HeAhUDgZAKHUb0CPwQ_AUIDygC&biw=1920&bih=920
Show full summary Hide full summary

Similar

Key Biology Definitions/Terms
mia.rigby
ICT Revision 2014
11RaceyG
GCSE Biology, Module B4
jessmitchell
Vectors
Andrea Leyden
An Inspector calls - Gerald Croft
Rattan Bhorjee
Biological Psychology - Stress
Gurdev Manchanda
GCSE AQA Biology 1 Adaptations, Competition & Environmental Change
Lilac Potato
Biology (B3)
Sian Griffiths
Truman Doctrine, Marshall Plan, Cominform and Comecon
Alina A
Japanese Hiragana
pangcaberte
Music Therapy - CBMT practice exam #1
Jessica H.