Doutrina de Liderança da Marinha

Description

Resumo da Doutrina de Liderança da Marinha
Adelena Carloto
Flashcards by Adelena Carloto, updated more than 1 year ago
Adelena Carloto
Created by Adelena Carloto about 5 years ago
166
1

Resource summary

Question Answer
Chefia, Comando ou Direção Conjunto de ações e decisões tomadas pelo mais antigo*, com autoridade para tal, na sua esfera de competência, a fim de conduzir de forma integrada o setor que lhe é confiado.
Chefia Autoridade advinda da responsabilidade atribuída a função, associada com aquela decorrente de seu posto ou graduação.
LIDERANÇA É o processo que consiste em influenciar pessoas no sentido de que ajam, voluntariamente, em prol do cumprimento da miss„o.
COMANDAR = CHEFIAR + LIDERAR
ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA LIDERANÇA: Filosóficos, Psicológicos e Sociológicos.
Filosófico A filosofia tem como característica desenvolver O SENSO CRÍTICO que fornece ao indivíduo bases metodológicas para efetuar, permanentemente, o exame corrente da situação, favorecendo o processo de tomada de DECISÕES.
A Axiologia também conhecida como a teoria dos valores, é considerada a parte mais nobre da Filosofia. O processo de influenciação de um grupo, que é a essência da liderança, está profundamente ligado aos valores éticos e morais que devem ser transmitidos e praticados pelo líder.
Psicologia ciência que fornece firme embasamento teórico e prático para que o líder possa influenciar pessoas.
Sociologia Sociólogos concordam que a perspectiva sociológica envolve um processo que vai permitir examinar as coletividades além das fachadas das estruturas sociais, com o propósito de refletir, com profundidade, sobre a dinâmica de forças atuantes em dada coletividade.
Os processos sociais de maior incidência nas sociedades e grupos humanos são: cooperação, competição e conflito
Competição pessoal Entre um número limitado de concorrentes que se conhecem entre si.
Competição impessoal Quando o número de rivais é tal, que se torna impossível o conhecimento entre eles. ex: concurso
Estilos de Liderança Autocrática Participativa ou Democrática Delegativa Transformacional Transacional Orientada para a tarefa Orientada para o relacionamento
Estilo de Liderança Classificação quanto ao GRAU DE CENTRALIZAÇÃO DE PODER: - Autocrática, - Participativa e - Delegativa
Estilo de Liderança Classificação quanto ao TIPO DE INCENTIVO: - Transformacional - Transacional
Estilo de Liderança Classificação quanto ao FOCO DO LÍDER: - Orientada para Tarefa e - Orientada para Relacionamento
LIDERANÇA AUTOCRÁTICA O líder autocrático baseia a sua atuação numa disciplina rígida, impondo obediência e mantendo-se afastado de relacionamentos menos formais com os seus subordinados, exercendo pressão contínua.
LIDERANÇA PARTICIPATIVA (OU DEMOCRÁTICA) abre-se mão de parte da autoridade formal em prol de uma esperada participação dos subordinados e aproveitamento de suas ideias. Os componentes do grupo são incentivados a opinarem sobre as formas como uma tarefa poder· ser realizada, cabendo a decisão final ao líder.
LIDERANÇA DELEGATIVA Esse estilo é indicado para assuntos de natureza técnica, onde o líder atribui a assessores a tomada de decisões especializadas, deixando-os agir por si só. Desse modo, ele tem mais tempo para dar atenção a todos os problemas sem se deter especificamente a uma determinada área. É eficaz quando exercido sobre pessoas altamente qualificadas e motivadas.
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL Esse estilo de liderança é especialmente indicado para situações de pressão, crise e mudança, que requerem elevados níveis de envolvimento e comprometimento dos subordinados. Um eleva o outro para níveis mais altos de moral e motivação.
LIDERANÇA TRANSACIONAL Nesse estilo de liderança, o líder trabalha com interesses e necessidades primárias dos seguidores, oferecendo recompensas de natureza econômica ou psicológica, em troca de esforço para alcançar os resultados organizacionais desejados.
LIDERANÇA ORIENTADA PARA A TAREFA Nesse tipo de liderança, a criatividade não tem abertura, ficando o liderado responsável apenas por repetir as tarefas da forma que lhes foi orientada. O que interessa é a execução das tarefas.
LIDERANÇA ORIENTADA PARA O RELACIONAMENTO O foco do líder é a manutenção e fortalecimento das relações pessoais e do próprio grupo. O líder demonstra sensibilidade às necessidades pessoais dos liderados, concentra-se nas relações interpessoais, no clima e no moral do grupo. Muito indicado em situações de tensão ou desmotivação.
Níveis de Organização da Liderança OTE Operacional Tático Estratégico
Níveis de Liderança DOE Direta Organizacional Estratégica
Liderança Estratégica + INDIRETA + DISTANTE Visão de futuro
Liderança Organizacional + INDIRETA São ações menos visíveis e mais demoradas. A presença desses líderes em momentos e lugares críticos aumenta a confiança e a performance dos seus liderados.
Liderança Direta Contato FACE A FACE + presente em escalões INFERIORES Líderes são especialistas técnicos. Conhecem bem esquipe e equipamentos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Liderança
Liliane Tubino
12 maiores atributos dos líderes
Liliane Tubino
OS 12 MAIORES ATRIBUTOS DA LIDERANÇA - Luiz Almeida Marins Filho
Elis e Gustavo L
Postura de líder/ gestor
Liliane Tubino
Liderança e Gestão de Equipes: Avaliação da Parte I
André Nascimento
ESTILOS DE LIDERANÇA
willian reis
ATRIBUTOS DE UM LÍDER
willian reis
Liderança e Gestão de Equipes
Pierre Curi
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz
Equipes de trabalho
João Paulo
LIDERANÇA SERVIDORA NA GESTÃO PÚBLICA
Raquel Melinda