ANALISE SINTÁTICA

Description

Flashcards on ANALISE SINTÁTICA, created by jaqueline giusti thibes de campos on 10/05/2019.
jaqueline  giusti thibes de campos
Flashcards by jaqueline giusti thibes de campos, updated more than 1 year ago
jaqueline  giusti thibes de campos
Created by jaqueline giusti thibes de campos almost 5 years ago
25
0

Resource summary

Question Answer
ANÁLISE SINTÁTICA FRASE NOMINAL:
FRASE NOMINAL : Qualquer enunciado de sentido acabado EXEMPLOS : Atenção, menino! Rápido, por favor!
ORAÇÃO : É o enunciado organizado em função de um verbo e constituído de sujeito e predicado, ou a menos de predicado EXEMPLOS: O Brasil possui um grande território. Paulo terminou a leitura do jornal.
PERÍODO: É um enunciado linguístico com sentido acabado. PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO
PERÍODO SIMPLES: é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. EXEMPLO= O amor é eterno. As plantas necessitam de água.
PERÍODO COMPOSTO: É aquele período que possui mais de uma oração. EXEMPLOS: Ana estudou e passou na prova. Conversamos quando eu voltar.
TERMOS ESSENCIAIS. SUJEITO PREDICADO
SUJEITO = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. É quem faz a ação
TIPOS DE SUJEITOS: SUJEITO SIMPLES: Apresenta um único núcleo EX: Pedro viajou. Nós aprendemos o alfabeto.
SUJEITO COMPOSTO: Apresenta mais de um núcleo EX: Mãe e filha viajaram para o Brasil. Ana e Brenda são amigas. SUJEITO OCULTO: Encontra-se implícito na forma verbal. (Refere-se a aos pronomes exceto a "ELES") EX: Sinto muito a falta de meus livros. Gosto de viajar todo ano.
SUJEITO INDETERMINADO: É aquele no qual não é possível identificar um referente explícito na oração. Verbo na 3º pessoa do plural. Verbo acompanhado do pronome-se. EXEMPLOS: Procuraram você ontem à noite. Vive-se bem.
ORAÇÃO SEM SUJEITO: Uma oração sem sujeito é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Ocorre com fenômenos da natureza Com os verbos : Está/faz/há/são/haver. EXEMPLOS: Está cedo . Faz frio.
PREDICADOS: É a ação do sujeito e temos predicado nominal, predicado verbal e verbo nominal. PREDICADO NOMINAL: Possui verbos de estado,ação,ou seja, os chamados verbos de ligação.
VERBOS DE LIGAÇÃO: Ser, estar, permanecer, ficar, continuar, parecer,andar. É aquele cujo núcleo é predicado do sujeito. EXEMPLO: Ele anda triste. Ela é chata.
PREDICADO VERBAL: Possui verbo de ação que pode ser VI, VTD,VTI OU VTDI. EXEMPLOS: Ele conseguiu o emprego Ele saiu da festa.
PREDICADO VERBO- NOMINAL: Possui verbo de ação e nome. EXEMPLOS: ->Ele chegou cansado. -> Ela saiu chorando de casa.
VERBOS SIGNIFICATIVOS Indicam ação,acontecimento,fenômeno.. Apresentam transitividade ou não Transitividade verbal= É a necessidade dos verbos terem ou não complemento. VERBO INTRANSITIVO Não exige complemento no verbo. EXEMPLOS: Ele nasceu. -O homem morreu.
VERBO TRANSITIVO precisam de um complemento EX: Ele disse uma mentira. Elas trouxeram chocolates. VERBO TRANSITIVO DIRETO + OD: *Verbo transitivo direto (VTD) é aquele cujo complemento, ou seja, o seu objeto, não exige preposição. (O QUÊ? QUEM?)
EXEMPLOS? O povo ama O PREFEITO. (OD) Presidente receberá GOVERNADORES. (OD) VERBO TRANSITIVO INDIRETO + OI: Transitivo indireto, o complemento verbal vem obrigatoriamente seguido de preposição. (PARA/QUÊ/QUEM)
EXEMPLOS: Os livros pertencem À BIBLIOTECA. (OI) População ainda acredita NOS POLÍTICOS. (OI) VERBO DIRETO E INDIRETO+ OD e OI: Há casos em que o verbo requer não só um, mas dois complementos, dentre os quais um exige preposição e o outro não. (O QUÊ/A QUEM)
