Metodologia da Pesquisa - Apostila Pós

Description

Flashcards on Metodologia da Pesquisa - Apostila Pós , created by Virlania Brito on 23/08/2019.
Virlania Brito
Flashcards by Virlania Brito, updated more than 1 year ago
Virlania Brito
Created by Virlania Brito over 4 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
SOBRE CONHECIMENTO: “uma teoria é uma explicação sistemática dos fenômenos observados e das leis relativas a eles. Uma teoria se expressa pelos enunciados das relações que existem entre conceitos.” Contandriopoulos (1999, p. 29)
São divididos em quatro categorias os tipos de conhecimento e de busca do sentido das coisas: - Conhecimento popular - Conhecimento filosófico - Conhecimento religioso - Conhecimento científico
SOBRE CONHECIMENTO FILOSÓFICO a filosofia “tem a finalidade de compreender a realidade e fornecer conteúdos reflexivos e lógicos de mudança e transformação dessa realidade. A filosofia cumpre a tarefa de elaborar pressupostos e princípios norteadores das ações humanas”. Barros e Lehfeld (2007, p. 42)
SOBRE CONHECIMENTO RELIGIOSO No entanto, o conhecimento religioso se analisa, se interpreta e se explica. (BARROS E LEHFELD, 2007)
Define o conhecimento científico como “o aperfeiçoamento do conhecimento comum e ordinário obtido por meio de um procedimento metódico, o qual mobiliza explicações rigorosas e ou plausíveis sobre o que se afirma sobre um objeto da realidade”. Galliano (1979, p. 21)
SOBRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO “conhecimento novo não provém de mera soma. Vem da derrubada sistemática e, por vezes, impiedosa. Porquanto, seu método fundamental é o questionamento sistemático”. Demo (2000, p. 74)
SOBRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO afirmam que é do conhecimento científico que a ciência se constitui e resumem em seis tópicos suas principais características Barros e Lehfeld (2007, p. 46): - O conhecimento científico surgiu a partir das preocupações humanas cotidianas, e esse procedimento é consequência do bom senso organizado e sistemático. - O conhecimento científico transcende o imediatamente vivido e observado, buscando a formulação de paradigmas. - O conhecimento científico, além de ater-se aos fatos, é analítico, comunicável, verificável, organizado e sistemático – é também explicativo, constrói e aplica teorias. - O conhecimento científico, considerado um conhecimento superior, exige a utilização de métodos, processos, técnicas especiais para a análise, compreensão e intervenção na realidade. - A abstração e a prática devem ser dominadas por quem pretende trabalhar cientificamente.
INDUÇÃO “indução é “um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade gerada ou universal e não contida nas partes examinadas.” Barros e Lehfeld (2007, p.76)
INDUÇÃO apontam duas formas de indução, chamadas de indução formal ou completa e indução incompleta ou científica Barros e Lehfeld (2007, p.76-77)
DEDUÇÃO Salomon (1994, p. 47), algumas características básicas distinguem os argumentos dedutivos dos indutivos: Dedutivos - Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. - Toda a informação do conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas.
DEDUÇÃO Salomon (1994, p. 47), algumas características básicas distinguem os argumentos dedutivos dos indutivos: Indutivos - Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente verdadeira. - A conclusão encerra informações que não estava implicitamente nas premissas.
DEDUÇÃO Ambos os tipos de argumentação têm finalidades específicas. Enquanto o dedutivo tem a finalidade de explicitar o conteúdo das premissas, o indutivo tem a finalidade de ampliar o alcance dos conhecimentos. (BARROS & LEHFELD, 2007)
CIÊNCIA afirmava que “a natureza não se vence senão quando se lhe obedece”. Francis Bacon (1561-1626)
RESENHA na resenha acadêmica crítica, descrevem-se minuciosamente os fatos, analisando-os, estabelecendo comparações e emitindo juízos de valor. Já na resenha informativa, resume-se clara e sucintamente um texto, não há a opinião do autor. Ramos (2009)
MÉTODO CIENTÍFICO 1) Problema 2) Hipótese 3) Experimentação 4) Conclusão 5) Se necessário, nova hipótese
DEFINIÇÃO DE PESQUISA ‘pesquisar’ significa realizar empreendimentos para descobrir ou conhecer algo. (Barros e Lehfeld, 2007)
DEFINIÇÃO DE PESQUISA - O termo “realidade” se refere a tudo que existe em oposição ao que é mera possibilidade, ilusão, imaginação e mera idealização. “Empírico” refere-se à experiência. Chama-se de “realidade empírica” tudo que existe e pode ser conhecido com a experiência. Por sua vez, “experiência” é o conhecimento que nos é transmitido pelos sentidos e pela consciência. [...] A realidade empírica se revela a nós por meio de fatos. Rúdio (1998, p. 9-10)
O PROBLEMA o problema indica os possíveis caminhos e requer as competências do investigador com o uso da imaginação criativa e domínio do conhecimento para elucidá-lo. Köche (1997)
Show full summary Hide full summary

Similar

Aula 01 - A pesquisa e o conhecimento científico
Braulio Torres
Metodologia da Pesquisa - Estácio de Sá
Educadores Cedesp
Atividade de Revisão - Metodologia da Pesquisa
Eliana de Jesus Lopes
ANÁLISE QUANTITATIVA DE DADOS
carla Andre
ANSIEDADE1234567899
leticia borba
Formação de Professores
Joely Oliveira Rocha
Layout de Trabalhos
Alex Rocha
QUIZ GRUPO 13 - 4° PERÍODO
Roberta Soares
Tipos de Pesquisa
Diogo Gioivanni
Pesquisa na prática
Diogo Gioivanni
Pesquisa
Nathalia Resende