REVISÃO - Frações

Description

Fonte - Site: 'Só Matemática' CRIADO EM - 12/04/2019
Bruna_ Concursada
Flashcards by Bruna_ Concursada, updated more than 1 year ago
Bruna_ Concursada
Created by Bruna_ Concursada about 5 years ago
12
0

Resource summary

Question Answer
FRAÇÕES O que é uma fração? O símbolo a/b significa a:b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero.
O que é uma fração? Chamamos: a/b de fração; a de numerador; b de denominador. Se a é múltiplo de b, então a/b é um número natural.
Qual o significado de uma fração? Algumas vezes, a/b é um número natural. Outras vezes, isso não acontece. Neste caso, qual é o significado de a/b?
Qual o significado de uma fração? Uma fração envolve a seguinte ideia: dividir algo em partes iguais. Dentre essas partes, consideramos uma ou algumas, conforme nosso interesse.
Classificação das frações - Fração própria: o numerador é menor que o denominador; - Fração imprópria: o numerador é maior ou igual ao denominador; - Fração aparente: o numerador é múltiplo do denominador;
O que são Frações Equivalentes? Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte do todo.
Como obter Frações Equivalentes? Para encontrar frações equivalentes, devemos multiplicar o numerador e o denominador por um mesmo número natural, diferente de zero.
Simplificação de frações Uma fração equivalente a 9/12 , com termos menores, é 3/4 . A fração 3/4 foi obtida dividindo-se ambos os termos da fração 9/12 pelo fator comum 3. Dizemos que a fração 3/4 é uma fração simplificada de 9/12 .
Simplificação de frações A fração 3/4 não pode ser simplificada, por isso é chamada de fração irredutível. A fração 3/4 não pode ser simplificada porque 3 e 4 não possuem nenhum fator comum.
O que são Números fracionários? Toda fração equivalente representa o mesmo número fracionário. Portanto, uma fração m/n (n diferente de zero) e todas frações equivalentes a ela representam o mesmo número fracionário m/n.
Adição de números fracionários 1º) denominadores iguais: Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador.
Subtração de números fracionários 1º) denominadores iguais: Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.
Adição e subtração de números fracionários 2º) denominadores diferentes: Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmc dos denominadores das frações.
Adição e subtração de números fracionários RESOLUÇÃO - utilizamos o mmc para obter as frações equivalentes e depois somamos normalmente as frações, que já terão o mesmo denominador.
Multiplicação de números fracionários Na multiplicação de números fracionários, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador.
Divisão de números fracionários Na divisão de números fracionários, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda.
Potenciação de números fracionários Na potenciação, quando elevamos um número fracionário a um determinado expoente, estamos elevando o numerador e o denominador a esse expoente.
Radiciação de de números fracionários Na radiciação, quando aplicamos a raiz quadrada a um número fracionário, estamos aplicando essa raiz ao numerador e ao denominador.
Show full summary Hide full summary

Similar

Frações equivalentes
José Erlan
Porcentagens e Frações
luciahelenaferre
Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Matemática 9º ano
Carlos Itapecuru
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .