Conceitos básicos de Genética

Description

1º ano Biologia (Genética) Flashcards on Conceitos básicos de Genética, created by Ellen Diniz on 29/01/2019.
Ellen Diniz
Flashcards by Ellen Diniz, updated more than 1 year ago
Ellen Diniz
Created by Ellen Diniz about 5 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
Células haploides e diploides As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Assim, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie. As células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto, que possui um conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. São células diploides, os neurônios, células da epiderme, dos ossos, entre outras.
Cromossomos e cromatina Os cromossomos são sequencias da molécula de DNA, em forma de espiral, que apresentam genes e nucleotídeos. O cromossomo é a cromatina "enrolada" sobre si mesma, tomando a forma espiralizada e condensada, quando a célula entra em divisão.A cromatina corresponde a um longo e fino filamento de DNA, encontrado durante a interfase, fase em que a célula não encontra-se em divisão.
Genes Os genes são esses fragmentos sequenciais do DNA, responsáveis por codificar informações que irão determinar a produção de proteínas que atuarão no desenvolvimento das características de cada ser vivo. Eles são considerados a unidade funcional da hereditariedade.
Genes alelos São aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Eles são responsáveis pela determinação de certa característica, por exemplo, cor do pelo nos coelhos, possuem variações, determinando características diferentes, por exemplo pelo marrom ou branco. Além disso, ocorrem aos pares, sendo um de origem materna e outro de origem paterna.
Cromossomos homólogos Cada cromossomo presente no espermatozoide encontrará correspondência nos cromossomos do óvulo. Em outras palavras, os cromossomos de cada gameta são homólogos, uma vez que possuem genes que determinam certa característica, organizados na mesma sequência em cada um deles.
Genes alelos múltiplos Ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população. Quando um locus no cromossomo pode ser ocupado por uma série de alelos múltiplos, aumenta-se a variabilidade genética da população. Isto porque, a quantidade de combinações possíveis entre os alelos para cada locus passa a ser maior.
Homozigotos e Heterozigotos Os seres homozigotos são aqueles que apresentam pares de genes alelos idênticos (AA/aa), ou seja, possuem genes alelos idênticos. Enquanto isso, os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos (Aa).
Genes dominantes e recessivos Quando um indivíduo heterozigótico possui um gene alelo dominante ele se expressa determinando uma certa característica. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose. Quando o gene alelo não se expressa nesse indivíduo, ele é um gene recessivo. Os genes recessivos são representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose.
Genótipos e fenótipos O genótipo é o conjunto das informações contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo pois possuem os mesmo genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo. Já o fenótipo é a expressão dos genes, ou seja, é o conjunto das características que vemos nos seres vivos, por exemplo, a cor dos olhos, o tipo sanguíneo, a cor das flores de uma planta, a cor do pelo de um gato, entre outras. Saiba mais sobre Fenótipo e Genótipo.
Show full summary Hide full summary

Similar

2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Genética Molecular: Ácidos Nucleicos
Renata Cavazzana
Primeira Lei de Mendel
Helio Fresta
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça