Psicologia aplicada na prática em Saúde Bucal

Description

Atividade para turma de TSB 2018
nizianne andrade
Flashcards by nizianne andrade, updated more than 1 year ago
nizianne andrade
Created by nizianne andrade about 5 years ago
198
0

Resource summary

Question Answer
Qual a relação da Psicologia com a prática do Técnico em Saúde bucal? Os conhecimentos da Psicologia auxilia o profissional de Saúde Bucal a compreender que a promoção da saúde baseia-se em considerar que os comportamentos do indivíduo, os aspectos sociais, econômicos e emocionais têm impactos sobre condições de higienização e de saúde bucal.
O homem é um ser biopsicossocial! O que isso quer dizer? O ser humano é constituído pelos aspectos físicos, psicológicos, culturais e sociais, portanto, o processo de adoecimento deve ser entendido a partir da combinação desses fatores.
Por que o estresse é relacionado às doenças periodontais, especialmente a GUNA? Porque o estresse em seu estágio crônico (distress) acarreta prejuízos no funcionamento do sistema imunológico do indivíduo (baixa imunidade) e em seus comportamentos, tornando o sujeito vulnerável ao desenvolvimento de doenças periodontais como a GUNA.
CONCEITUE: É uma reação psicológica, com componentes emocionais, físicos, mentais e químicos a determinados estímulos que irritam, amedrontam, excitam e/ou confundem a pessoa.
VERDADEIRO OU FALSO? A assertividade possibilita que o profissional se comunique de maneira correta, direta e efetiva com o paciente, considerando somente os aspectos importantes para si mesmo, assim, desenvolvendo um relacionamento de confiança que contribuirá para o tratamento. VERDADEIRO
EMPATIA Qual a sua importância no relacionamento do profissional com o paciente? Reconhecimento das emoções (medo) do paciente; Validação dessas emoções; Apresentar auxilio para o paciente nos procedimentos do tratamento.
Qual a importância do relacionamento e do vínculo com o paciente para seu tratamento? O vínculo construído com o paciente auxilia em sua adesão ao tratamento, bem como na confiança no profissional. O manejo do paciente depende da forma como o TSB comporta-se nos relacionamentos interpessoais.
GUNA? A GUNA é uma doença que acomete os tecidos de sustentação dentária e suas causas relacionam-se com os aspectos emocionais do paciente, os quais somados a má higienização e má alimentação podem gerar a doença.
Quais as competências importante no trabalho do TSB (discutidas na aula). Iniciativa, Responsabilidade, Autonomia e Inteligência prática
Show full summary Hide full summary

Similar

'The Merchant of Venice' - William Shakespeare
cian.buckley
Biology Unit 2 - DNA, meiosis, mitosis, cell cycle
DauntlessAlpha
HSC Maths: Algebra Quiz
Brad Hegarty
Realidad De Nuestra Identidad Cultural
53831
GCSE AQA Biology 1 Nerves & Hormones
Lilac Potato
Computer Systems
lisawinkler10
Bay of Pigs Invasion : April 1961
Alina A
“The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
Lucia Rocha Mejia
Conocimiento General de Aeronaves
Adriana Forero
Creating Mind Maps with GoConqr
Sarah Egan
Část 4.
Gábi Krsková