Atividade complementar 02

Description

Engenharia Flashcards on Atividade complementar 02, created by THAUANE PIRES DE ASSIS on 09/08/2019.
THAUANE PIRES DE ASSIS
Flashcards by THAUANE PIRES DE ASSIS, updated more than 1 year ago
THAUANE PIRES DE ASSIS
Created by THAUANE PIRES DE ASSIS over 4 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
População qualquer conjunto, não necessariamente de pessoas, que constituem todo o universo de informações de que se necessita. Ex: Uma agência bancária
Amostra conjunto de dados coletados e/ou selecionados de uma população estatística por um procedimento definido. Ex: Pessoas que possuem contas nesta agência
Censo conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de uma cidade, um estado ou uma nação. Ex: Levantamento de todos os dados da população.
Parâmetro dado que é considerado necessário para analisar ou valorizar uma situação. Ex: (clientes do sexo feminino)
Estatística parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população.
Estimativa Avaliação sobre alguém ou sobre alguma circunstância, baseando-se nas evidências ou nos fatos disponíveis.
Aleatoriedade quebra de ordem, propósito, causa, ou previsibilidade. Ex: ao jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja viciada
Probabilidade As probabilidades têm a função mostrar a chance de ocorrência de um evento. Ex: no lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 igualmente prováveis, portanto, P = 3/6= 1/2 = 50%.
Variáveis qualitativas nominais as variáveis qualitativas nominais são aquelas que atribuem qualidade mas que não é possível fazer uma ordenação. Não existe ordenação dentre as categorias. Ex: matéria do colégio que mais gostava: Matemática, Física, Biologia, História; sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
Variáveis qualitativas ordinais As variáveis qualitativas ordinais são aquelas que atribuem qualidades de modo que possam ser ordenadas de maneira hierárquica. Existe uma ordenação entre as categorias. Ex: o grau de escolaridade: analfabeto, 1° grau incompleto, 1° grau completo, 2° grau incompleto e assim por diante.
Variáveis quantitativas discretas características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Ex: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
Variáveis quantitativas contínuas características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Ex: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Pesquisa Primária Pesquisa primária, às vezes chamada de “pesquisa de campo”, é a coleta e análise de informações e dados que ainda não estão disponíveis. Isso gera seus próprios conjuntos de dados e informações, e a metodologia de pesquisa pode ser adaptada para atender aos seus objetivos específicos. Os resultados fornecem à empresa informações novas e estratégicas. Ex: Entrevistas, visitações aos pontos de venda, surveys, grupos de foco, questionários e experimentos. Pode ser quantitativa e qualitativa.
Pesquisa Secundária Pesquisa secundária, ou “pesquisa documental”, é a síntese de informações e dados que já foram coletados por outras fontes. Esse tipo de informação pode ser útil para muitos assuntos, fornecendo uma visão geral de um mercado e indicando as tendências de consumo. No entanto, muitas vezes não é detalhada, específica ou recente o suficiente para responder a questões comuns do mundo de negócios. É aí que a pesquisa primária entra em cena. Ex: Revistas, livros, dados de importação e exportação, dados de produção, estatísticas e censos governamentais
Amostragem escolha e seleção de membros de uma população ou de um universo estatístico que possam constituir uma amostra.
Técnica de Amostragem Aleatória Simples Cada subconjunto da população com o mesmo N° de elementos tem a mesma chance de ser incluído na amostra. EX: Sorteio
Técnica de Amostragem Sistemática consiste em escolher um indivíduo inicialmente de forma aleatória entre a população e, posteriormente, selecionar para amostra cada enésimo indivíduo disponível no marco amostral.EX: o marco amostral é 5000 indivíduos e desejamos obter uma amostra com 100 deles. dividimos o marco amostral em 100 fragmentos de 50 indivíduos Selecionamos um número aleatório entre 1 e 50. que é o número 24, a partir deste indivíduo, está definida como será extraída a amostra 24, 74, 124, 174, …, 4.974.
Técnica de Amostragem Estratificada A população é dividida em camadas ou em estratos, e por meio de uma amostragem em cada camada separadamente. EX: queremos estudar a % da população fumante no México e estipulamos que a idade pode ser um bom critério para a estratificação (ou seja, existem diferenças significativas de fumantes de acordo com a idade). Definimos três camadas: menores de 20 anos, 20 a 44 e superiores a 44 anos.
Técnica de Amostragem Conglomerado usada quando a população pode ser dividida em subpopulações.EX: pessoas sem casa e que vivem em abrigos, o pesquisador vai selecionar um aleatoriamente e esse abrigo será a amostra.
Amostragem Probabilística técnicas de amostragem em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento tem igual probabilidade de ser sorteado para amostra. EX: Eleição
Amostragem Não - Probabilística A seleção de elementos é de forma não aleatória. A escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo. EX: Quando de um estudo sobre automóveis, o pesquisador procura apenas oficinas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Engenharia
robson kuskowski
Introdução a Engenharia
ismael-airoso
Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
Nathan Kaiser
ENGENHARIA CIVIL
Nayara Gil
Planejamento e Engenharia
Rodrigo Luiz
Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
luizmax10
Engenharia Econômica
Lucas Danilo
Perícia na Engenharia Civil
joaoneto alves
Produto de TI para Empresa de Engenharia
andreylopes
Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
ingridlopes
Física moderna
GoConqr suporte .