REVISÃO - Números Primos

Bruna  Thomaz
Flashcards by , created 4 months ago

Material - Site: 'Só Matemática' CRIADO EM - 12/04/2019.

1
0
0
Tags
Bruna  Thomaz
Created by Bruna Thomaz 4 months ago
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Equações estatísticas
Luiz Fernando
English Literature and Language A2 Key Words
Luke Davies
Cuban missile crisis
KatyWright
Geometria Analítica
Giovanna Coelho Menezes
Tabuada do 6
Luiza Ferreira
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Question Answer
NÚMEROS PRIMOS (Definição) Números primos são os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo.
Números Primos (Observações) 1 não é um número primo, porque ele tem apenas um divisor que é ele mesmo. 2 é o único número primo que é par.
Diferença ente Números Primos e Compostos Os números que têm mais de dois divisores são chamados números compostos.
Reconhecimento de um número primo Para saber se um número é primo, dividimos esse número pelos números primos 2, 3, 5, 7, 11, etc, até que tenhamos: - ou uma divisão com resto zero (e neste caso o número não é primo). - ou uma divisão com quociente menor que o divisor e o resto diferente de zero. Neste caso o número é primo.
Decomposição em fatores primos Todo número natural, maior que 1, pode ser decomposto em um produto de dois ou mais fatores.
Decomposição em números primos (Fatoração) De um modo geral, chamamos de fatoração de um número natural, maior que 1, a sua decomposição em um produto de fatores primos.
Regra prática para a fatoração 1º) Dividimos o número pelo seu menor divisor primo; 2º) a seguir, dividimos o quociente obtido pelo menor divisor primo desse quociente e assim sucessivamente até obter o quociente 1.
Determinação dos divisores de um número (procedimento) 1º) decompomos o número em fatores primos; 2º) traçamos uma linha e escrevemos o 1 no alto, porque ele é divisor de qualquer número;
Determinação dos divisores de um número (procedimento) 3º) multiplicamos sucessivamente cada fator primo pelos divisores já obtidos e escrevemos esses produtos ao lado de cada fator primo; 4º) os divisores já obtidos não precisam ser repetidos.