Dificuldades da língua

Description

Termos mais comuns que podem causar dúvida na hora da redação Fonte: http://geniodoenem.com.br/
Rosana Mayer
Flashcards by Rosana Mayer, updated more than 1 year ago
Rosana Mayer
Created by Rosana Mayer over 4 years ago
95
0

Resource summary

Question Answer
A fim ou afim? Afim = Você deverá escrever afim, quando quiser dizer semelhante. Exemplo: “O gosto dela era afim ao da turma”. A fim = Escreva a fim (de), quando quiser indicar finalidade. Exemplos: “Veio a fim de conhecer os parentes” “Pensemos bastante, a fim de que respondamos certo”
Ao encontro de ou de encontro a? Ao encontro de – quer dizer favorável a, para junto de. : “Isso vem ao encontro do desejo da turma” “Vamos ao encontro dos colegas” De encontro a – quer dizer contra.. “Um carro foi de encontro a outro” “Esta medida desagradou aos funcionários, porque veio de encontro às suas aspirações”
Há ou A? Quando você se refere a um determinado espaço de tempo, poderá escrever há ou a, nas seguintes situações: Há – quando o espaço de tempo já tiver decorrido e puder ser substituído por faz.. “Ela saiu há dez minutos” (= ela saiu faz 10 minutos) A – quando o espaço de tempo ainda não transcorreu, ou, se transcorreu, não puder ser substituído por faz. : “Ela voltará daqui a dez minutos” “Estamos a quase dois mil anos do nascimento de Cristo”
Para eu ou para mim? Usa-se para eu, quando o eu é sujeito (geralmente seguido de um infinitivo). Exemplos: “Empresta-me este livro para eu ler” Usa-se para mim, quando, após essa expressão, não existir verbo (ou, em estando ali o verbo, o pronome não for o seu sujeito). Exemplos: “Empresta este livro para mim” Lembre-se: MIM nunca faz nada, portanto, MIM não pode ser sujeito.
Enfim ou em fim? As expressões enfim (= finalmente) e em fim (= no final) não devem ser confundidas: enfim escreve-se junto, com N e em fim constitui-se de dois termos, a preposição em + o substantivo fim. Exemplos: “Enfim sós, graças a Deus” “Estes professores estão em fim de carreira: sua aposentadoria está prevista para breve”
Se não ou senão? Usamos "Senão" em frases que indicam: - do contrário / de outro modo. Por exemplo: Fala, senão ficarás de castigo.
A princípio ou em princípio? A expressão a princípio significa no começo, inicialmente. Exemplo: “A princípio, eles foram muito felizes” A expressão em princípio significa em tese. Exemplo: “Em princípio, o preço solicitado parece-nos justo”
Haja vista ou haja visto? A expressão haja vista, que significa veja-se a propósito, tem, como segundo elemento, a palavra vista (neste caso, sempre invariável). É, pois, incorreto o emprego de haja visto. O verbo haja, porém, pode pluralizar: hajam vista. Exemplo: “O trânsito nas estradas tem estado caótico: haja vista o trágico acidente de ontem (hajam vista os trágicos acidentes)”
Show full summary Hide full summary

Similar

Tipos textuais
brunolorenzatto
Tipos de Textos
Larissa Borela
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
Alice Sousa
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
10 Dicas para a Redação do ENEM
Alessandra S.