PRONOMES

Description

TIPOS DE PRONOME
Isabela Cândido
Flashcards by Isabela Cândido, updated more than 1 year ago
Isabela Cândido
Created by Isabela Cândido about 4 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
PRONOMES O QUE É PRONOME: SÃO PALAVRAS USADAS PARA SUBSTITUIR SUBSTANTIVOS OU ADJETIVOS. ELES TEM A FUNÇÃO DE EVITAR REPETIÇÕES NAS FRASES.
TIPOS DE PRONOMES: PESSOAIS TRATAMENTO POSSESSIVOS DEMONSTRATIVOS INDEFINIDOS RELATIVOS PRONOMES PESSOAIS:são associados primariamente a uma pessoa gramatical em particular - primeira pessoa, segunda pessoa ou terceira pessoa. Os pronomes pessoais podem também assumir diferentes formas, dependendo de número gramatical, Gênero gramatical, caso gramatical, e formalidade.
PENSANDO NO PRONOME : O / A Dentro de uma frase temos que identificar quando o O / A se referem a um artigo ou a um pronome. Quando O / A acompanham um substantivo eles se tornam um artigo. Ex.: A Isabela é inteligente.
Quando o O/A substituem um substantivo eles mudam de função Quando eles tem a função de substantivo eles assumem as formas LO LA NO NA Quando os verbos terminam com R / S / Z, usamos LO / LA Exemplos: Você já comprou a blusa? Não, ainda vou comprá-la Quando os verbos terminam com M, usamos NO /NA Exemplos: Eles compraram a casa. Eles compraram-na em bom estado.
PRONOMES ME / TE São pronomes reflexivos, ou seja, a ação volta para ele mesmo. Exemplos: Eu me machuquei. Eu me amo.
PRONOMES SE, SI, CONSIGO São pronomes exclusivamente reflexivos. Exemplos: Ele ficou fora de si
PRONOMES NOS/VOS/SE Podem ser reflexivos recíprocos, pratica a ação um com o outro. Exemplo: Eles se cumprimentaram. Nós nos amamos.
PRONOMES EU/MIM O pronome EU geralmente funciona como sujeito. O pronome MIM sempre é um complemento e aparece depois de uma preposição. Exemplos: Eu sou importante. Você acredita em mim? ATENÇÃO: O pronome MIM não pratica ação.
Show full summary Hide full summary

Similar

Pronomes ( Revisão)
Rodrigo de Freit9506
Flashcard Clinica Médica
marcelargondim
Formas de tratamiento en español: Formal e Informal.
walescabraga
Diabetes
larissa marinho
Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS
Katye dos Passos Rodrigues
Pronome relativo
Couto
Diarreia Aguda
Tatiana Sá da Fonseca
CONCEITOS BÁSICOS DE MICROBIOLOGIA
adalberto cavalcante
CEJA VIRTUAL - ENCARE O DESAFIO - FASCÍCULO 6
Elisabete Anacleto
Japonês - Perguntas e Demonstrativos
Vinicius Uechi