PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E LINGUAGEM

Description

PERGUNTAS PARA PROVA DE PENSAMENTO E LINGUAGEM
Eliane Cavalcante
Flashcards by Eliane Cavalcante, updated more than 1 year ago
Eliane Cavalcante
Created by Eliane Cavalcante about 5 years ago
17
0

Resource summary

Question Answer
O que é Linguagem? É todo e qualquer veículo que comunique algo á alguém. Podendo ser verbal ou não verbal.
O que é Língua? É todo código verbal estruturado com regras específicas de funcionamento. Um conjunto organizado de elementos que possibilitam a comunicação. Se manifesta de forma oral ou gestual.
O que é fala? É expressão da língua falada (capacidade de emitir sons)
Quais os estágios de aquisição de aquisição da língua? 4 meses: balbucio 10 meses: balbucio revela a língua familiar 12 meses: estágio de uma palavra só 24 meses: duas palavras - fala telegráfica mais de 24 meses: desenvolvimento rápido para frases completas.
Segundo a abordagem inatista de Noam Chomsky, como a língua é adquirida? há uma herança genética exclusiva da espécie que dá ao homem o dom da linguagem que só se atualiza num meio próprio ao seu desenvolvimento.
Fale sobre a abordagem ambientalista de Skinner As pessoas aprendem a língua exatamente da mesma forma que aprendem comportamentos simples; Pelo condicionamento operante. A língua generaliza-se como qualquer outro comportamento. O ato em si torna-se um reforçador.
Qual a ideia principal da abordagem interacionista de Piaget? aparecimento da língua seria em decorrência das aquisições adquiridas no período sensório motor. Não comunicativa / egocêntrica - repetição/ecolalia, monólogo coletivo. Linguagem comunicativa / socializada: informação adaptada, críticas, ordens, questões e respostas.
Qual a ideia principal da abordagem interacionista de Bruner? LAD (push): Força interna que impulsiona a criança a aprender LASS (Pull): Força que absorve a linguagem do meio social pelo estímulo encorajador.
Qual a ideia principal da abordagem interacionista de Vygotsky? A cultura é parte da natureza humana. O cérebro substrato material da atividade psíquica que trazemos ao nascer. A língua é um signo mediador pois carrega conceitos generalizados e elaborados pela cultura.
Segundo Emília Ferreiro, quais são os três grandes períodos da evolução da escrita infantil? 1) Distinção entre o modo de representação icônico e não icônico. 2) Construção de formas de diferenciação . 3) fonetização da escrita.
Segundo Emília Ferreiro sobre os três grandes períodos da evolução da escrita infantil qual a Distinção entre o modo de representação icônico e não icônico? Escrever é desenhar os objetos, animais e pessoas.
Segundo Emília Ferreiro sobre os três grandes períodos da evolução da escrita infantil qual a Construção de formas de diferenciação? Controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativos e quantitativos - Surge quando se tem necessidade de diferenciar escrita de desenho e do próprio objeto, o que ocorre na hipótese pré-silábica.
Segundo Emília Ferreiro sobre os três grandes períodos da evolução da escrita infantil qual a fonetização da escrita? inicia com período silábico e culmina no período alfabético.
O que é realismo nominal, que ocorre no período pré-silábico? É a forma de conceber as palavras que não considera como designação arbitrária, independentes do tamanho, da aparência ou da utilidade. Ex: trem deve ser uma palavra grande com muitas letras porque o trem é grande. Já uma formiguinha é uma palavra pequena porque a formiguinha é pequenina.
Como a criança do período silábico escreveria GATO? G TO
O que é Dislexia? Não é doença e nem resultados de má alfabetização ou preguiça. É um problema na linguagem receptiva
O que é Dislalia Transtorno específico de articulação da fala. Ex: cebolinha (turma da mônica)
Disfemia é um tratamento de fluência da palavra que caracteriza por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo de maneira, mais ou menos brusca. Ex: gagueira
O que é Disgrafia? É uma falha na aquisição da escrita com apresentação desordenada do texto.
O que é Disortografia? Pertubações que afetam as aptidões da escrita e que traduz por dificuldade persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos e escritos. Dificuldade: organização, estruturação e composição de textos escritos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Roteiro de Pesquisa
Eliane Cavalcante
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
Eliane Cavalcante
Manual PATAC
Eliane Cavalcante
Habilidade de pilotagem
Ricardo Pacheco
Roteiro de Pesquisa
ALINE BOANOVA
Somos poeira estelar
Moon chan ʕ•ᴥ•ʔ
Application of technology in learning
Jeff Wall
Hitler and the Nazi Party (1919-23)
Adam Collinge
Biology AS Level Vocab- OCR- Chapters 1 and 2
Laura Perry
Coastal Landscapes
Chima Power
Cell Organelles and Functions
Melinda Colby