Doença de Chagas

Description

Parasitologia (1 NPC) Flashcards on Doença de Chagas, created by Alina Pinheiro on 05/08/2019.
Alina Pinheiro
Flashcards by Alina Pinheiro, updated more than 1 year ago
Alina Pinheiro
Created by Alina Pinheiro over 4 years ago
53
2

Resource summary

Question Answer
Qual o agente etiológico da doença de Chagas? Trypanossoma cruzi.
Quanto ao ciclo, qual o ciclo desenvolvido pelo Trypanossoma? Caso seja heteroxênico, quantos hospedeiros a doença possui? 1- Heteroxênico; 2- Dois hospedeiros: vertebrado e invertebrado.
Qual a forma infectante do agente etiológico da doença de Chagas para o hospedeiro vertebrado? Tripomastigota metacíclica. OBS: essa forma é tripomastigota, mas não sei se é o metacíclico.
A doença possui vetor? Se sim, qual? Sim, hemípteros triatomíneos dos gêneros TRiatoma, Rhodnius e Panstrongylus (barbeiro, chupança).
Quais os hospedeiros adotados pelo Trypanossoma? 1- Vertebrado – homem (tatus e marsupiais no ciclo silvestre); 2- Invertebrado – hemípteros triatomíneos.
Descreva como ocorre a transmissão clássica da Doença de Chagas ao homem. Através da penetração na pele ou mucosas das tripomastigotas metacíclicas liberadas nos dejetos dos triatomíneos no momento do repasto sanguíneo.
Cite – fora o mecanismo clássico – pelo menos três outros mecanismos de transmissão da Doença de Chagas. Transfusão sanguínea; Transplantes; Transmissão congênita; Transmissão oral; Acidentes de laboratório; MAIS RAROS: transmissão sexual, aleitamento materno.
Qual o nome do sinal patognomônico da Doença de Chagas aguda após a entrada do tripanossoma pela conjuntiva? Sinal de Romaña.
Nome da lesão dermatológica que pode aparecer em decorrência da penetração do tripanossoma na pele do hospedeiro Chagoma de inoculação.
Quanto à patogenia, a Doença de Chagas tem duas fases, uma (1) e uma (2). Na fase (1), a doença pode ser (3) ou (4), sendo a forma (4) a mais frequente. Todas essas fases estão relacionadas ao (5) 1- Aguda; 2- Crônica; 3- Sintomática; 4- Assintomática; 5- Estado imunológico do hospedeiro.
Quais as manifestações gerais da forma aguda da Doença de Chagas? Febre de intensidade variável, edema, poliadenia, hepatomegalia, esplenomegalia e, às vezes, perturbações cardíacas e neurológicas.
Quais as complicações clássicas da fase aguda da Doença de Chagas que podem levar o paciente ao óbito? Meningocefaliete aguda, miocardite difusa aguda.
A fase crônica pode ser dividida em (1) e (2), sendo que, na forma (1) o exame (parasitológico/imunológico) pode ser inconclusivo, mas o exame (parasitológico/imunológico) sempre será positivo. 1- Assintomática ou indeterminada 2- Sintomática 3- Parasitológico; 4- Imunológico.
A fase crônica sintomática da Doença de Chagas pode ter manifestações em alguns sítios anatômicos, os principais são: 1- Cardíaco; 2- TGI; 3- Misto (envolve também sistema nervoso).
O acometimento cardíaco na forma crônica sintomática da Doença de Chagas é caracterizado por: 1- Perturbações na formação de estímulos (arritmias, extrassístoles) e na propagação dos estímulos (BAV, BRD, HBAE); 2- ICC em decorrência das eficiências na contração cardíaca (veja os sinais clínicos da ICC); 3- Cardiomegalia intensa.
O acometimento do TGI na forma crônica sintomática da Doença de Chagas é caracterizado por: 1- Megaesôfago e megacólon (veja os sinais e sintomas clínicos do megaesôfago e megacólon); 2- Incoordenação motora (aperistalse e dicinesia).
Qual o diagnóstico clínico da Doença de Chagas? É necessário unir dados da anamnese e história clínica(considerar epidemiologia) com os sinais clínicos da doença (sinal da Romaña, Chagoma de inoculação) e outros sinais e sintomas inespecíficos, mas que podem alertar apara a doença (febre irregular, adenopatia localizada ou generalizada, hepatoesplenomegalia, sinais de ICC, Alterações digestivas, etc...).
Como se da o diagnóstico laboratorial da Doença de Chagas? 1- Demonstração do parasito em testes sanguíneos – preferencial na fase aguda; 2- Métodos imunológicos (atenção para reações cruzadas com a Leishmania – preferencial na fase crônica).
Quais as drogas utilizadas no tratamento da Doença de Chagas? Atualmente se usa apenas o Benzonidazol.
Quais as limitações do uso de drogas no tratamento da Doença de Chagas? As drogas têm ação apenas contra as formas sanguíneas dos parasitos, portanto o tratamento só é indicado na fase aguda da doença. Na fase crônica o tratamento é meramente sintomático.
Quais as medidas de profilaxia para a Doença de Chagas? 1- Melhoria das habitações; 2- Controle sob a doação de sangue; 3- Higienização correta dos alimentos (transmissão oral); 4- Combate ao vetor com uso de inseticidas; 5- Controle da transmissão congênita; 6- Construção de casas longe de áreas silvestres.
Show full summary Hide full summary

Similar

Parasitología, microbiología e inmunidad
Monserrat Ramirez
Parasitologia
Nathália Souza
2. Preparación de material para recolección de muestras
Claudia Mora Sepúlveda
Filariose Linfática
luis eduardo6733
Teníase e cisticercose
luis eduardo6733
Esquistossomose
luis eduardo6733
5. Protozoos intestinales
Claudia Mora Sepúlveda
Parasitología: Terminos habituales
Andrés Espinosa
Connected Educators
Remind
TEORIAS CONTEMPORANEAS
karen lorena miranda rojas