Fundamentos da Psicologia

Description

FlashCards sobre Fundamentos da Psicologia, criado por Luciene Gomes Melo em 12-09-2019.
Luciene Gomes Melo
Flashcards by Luciene Gomes Melo, updated more than 1 year ago
Luciene Gomes Melo
Created by Luciene Gomes Melo over 4 years ago
486
0

Resource summary

Question Answer
A ORIGEM DA PSICOLOGIA A Psicologia se originou da Filosofia. O termo psicologia é de origem grega, composto por psykhe, que significa alma, e logos, que quer dizer estudo. O Inatismo, o Empirismo e o Construtivismo constituíram as bases de um determinado campo da Filosofia que tem como objetivo investigar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento humano. A Psicologia se baseou nesse campo para se desenvolver enquanto ciência e estudar o comportamento humano.
RAZÃO É uma palavra de origem latina (ratio) que significa pensar e falar ordenadamente e de modo compreensível para os outros. A Razão é um conceito central da Filosofia.
MITOS São histórias fantasiosas para explicar o universo, o nascimento do mundo, a origem de determinado fenômeno, ser vivo, acidente geográfico, instituição, costume social, etc. passadas de geração dentro de um grupo social.
FILOSOFIA O termo Filosofia vem do grego philos (que significa amor sob a forma de amizade) e sophia (que significa sabedoria). Filosofia quer dizer, então, "amor à sabedoria"
A Filosofia Ocidental A Filosofia Ocidental nasceu na Grécia Antiga e consiste em um conjunto de teorias que buscam explicar a realidade a partir da razão.
INATISMO OU RACIONALISMO O Inatismo foi uma das correntes filosóficas que defendeu a razão como inata, isto é, uma aptidão que temos desde o nascimento. Para essa corrente, já trazemos ao nascer nossa capacidade intelectual, princípios racionais e estruturas fundamentais do conhecimento.
EMPIRISMO O Empirismo ou conhecimento empírico quer dizer "conhecimento através da experiência". Filósofos empiristas consideravam que o homem nasce sem o conhecimento, assim como um papel em branco, e necessita adquiri-lo por meio da experiência e do hábito.
CONSTRUTIVISMO O Construtivismo defende a existência de interação do homem com o meio, e que é a partir dessa interação, que o conhecimento é estabelecido. De acordo com o Filósofo Immanuel Kant, a razão é uma estrutura vazia que todos os seres humanos possuem desde que nascem. Os conteúdos dessa estrutura são adquiridos por meio da experiência e são aprendidos por meio da razão, pois é essa que dá forma ao conhecimento racional.
PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA A Psicologia é uma ciência fundamentada pelas bases da Filosofia e se constituiu como ciência a partir de experimentos específicos, com métodos e técnicas próprias. A partir de seus avanços históricos, a Psicologia se tornou uma ciência que investiga o comportamento humano em sua totalidade.
PSICOLOGIA SOCIAL A Psicologia Social é uma das áreas da Psicologia que busca compreender a constituição do homem social, estudando o contexto grupal a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227