HISTOLOGIA COMPLETO AB1

Description

Flashcards on HISTOLOGIA COMPLETO AB1, created by Igor Albuquerque on 18/04/2020.
Igor Albuquerque
Flashcards by Igor Albuquerque, updated more than 1 year ago
Igor Albuquerque
Created by Igor Albuquerque about 4 years ago
818
1

Resource summary

Question Answer
Identifique nas estruturas: ESTRIAS TRANSVERSAIS TECIDO PERINUCLEAR NÚCLEO DAS FIBRAS MUSCULARES ENDOMISÍO DISCO INTERCALAR FIBROBLASTO
Identifique nas estruturas: ENDOCÁRDIO MIOCÁRDIO PERICÁRDIO
Identifique as estrutura do sarcomêro. BANDA I DISCO Z BANDA H LINHA M BANDA A FILAMENTO FINO FILAMENTO GROSSO
O sarcômero é um dos componentes básicos do músculo estriado que permite a contração muscular. Sobre essa estrutura marque a alternativa correta: A) O disco Z é composto por proteínas estruturais que servem de ancoragem aos filamentos grossos. B) A banda I apresenta uma zona mais clara no seu centro, a banda H. C) O disco Z define o limite de um sarcômero e outro. D) A banda I é composta por filamentos grossos enquanto a banda A é composta por filamentos finos. E) A banda I é anisotrópica enquanto a banda A é isotrópica. C) O disco Z define o limite de um sarcômero e outro.
O músculo estriado cardíaco é o tipo de tecido muscular que forma a camada muscular do coração, conhecida por miocárdio. Sobre esse tecido assinale a alternativa INCORRETA: A) O músculo do coração é constituído por células alongadas e ramificadas. B) As fibras cardíacas são multinucleadas. C) As fibras cardíacas são circundadas por uma bainha de tecido conjuntivo. D) Uma exclusividade do músculo cardíaco é a presença de linhas transversais fortemente coradas chamadas de discos intercalares. E) Os discos intercalares permitem a contração sincronizada do tecido cardíaco e proporcionam maior adesão entre as células musculares cardíacas. B) As fibras cardíacas são multinucleadas.
Sobre o sistema de condução elétrica do coração assinale a alternativa INCORRETA: A) O coração apresenta um sistema próprio para gerar um estímulo rítmico que é espalhado por todo o miocárdio. B) As Fibras de Purkinje são encontradas na camada miocárdica. C) O sistema de condução elétrica do coração é constituído por dois nodos localizados no átrio (nodo sinoatrial e o nodo atrioventricular) e pelo feixe atrioventricular de His. D) As fibras de Purkinje são originadas do feixe atrioventricular. E) O nodo sinoatrial é uma massa de células musculares cardíacas especializadas. B) As Fibras de Purkinje são encontradas na camada miocárdica.
Identifique as túnicas: TÚNICA INTIMA TÚNICA MÉDIA TÚNICA ADVENTICIA
Identifique as seguintes estruturas: TÚNICA MÉDIA ENDOTÉLIO TÚNICA ADVENTICIA FOLHETO DA VÁLVULA
ARTÉRIA TÚNICA INTIMA TÚNICA MÉDIA LIMITANTE ELASTICA EXTERNA TÚNICA ADVENTICIA FIBRAS COLAGENAS FIBRAS ELÁSTICAS VEIA TÚNICA INTIMA TÚNICA MÉDIA TÚNICA ADVENTICIA CAPILAR VÊNULA ARTERÍOLA
ENDOTÉLIO LIMITANTE ELÁSTICA INTERNA FIBRAS ELÁSTICAS VÊNULA ARTERÍOLA VASA VASORUM TÚNICA INTIMA TÚNICA MÉDIA TÚNICA ADVENTICIA
Para fins didáticos, os vasos sanguíneos arteriais são classificados de acordo com o seu diâmetro em grandes artérias elásticas, artérias de diâmetro médio ou artérias musculares e arteríolas. Sobre essas estruturas, assinale a alternativa INCORRETA: A) Em comparação com as veias, qualquer artéria sempre apresentará túnica média mais espessa. B) As artérias musculares caracterizam-se pela predominância de células musculares na túnica média. C) Nas artérias elásticas há presença de muitas lâminas de elastina entre as células musculares da túnica média. D) Nas artérias musculares a lâmina limitante elástica interna é bastante visível. E) O vaso vasorum, estrutura responsável por irrigar o vaso, é encontrado na túnica íntima. E) O vaso vasorum, estrutura responsável por irrigar o vaso, é encontrado na túnica íntima.
As veias são vasos que garantem o retorno do sangue dos tecidos periféricos para o coração. Sobre essa estrutura assinale a alternativa correta: A) As válvulas consistem em dobras da túnica adventícia, em forma de meia-lua, que se projetam para o interior do lúmen do vaso. As válvulas consistem em dobras da túnica íntima. B) Nas veias, a túnica adventícia é a mais espessa e bem desenvolvida das túnicas. C) As veias apresentam túnica média mais desenvolvida que as artérias. D) As veias apresentam luz estreita e regular. E) As veias apresentam apenas 2 túnicas: média e adventícia. A)As válvulas consistem em dobras da túnica íntima. C)A túnica média das veias é menos desenvolvida; sua túnica mais desenvolvida é a adventícia. D)As veias apresentam luz ampla e irregular. E)As veias apresentam as 3 túnicas: intima, média e adventícia.
Qual o tipo de epitélio da cavidade respiratória? Epitélio Pseudoestratificado colunar ciliado.
Qual o tipo de epitélio da cavidade olfativa? Epitélio pseudoestratificado colunar.
Qual a característica da cavidade respiratória? Localizada posteriormente. Apresenta células caliciformes produtoras de mucinas, mucinogênio. A lâmina própria apresenta células linfoides, mastócitos, plasmócitos. Imunoglobulinas. Glândulas seromucosas. Ricamente vascularizada. Células basais, sustentação, células SNED(funções hormonais), células em escova(prurido e terminações nervosas)
Quais características do epitélio olfativo? Localizado anteriormente. Células de schawn que são mielinizadas, circunscritas por glândulas de bowman(odores, limpeza), são amielínicos, termos axônios e dendríticos. Células basais(indiferenciadas), sustentação, escova, microvilosidades. ----- lâmina própria.
Qual as funções da cavidade respiratória? Quais as subdivisões da lâmina própria? Qual a função das glândulas de bowman? Umidificação, filtração e aquecimento. . Exócrina e secretória . Limpeza e f. olfativos.
Qual a função das glândulas serosas? São responsáveis pela umidificação.
Quais as principais característica da epiglote?? Glândulas seromucosas na lâmina própria. cartilagem elástica na epiglote(pericôndrio). Presença de cartilagem elástica centralmente.
Caracterize a traqueia e suas 4 camadas? Mucosa: tecido conjuntivo fibroso e elástico. linfócito balte. epitélio. --- Submucosa: glandulas seromucosas e musculo liso. --- cartilaginosa: formato em "c", pericôndrio, musculo liso, fibras elástica. --- adventícia: musculo liso.
Quem compõe as vias aéreas inferiores? Traqueia, brôquios principais, lobares e segmentares. Bronquíolos, bronquíolos terminais e respiratórios. ductos e sacos alveolares alveolos
Diferencie os brônquios principais, lobares e segmentares. Extrapulmonar: epitélio respiratório e tecido conjuntivo frouxo Ramos maiores intrapulmonares: epitélio respiratório e músculo liso continuo Ramos menos intrapulmonares: tecido colunar ciliado simples + células produtores de muco(caliciformes) --- em todas os ramos a camada submucosa apresenta glândulas serosas , seromucosas, balte.
Qual a semelhança encontrada no bronquio extrapulmonar e ramos maiores intrapulmonares? Qual a característica dos ramos menores intrapulmonares? Apresenta cartilagem semelhante a da traqueia em forma de "c" -- Apresenta cartilagem hialina descontínua.
Qual a nomenclatura do tecido linfoide associado a mucosa e bronquios? Malte e Balte.
Qual os epitélios da parte digestória e da parte respiratória da epiglote? Quais os principais componentes e característica da epiglote? DIGESTÓRIA: epitélio pavimentoso estratificado sem queratina. RESPIRATÓRIA: epitélio pseudoestratificado colunar --- Epiglote: apresenta botões gustativos, cartilagem elástica, pericondrio.
Quais as camadas compõe a traqueia, brônquios e bronquíolos? Mucosa, submucosa, cartilaginosa e adventícia.
