GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS - Professor Gennaro

Description

Conhecer os fundamentos básicos do gerenciamento de processos. A disciplina Gestão da Qualidade visa desenvolver no aluno competências para o conhecimento das técnicas e ferramentas aplicáveis num sistema de gestão e habilidades para auxiliar no gerenciamento da qualidade de uma industria.
GENNARO DANIELE
Flashcards by GENNARO DANIELE, updated more than 1 year ago
GENNARO DANIELE
Created by GENNARO DANIELE over 4 years ago
16
0

Resource summary

Question Answer
QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E CLIENTE Estas três palavras, como se relacionam ? Quanto melhor for a QUALIDADE, teremos maior PRODUTIVIDADE, menores custo para alcançar a competitividade, agregando-lhes maior valor para atender às necessidades do CLIENTE.
Ter mente o conceito de Eficácia e Eficiência EFICÁCIA Alcançar, cumprir, executar, operar, levar a cabo os objetivos;é o poder de causar determinado efeito EFICIÊNCIA É a capacidade de se obter a maior produção de bens com o menos custo possível. É a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios de tempo, dinheiro ou energia. .
Histórico A procura de modelos ideais para a gestão administrativa da produção tem feito surgir muitas e variadas alternativas para ajustar e tornar satisfatórias as relações do homem com boa parte de sua rotina diária representada pelo trabalho
Organização da produção O homem realizava tarefas específicas e se dava pouca importância para a compreensão que o trabalhador pudesse ter de todo o universo que estava a sua volta.
Modelos tradicionais Foram criados sistemas de produção, conduzidos de forma individual, focados apenas na relação do empregado com a tarefa de sua responsabilidade.
Qual era a repercussão do trabalhador no processo produtivo e no produto final ? O trabalhador não conhecia a repercussão de seu trabalho no processo produtivo nem o reflexo de sua ação no produto final.
Como era designada as tarefas aos trabalhadores ? A cada um era designada apenas uma tarefa especializada, desenvolvida de modo repetitivo. Esse procedimento permitia ao trabalhador apenas uma visão parcial do processo global de produção.
Estruturas formais das empresas Autoridade pessoal das chefias, estas sim com maior domínio e compreensão da organização da produção.
O que passou a significar as estruturas formais das empresas ? passou a significar PODER. E esse poder passou a reger as relações no processo produtivo, tornando cada vez mais rígidas as relações entre as pessoas e mais impositivas as formas de trabalhar.
O que tornou-se a forma estrutural de divisão de trabalho ? Um mecanismo gerador de FEUDOS.
Qual o efeito desses FEUDOS nas empresas ? Nas tomadas de decisões importantes para a empresa ou análises mais complexas que implicassem cruzar linhas funcionais passaram a ser um exercício muito arriscado e frequentemente evitado.
Qual a solução para esses conflitos gerados? Pode ser encontrada com a aplicação de modelos mais articulados de gestão, que possibilitem uma intensa participação dos funcionários com ações e ideias no desenvolvimento do trabalho.
Kaizen Seu significado é melhoria contínua ou mudar sempre para melhor
O conceito do KAIZEN Independente de cargo ou titulo, todos deveriam admitir com sinceridade qualquer erro cometido, ou falhas que existam em seu trabalho e tentar fazer melhor na próxima vez.
Qual o grande valor do kAIZEN ? O poder de gerar um ambiente de comprometimento com as metas proposta de melhoria contínua criando um forte clima motivacional em realizar os trabalhos, valorizando o esforço da equipe, todos em prol do mesmo objetivo.
Show full summary Hide full summary

Similar

BPM CBOK Áreas de Conhecimento
Rodrigo de Lima Silveira
BPM CBOK - Introdução
Rodrigo de Lima Silveira
Capítulo 3 Modelagem de Processos
Rodrigo de Lima Silveira
Capítulo 5 Desenho de Processos
Rodrigo de Lima Silveira
Capítulo 2 Gerenciamento de Processos de Negócios
Rodrigo de Lima Silveira
Capítulo 4 Análise de Processos
Rodrigo de Lima Silveira
BPM CBOK - Propósito
Rodrigo de Lima Silveira
Global History Regents Review Notes (Europe)
Jen Molte
An Gnáthrud
xlauramartinx
Psychology 115 Final Exam Review
HighBounce
AQA Biology B2 Unit 2.1 - Cells Tissues and Organs
BeccaElaine