EXEMPLOS: Deu satisfações AO AMIGO. (OD+OI) O menino ofereceu ajuda À SENHORA.(OD + OI)
PREDICATIVO Predicado é aquilo que atribui algo ao sujeito ou a um objeto. EXEMPLO: Mariana e Pedro foram ao cinema. Predicativo= foram ao cinema. PREDICATIVO DO SUJEITO: É o termo do predicado que tem a função de atribuir uma qualidade ao sujeito. EXEMPLO: A modelo é desastrada. Predicativo = desastrada.
PREDICATIVO DO OBJETO: É o termo da oração que complementa e caracteriza o objeto direto, atribuindo-lhe uma qualidade. Embora mais raro, pode caracterizar também o objeto indireto. EXEMPLO: Nós consideramos esta funcionária dispensável Predicativo= dispensável
AGENTE DA PASSIVA É o termo que indica quem ou o que executa a ação de um verbo na voz passiva. Esse termo vem sempre depois de preposição. EXEMPLOS: Este bolo foi feito pela minha mãe. AGENTE DA PASSIVA= "pela minha mãe" Os erros foram corrigidos pelo revisor. AGENTE DA PASSIVA: "pelo revisor"
TERMOS ACESSÓRIOS: Os termos acessórios da oração são o vocativo, o aposto, o adjunto adverbial e o adjunto adnominal, os quais que não são essenciais, no entanto, auxiliam no acréscimo de informação. ADJUNTO ADVERBIAL : O adjunto adverbial é um termo acessório da oração, cuja função é modificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio, podendo ser : tempo, lugar, modo, intensidade… EXEMPLO: Ele bebeu em excesso no bar ontem.
ADJUNTO ADNOMINAL: O adjunto adnominal é o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. EXEMPLOS: ADEJETIVO: As rosas vermelhas murcharam. ARTIGO: As estrelas iluminavam a noite. NUMERAL: Três árvores caíram.
PRONOME ADJETIVO: Acompanham, determinam e modificam os substantivos, ou seja, atribuem particularidades e características ao substantivo, como se fossem adjetivos. EXEMPLO: MINHA prima chega hoje da Europa. (O pronome adjetivo minha determina o substantivo comum prima.)
LOCUÇÃO ADJETIVA: É um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um adjetivo, caracterizando um substantivo. EXEMPLO: Qual é o seu escalão DE IDADE? APOSTO: É um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão
HÁ QUATRO TIPOS DE APOSTO: APOSTO ESPECIFICADOR: Serve para especificar ou individualizar um termo de sentido genérico. Geralmente é um nome próprio (pessoa ou lugar) e não aparece entre vírgulas. Exemplos: Visitei a cidade de SÃO PAULO.
APOSTO EXPLICATIVO: É usado para explicar ou esclarecer um termo da oração anterior. O aposto explicativo sempre vem isolado na frase, podendo aparecer entre sinais de pontuação como vírgulas, parênteses ou travessões. Exemplos: Priscila, ESTUDANTE MUITO DEDICADA, conseguiu notas altas nas provas.
APOSTO RESUMIDOR Serve para resumir os termos anteriores em apenas uma palavra. Geralmente é expresso por um pronome indefinido. Exemplos: Nem distância, nem tempo, nem discussões, NADA separa aquela dupla de amigos.
APOSTO ENUMERADOR: Enumera os elementos constituintes de um termo da oração. Exemplo: Carla já viajou por vários países: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México e Peru.
Show full summary Hide full summary

Similar

Predicado
Laryssa Valencise
Adjunto adnominal
Laryssa Valencise
Adjunto adverbial
Laryssa Valencise
ORAÇÃO
Bruna Soares
Objeto direto
Laryssa Valencise
Análise Sintática
michelle Oliveira
análise sintática, morfológica objeto direto indireto, verbo transitivo direto e indireto
ANA REIS ANA
Análise Sintática 1
Glaucia Regina
Língua Portuguesa 1
Profa. Jordana Romero
♦ TERMOS LIGADO AO NOME
Lucila Carvalho