AULA 01

Description

AULA 01 - PCAL - Relações de coordenação e subordinação entre termos da oração. Emprego dos sinais de pontuação.
Laíse Rocha
Flashcards by Laíse Rocha, updated more than 1 year ago
Laíse Rocha
Created by Laíse Rocha almost 5 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
1. O QUE É PREDICATIVO ? É o termo que conferece ao sujeito ou ao objeto uma QUALIDADE, uma CARACTERÍSTICA por meio de um verbo, funciona como núcleo nominal do predicado.
1.1 - Quais são as classes gramaticais do núcleo do predicativo ? a) Adjetivo ou locução adjetiva b) Substantivo ou palavra substantivada c) Pronome Substantivo d) Numeral. Todas as classes gramaticais – exceto artigo, preposição, conjunção e interjeição – podem exercer a função de predicativo.
1.2 - O que é predicativo do sujeito ? É o elemento do predicado que se refere ao sujeito, completando o verbo de ligação. Aparece no predicado nominal e no verbo-nominal. No predicado nominal, o predicativo refere-se ao sujeito por meio de um verbo de ligação enquanto que no predicado verbo–nominal o verbo é intransitivo ou transitivo.
1.3 - O que é predicativo do objeto ? É o elemento do predicado que se refere ao objeto. Só aparece no predicado verbo-nominal e indica uma característica que se atribui ao objeto. Pode vir precedido de preposição. Ocorre, geralmente, com VTD que exigem uma qualidade para o objeto
2. O QUE É COMPLEMENTO NOMINAL ? É o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).
2.1 - Quais são as classes gramaticais do núcleo do Complemento Nominal ? Substantivo, pronome, numeral, oração subordinada substantiva completiva nominal.
2.2 - QUAL É A DIFERENÇA DE ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL ? COMPLEMENTO NOMINAL tem a função de completar um nome, vêm sempre seguidos de preposição. ADJUNTO ADNOMINAL caracteriza um substantivo, é um termo acessório da oração. Se tiver SENTIDO PASSIVO é complemento nominal, SENTIDO ATIVO é adjunto adnominal. A única construção que pode criar dúvida na distinção entre complemento nominal e adjunto adnominal é: substantivo abstrato + preposição de + substantivo.
3. O QUE É AGENTE DA PASSIVA ? É o termo que PRATICA A AÇÃO expressa pelo VERBO quando ESTE se apresenta na voz passiva, vem sempre depois de preposição, pode muitas vezes ser omitido.
3.1 Como é composta a voz passiva ? A voz passiva é formada por sujeito paciente + verbo auxiliar + verbo principal no particípio + agente da passiva
3.2 Quais são as classes gramaticais do núcleo do agente da passiva Substantivos ou pronomes
4. O QUE É APOSTO ? É o termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração, geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado por: vírgula, dois pontos, parênteses ou travessão.
4.1 - Quais e quantos são os tipos de apostos ? 1. Explicativo 2. Distributivo 3. Enumerativo 4. Comparativo 5. Resumidor ou recapitulativo 6. Especificativo 7. Aposto de oração
4.2 - O que é aposto distributivo ? Retoma as explicações sobre os termos, de maneira separada na oração: Vitória e Luís foram os vencedores, AQUELA na corrida e ESTE no atletismo. Adoro João e Maria,UM exemplo de calma e a OUTRA, de agitação.
4.3 - O que é aposto Resumidor ou recapitulativo ? Resume os termos anteriores do enunciado: Saúde, educação e acesso à cultura, TUDO ISSO são prioridades para a melhoria de um país. Paz e sossego, ESSES são os meus desejos para as férias.
4.4 - O que é aposto Especificativo ? Especifica um termo da oração: A aluna JOANA continua se nos surpreender. A avenida PAULISTA é lindíssima.
5. O que é predicado ? É aquilo que se declara a respeito do sujeito. É obrigatória a presença de um verbo ou locução verbal
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza