Roteiro de Pesquisa

Description

Estudo para a prova AV1 de Pesquisa em Psicologia
Eliane Cavalcante
Flashcards by Eliane Cavalcante, updated more than 1 year ago
Eliane Cavalcante
Created by Eliane Cavalcante almost 5 years ago
23
0

Resource summary

Question Answer
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que é tema? é o assunto, o que será investigado
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que é título? é a individualização do tema; não pode ser amplo; deve conter os aspectos que serão abordados. Pode ser um título provisório.
Quais os elementos da estrutura preliminar do roteiro de pesquisa? titulo, tema, introdução, metodologia, fundamentação teórica, resultados, discussão dos resultados, conclusão, referências, anexos, resumo e palavras-chave.
Quanto ao roteiro de pesquisa, qual a função da Introdução? Sendo um apresentação geral do artigo, tem como função preparar o leitor para o que será desenvolvido.
Toda introdução especifica quais itens? Problema, hipótese, justificativa, relevância do estudo, objetivos gerais e específicos.
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "Problema" ? é a pergunta a que se pretende responder, é o que se quer investigar; deve ser passível de ser respondida; Preciso ter “uma pergunta para cada pesquisa”
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "hipótese" ? é sempre uma afirmação como principal resposta ao problema proposto; afirma a presença ou a ausência de determinado fenômeno; aponta a existência ou não de determinadas relações entre fenômenos.
A hipótese é obrigatória? Não. Depende do tipo de pesquisa.
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "Justificativa"? É um item obrigatório? É o motivo para estudar essa questão; São os motivos pessoais e profissionais que levaram a escolher o tema. É um item opcional.
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "relevância do estudo"? qual a importância do tema, quais os benefícios que a pesquisa pode trazer,(se possível, em diferentes perspectivas), que novos conhecimentos sua pesquisa contribuirá com o campo estudado; qual o alcance social
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "Objetivos" e quais são? Os objetivos são os aspectos que se pretende alcançar ou seja, para que ? Pode ser classificada como Objetivo geral e Objetivos específicos.
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "Objetivo geral" ? É a definição do que você pretende atingir em dimensões mais amplas na pesquisa.
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "Objetivos específicos" ? É a definição de que outras metas intermediárias serão verificadas para alcançar o objetivo geral.
Quanto ao roteiro de pesquisa, qual a estrutura da "Metodologia"? Modelo de estudo, local da pesquisa, o instrumento de validação, procedimento, população alvo e análise de dados.
Quanto a "Metodologia" como classificar as pesquisas? Podemos classificar em quatro são elas: Quanto a natureza Quanto aos objetivos Quanto aos métodos empregados e Quanto a abordagem
Quanto a "Metodologia", Como classificar a pesquisa quanto a natureza ? Quanto a natureza pode ser básica ou aplicada
Quanto a "Metodologia", Como classificar a pesquisa quanto aos objetivos gerais? Podem ser uma pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.
Quanto a "Metodologia", Como classificar a pesquisa quanto aos métodos empregados? bibliográfico, documental, estudo de caso,etc.
Quanto a "Metodologia", Como classificar a pesquisa quanto a abordagem? Pode ser qualitativa ou quantitativa
Quanto a "Metodologia" o que se compreende por "local da pesquisa"? estado, zona, bairro, etc
Quanto a "Metodologia" o que se compreende por "instrumentos e sua validação"? é por exemplo a descrição do questionário, uma escala, uma entrevista, testes, equipamentos etc. Por ex: Questionário = autores, data de elaboração, quantidade de questões, gradação, forma de validação e seus resultados, etc
Quanto a "Metodologia" o que se compreende por "procedimento"? como, quando, onde e quem aplicará o instrumento
Quanto a "Metodologia" o que se compreende por "população alvo"? a amostra, os participantes e a forma de seleção (idade, gênero, escolaridade etc)
