1/6 Curso de Argumentação_Falácias_Emoções

Description

Erros e manipulações da retórica e do pensamento lógico. O primeiro curso de seis: 1. emoções, 2. intelecto, 3. deduções defeituosas, 4. manipulação de conteúdo, 5. nebulosidade de causa e efeito e 6. ataques. Os flashcards consistem em apresentar primeiro um exemplo. O leitor deve imaginar o erro na argumentação, mesmo sem saber o nome. Em seguida, descobre-se o nome da falácia. Depois, é possível repetir o teste para confirmar se aprendeu.
Erika Giacometti
Flashcards by Erika Giacometti, updated more than 1 year ago
Erika Giacometti
Created by Erika Giacometti over 9 years ago
19
1

Resource summary

Question Answer
Não pode ser o senador naquele vídeo fazendo sexo. Se fosse ele estaria mentindo sobre desconhecer aquela mulher. Ele não é o tipo de homem que mentiria. Apelo às consequências de uma crença Argumentar que uma crença é falsa porque ela implica em algo que você não gostaria de acreditar.
Se continuar assim, haverá mais mesquitas do que igrejas. Apelo ao medo Um argumento que é feito para aumentar o medo e o preconceito contra a oposição.
Leitores inteligentes e sofisticados certamente irão reconhecer uma falácia como esta. Apelo à bajulação Usar um elogio irrelevante para deixar passar uma sentença infundada.
Claro que a homossexualidade é contrária à natureza. Não vemos animais do mesmo sexo copulando. Apelo à natureza Fazer uma sentença parecer verdadeira comparando ao mundo "bom" e natural.
O ex-ditador é um homem idoso, moribundo. É errado fazer com que ele seja julgado por essas supostas acusações. Apelo à piedade Tentativa de induzir à piedade para manipular os oponentes.
Você não detesta quando esses atores de Hollywood, liberais e ricos, vão à TV promover seus interesses? Apelo ao interesse pessoal Desconsiderar um enunciado apelando a um viés pessoal contra o enunciador.
O presidente não mentiria. Ele é nosso líder e um bom brasileiro. Apelo ao pensamento fantasioso Sugerir que um sentença é verdadeira ou falsa só porque você deseja fortemente que o seja.
Show full summary Hide full summary

Similar

Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Tipos textuais
brunolorenzatto
Redação para Vestibular
Alice Sousa
Citações para Redação - ENEM
Jayne Torres
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas
Alice Sousa
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas - Vestibular e Enem
Maria José