Glossário de Biologia Geral

Description

Glossário de Biologia. Vocabulários para ENEM e Vestibular.
Échelem Machado
Flashcards by Échelem Machado, updated more than 1 year ago More Less
Alessandra S.
Created by Alessandra S. about 10 years ago
Échelem Machado
Copied by Échelem Machado almost 4 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Aberração cromossômica Genericamente, qualquer alteração estrutural ou numérica de cromossomos na célula. Ver também síndromes (Down, Klinefelter, Turner, etc.).
Ácido Nucleico Macromolécula presente nas células de todos os seres vivos; está relacionada com a hereditariedade (ver DNA e RNA).sômos cujo centrômero se desloca visivelmente do centro. (ver centrômero).
Actina Proteína relacionada com o movimento celular. Presente em grande quantidade na musculatura. Ver miosina.
Aeróbico Ser ou organismo que vive, cresce ou metaboliza apenas em presença do oxigênio.
Alelo Que estão lado a lado. Diz-se gens alelos daqueles que estão na mesma posição, em cromossomos diferentes do par homólogo. Que ocupam o mesmo locus nos cromossomos homólogos.
Alevino Estágio embrionário dos peixes. Nota-se neste estágio um volumoso saco vitelínico na região ventral.
Anáfase Fase da divisão celular onde os cromossomos se separam dirigindo-se para os polos da célula.
Antígeno Diz-se de Qualquer substância ou partícula que, introduzida no corpo, provoca uma reação de defesa (imunitária), com produção de anticorpos.
Autótrofos seres vivos, como as plantas, que produzem seus próprios alimentos à custa de energia solar, do CO2 do ar e da água do solo. Palavra originada do grego autos = próprio + trophos = nutrir.
B6 Vitamina B6 ou piridoxina. Vitamina hidrossolúvel que evita a acrodinia. Principais fontes: Vegetais folhosos, cereais e leite.
B2 Vitamina B2 ou riboflavina. Vitamina hidrossolúvel que auxilia no crescimento. Principais fontes: Vegetais folhos, soja, leite e frutos.
B12 Vitamina B12. Vitamina hidrossolúvel que compreende as cobalaminas hidroxicobalamina que é antineurítica e a cianocobalamina que é antianêmica. Principais fontes: Carne fresca, fígado, e rins.
B1 Vitamina B1 ou tiamina. Vitamina hidrossolúvel que combate o beribéri. Principais fontes: cutícula do arroz, levedura de cerveja e vegetais verdes folhosos.
Bentos conjunto de seres vivos que vivem restritos ao fundo de rios, lagos, lagos ou oceanos
Biota conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecológico, em estreita correspondência com as características físicas, químicas e biológicas deste ambiente.
Cálice Conjunto de sépalas da flor das angiospermas. Normalmente é de cor verde e está associado a proteção das estruturas florais.
Caroteno Pigmento amarelo ou alaranjado existente em plantas e em algumas algas; convertido a vitamina A no fígado dos vertebrados.
Chorume Resíduo líquido proveniente de resíduos sólidos (lixo), particularmente quando dispostos no solo, como por exemplo, nos aterros sanitários. Resulta principalmente de água de chuva que se infiltra e da decomposição biológica da parte orgânica dos resíduos sólidos. É altamente poluidor.
Cianossomas Estrutura celular característica das algas cianofícias que contém pigmentos como a ficocianina e a ficoeritrin
Cilliophora Ciliados; classe de protozoários cujos representantes se locomovem por meio de cílios.
Citóstoma Abertura presente na célula de certos tipos de protozoários por onde o alimento é ingerido.
Desoxirribose Açúcar com 5 átomos de carbono na molécula (pentose), componente da molécula de DNA.
Dinoflagelados Algas protistas conhecidas como pirrofícias. São conhecidas por provocarem um fenômeno denominado de maré vermelha.
Dicotiledônea (Do grego: kotyedon, cavidade em forma de taça) subclasse de angiospermas, nas quais há duas folhas de semente, ou cotilédones, além de outras características distintas.
Ecótipo raças de uma mesma espécie que diferem unicamente em alguns caracteres morfológicos e que se encontram adaptadas às condições locais.
Epífitas plantas que crescem agarradas a outras plantas, tais como as orquídeas, musgos, líquens, bromélias, etc.
Envoltório Nuclear Membrana nuclear ou carioteca. Envolve e protege o material nuclear da célula. É também responsável pelas trocas que o núcleo realiza com o citoplasma.
Envoltório Celular O mesmo que membrana citoplasmática ou plasmalema
Endocitose Entrada de substância em uma célula por transporte ativo
Euglena Espécie de alga do grupo das euglenófitas. A mais conhecida é a Eugleunia viridis que possui dois flagelos e é dotada de vacúolo contrátil.
Fagossomos Bolsa membranosa que contém a partícula capturada pelo processo de fagocitose.
Flagelo Estrutura filiforme presente na superfície celular, em geral mais longa que o cílio, cuja função é promover movimentos (para natação ou captura de alimento).
Fuso acromático Filamentos de proteínas formadas durante a divisão celular e que se ligam ao cinetócoro dos cromossômos duplicados a fim de promover sua separação.
Glicocálix Camada de polissacarídeos que reveste uma célula animal externamente.
Golgi Organela presente em células eucarióticas; consiste de vesículas, túbulos e sacos achatados. Funciona na coleção e na aglomeração de substâncias fabricadas pela célula.
Haplóide Célula que contém apenas um genoma. Simbolizada por (n).
Heredograma Arranjo dos pares cromossômicos distribuídos em ordem decrescente de tamanho.
Heterótrofos Organismo que, não sendo capaz de produzir seu próprio alimento, necessita obte-lo a partir de outro ser vivo.
Hidrólise Tipo de reação química em que ocorre quebra de ligações com a participação de moléculas de água.
Homeostase capacidade de adaptação que um ser vivo apresenta no intuito de manter o seu organismo equilibrado em relação às variações ambientais.
Leucócitos Glóbulo branco; a célula branca do sangue; há diversos tipos de leucócitos, entre os quais podem ser citados os neutrófilos e os linfócitos; sua função é a defesa do organismo (fagocitose e produção de anticorpos).
Lixiviação Processo pelo qual os elementos químicos do solo migram de forma passiva para as camadas mais profundas do solo, pela ação da água da chuva ou de irrigação, tornando-se indisponíveis para as plantas
Mitocôndria Organela citoplasmática das células eucariontes, responsável pela respiração celular. Também conhecida como condrioma.
Monossacarídeos Carboidrato de fórmula geral C n(H 2O) n, onde n varia de 3 a 7; a glicose, por exemplo, é um monossacarídeos
Meristema Tecido vegetal indiferenciado, do qual se originam novas células para a formação de outros tecidos.
Show full summary Hide full summary

Similar

2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Vírus
Alessandra S.
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Dicionário de Química
Alessandra S.
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.