Quanto a "Metodologia" o que se compreende por "análise de dados"? técnica para análise (que estatística, qual método etc)
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "fundamentação teórica" ? É a revisão da literatura (estudos anteriores sobre o tema) .
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que pode conter nos "resultados" ? pode conter tabelas e gráficos (abordagem quantitativa) e/ou análises qualitativas (interpretações/ significações. A base teórica diminui interferências de subjetividade)
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que significa "discussão dos resultados"? É um texto próprio fundamentado. São análises da teoria, hipótese, resultados e outros dados do estudo. Podem ser formulados no curto, médio e longo prazos.
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que é uma "Conclusão"? São as considerações finais em síntese; É o fechamento das idéias centrais da pesquisa. Onde se especifica se o problema foi respondido, se os objetivos foram atingidos e, se a hipótese foi verificada ou refutada. Trata-se de posicionamento final do pensamento teórico-prático estudado.
Quanto ao roteiro de pesquisa, é possível fazer citações ou argumentações na Conclusão"? Não, a conclusão é um texto próprio. Não se deve usar citações e nem argumentações.
Quanto ao roteiro de pesquisa, qual a regra para elaboração das "Referências"? Que todas as fontes utilizadas devem ser especificadas de acordo com norma científica (ABNT)
Quanto ao roteiro de pesquisa, qual a NBR para "Referências"? NBR 6.023 – Referências.
Quanto ao roteiro de pesquisa, qual a NBR para "citações"? NBR10.520 – Citações
Quanto ao roteiro de pesquisa, O que são "anexos"? documentos e/ou instrumentos utilizados no estudo.
Quanto ao roteiro de pesquisa, quantas laudas deve conter o "Resumo"? meia lauda
Quanto ao roteiro de pesquisa, qual o limite de palavras para um "Resumo"? Máximo de 120 palavras.
Quanto ao roteiro de pesquisa, o que são "Palavras-chave"? É o termo ou breve expressão central do texto.
Quanto ao roteiro de pesquisa, qual o limite de "Palavras-chave"? Até 5 palavras
Quanto ao roteiro, o que abrange "O que pesquisar" na pesquisa? Abrange o problema, hipótese, a teoria.
Quanto ao roteiro, o que abrange "Para que" da pesquisa? PARA QUE: são os objetivos
Quanto ao roteiro, o que abrange "POR QUE" da pesquisa? POR QUE: justificativa e relevância
Quanto ao roteiro, o que abrange "COMO" da pesquisa? COMO: É a metodologia
Quanto ao roteiro, o que abrange "POR QUANTO TEMPO" da pesquisa? POR QUANTO TEMPO: cronograma
Quanto ao roteiro de pesquisa, cite exemplos de termos que podem ser usados, que demonstrem humildade do pesquisador ao redigir o artigo. uso dos termos como: noções, alguns, em nossos estudos iniciais, acreditamos na possibilidade etc.
Quanto ao roteiro de pesquisa, é necessário o uso de termos técnicos? É orientado que se evite termos técnicos, pois, os textos devem ser lidos e não decifrados.
Quanto ao roteiro de pesquisa, o que se deve evitar para manter o nível de atenção na leitura? Evite frases grandes, para manter o nível de atenção na leitura.
O que abrange o "Projeto de pesquisa"? Abrange todas as etapas da estrutura preliminar, um cronograma e um orçamento.
O que são artigos e quantas páginas são necessárias? Artigos – São relatos da pesquisa ou parecer crítico. São necessárias 20 páginas.
O que são "Ensaios" e quantas páginas são necessárias? Ensaios – São análises, reflexões e conclusões sobre temas profissionais ou acadêmicos. São necessárias 15 páginas.
O que são "Resenhas" e quantas páginas são necessárias? Resenhas – São registros e críticas de obras publicadas. São necessárias 5 páginas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Manual PATAC
Eliane Cavalcante
Behaviorismo
Rafaela Dias
Construtivismo
Rafaela Dias
Encapsulamento
Marcos Fernandes2129
Psicologia Social II - Estácio de Sá
Gisele Dourado
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
Eliane Cavalcante
Ferramentas Colaborativas
karmell
Propriedade Intelectual
Dener Didoné
Váriavél
gaabii.mell
Resumo Saneamento Básico - Poluentes e Saneamento
João Pires
Diversidade e Inclusão
Roberta Santana