A Deriva dos Continentes

Description

Flashcards on A Deriva dos Continentes, created by Mariana Pinto on 21/11/2018.
Mariana Pinto
Flashcards by Mariana Pinto, updated more than 1 year ago
Mariana Pinto
Created by Mariana Pinto over 5 years ago
103
0

Resource summary

Question Answer
Os argumentos de Wegener Alfred Wegener nasceu na Alemanha, em 1880, embora doutorado em Astronomia, enveredou pela Meteorologia, e acabou por realizar alguns estudos em outras áreas. Depois de uma primeira, e mal recebida conferência, em 1912, onde defendeu a Teoria da deriva dos Continentes, reuniu evidências que, em 1915 publicou num livro chamado "A Origem dos Continentes e Oceanos". Nessa o autor juntou vários argumentos, que lhe permitiram avançar com a Teoria da Deriva dos Continentes.
O ajuste aparente dos Continentes (Argumento Morfológico) Alfred, ao observar a costa da América do Sul e da África, verificou que ambas se ajustavam, como peças de um puzzle. Na sequência desta descoberta, alargou o seu estudo aos restantes Continentes, tendo verificado, que de modo semelhante, também se encaixavam.
As evidências Paleontológicas (Argumento Paleontológico) No estudo da fauna e flora continental, foram encontradas grandes semelhanças no registo fóssil. A constatação da distribuição destas espécies fósseis, em continentes que hoje se encontram muito afastados, poderia ser explicada se, naquela altura em que esses seres vivos habitaram a Terra, aqueles Continentes estivessem juntos.
Correspondência entre Rochas (Argumento Geológico) Wegener, verificou algumas rochas da África do Sul e da América eram semelhantes, o que apenas pode ser explicado se considerarmos que estes continentes estiveram unidos no passado.
As Reconstituições Paleoclimáticas (Argumento Paleoclimático) Enquanto meteorologista, Wegener deu uma atenção especial a reconstituições paleoclimáticas. São conhecidos sedimentos da idade carbonífera de origem glaciar, na costa oeste da América do Sul, no Sul do continente africano, na Índia e no Sul da Austrália. Ou seja, regiões que, hoje em dia, se encontravam em latitudes incompatíveis, do ponto de vista climático.
A Teoria da Deriva dos Continentes A partir dos argumentos acima referidos, Alfred Wegener, enunciou a Teoria da Deriva dos Continentes. Esta teoria propõe que, contrariamente ao que se entendia na época, os Continentes e Oceanos nem sempre se encontraram nas posições que hoje ocupam. De acordo com Wegener, existiu um Supercontinente.
Pangeia A Pangeia era um Supercontinente que era rodeado por um só Oceano a Pantalassa. Segundo o seu autor, a Pangeia iniciou a sua fragmentação, dividindo-se em dois continentes separados pelo Mar de Tétis: a Norte, a Laurásia e, a Sul, a Gondwana.
A Laurásia e a Gondwana A Laurásia incluía as terras atuais da América do Norte, Europa e Ásia, enquanto na Gondwana se congregavam a América do Sul, África, Austrália, Índia e Antártida.
Show full summary Hide full summary

Similar

A teoria de Alfrd Wegener
luiza herszenhorn
Mathematics Overview
PatrickNoonan
CHEMISTRY C1 3
x_clairey_x
CHEMISTRY C1 5
x_clairey_x
Cognitive Psychology Key Terms
Veleka Georgieva
The Cold War Quiz
Niat Habtemariam
Psychology subject map
Jake Pickup
The Digestive system
Elena Cade
Acids and Bases quiz
Derek Cumberbatch
Biology - B2 - AQA - GCSE - Exam Style Questions
Josh Anderson
chemsitry as level topic 5 moles and equations
Talya Hambling