Qual a característica das camadas na traqueia? Mucosa: muitas células, tecido linfoide e balte. - submucosa: glândulas, musculo liso, adiposo, - cartilaginosa: formato de c - adventícia: musculo esquelético estriado
O músculo liso é responsável por realizar limite entre quais camadas? Mucosa e submucosa.
Como ocorre o processo inflamatório? Produção de citocinas, neutrófilos e macrófagos, formação da elastase, destruição da elastina, colabamento dos alvéolos e vasos sanguíneos e aumento do expessamento.
Em idosos o tecido cartilaginoso pode ser substituído por osso? sim
Exemplifique a mucosa dos bronquíolos. Ep. colunar simples ciliado Ep. cúbico simples e células da clara + tecido conjuntivo frouxo e músculo liso
Exemplifique os bronquíolos terminais: tecido conjuntivo frouxo colunar simples ciliado + celulas da clara musculo liso
Exemplifique o bronquíolo respiratório ep. cubico simples celulas da clara
Quais camadas não estão presente no b. terminais e respiratório? submucosa e cartilagínea
Qual a composição do epitélio dos bronquiolos? apresentam células da clara e ciliados, exceto, b.terminais e respiratórios que não tem cilios. Nos bronquiolos terminais e respiratorios prevalecem c. clara.
Qual a composição da barreira hemato-alveolar? sulfactante pneumocito 1 membrana basal do pneumocito e do endotélio endotélio capilar
O que são células de poeira? macrofagos
Temos aumento das fibras elásticas desde a traqueia até o alveolo. sim
Qual a mudança do epitélio da traqueia até o alveolo? ep. pseudoestratificado - ep. pavimentoso simples ----------- colunar simples cuboide simples ciliado cuboide simples pavimentoso
Existe nódulos linfoides na mucosa dos bronquíos? SIM. BALTE.
Característica dos bronquiolos? Não tem glandulas seromucosas por ausência da camada submucosa e não tem cartilagem por ausencia da camada cartilagínea. Não é importante de muco, não tem cílios. produção de células da clara.
Para que serve as células da clara? Redução da tensão superficial e semelhante a um sulfactante.
Qual a composição dos bronquíolos? Células em escova, sned(histamina), menos calibrosos, pregas, substancia da clara.
Qual a característica de um capilar contínuo? sem fenestras, passagem de ar, não passagem de água, sem diafragma.
Como é explicado a morfologia do linfócito maduro? Relaçao citoplasma/núcleo? Pequenos e médio linfócitos - grande relação núcleo e citoplasma grandes linfócitos - pequena relação núcleo e citoplasma
O que são órgãos linfoides primários? produção de células do sistema imunológico diferenciação e amadurecimento medula óssea e timo
o que são órgãos linfoides secundários? É responsável por indução de resposta imunológica, ativação de imunidade celular e humoral, destruição de células envelhecidas.(tonsilas e linfonodos)
Para que serve um linfonodo? Espécie de filtrador. Coleta da linfa e filtração antes de enviar conteúdo para artérias e veias. Linfócito B - ativação, proliferação, formado a partir de plasmócito e anticorpos. Linfócito T - Atuação de células citotóxicas
Estrutura geral de um linfonodo? Qual a principal diferença estrutural entre linfonodo e tonsilas? A principal diferença é que a tonsila não apresenta cápsula. O linfonodo é formado por cápsula, córtex, medula e hilo.
O que encontramos dentro dos cordões medulares? Macrófagos e linfócitos
Qual o percurso da linfa dentro do linfonodo? Vaso linfático aferente, seio subcapsular, subtrabecular, seios medulares, vaso linfático aferente, hilo.
Como que podemos localizar os linfócitos T e B no linfonodo? Linfócito T aparece difusamente no paracortex. O Linfócito B aparece através de nódulos ou folículos no cortex.
Quais as principais tonsilas segundo anel de Woldeyer? Faríngea(adenoide), palatina, lingual e amigdalas.
Caracterize o seio subcapsular: Espaços dilatados, revestidos por células reticulares através dos quais a linfa circula.
O cortex é composto por que tipo de tecido conjuntivo? denso não modelado
Caracterize a medula do linfonodo? Composto de seios linfáticos formadores de cordões medulares.
Caracterize o córtex: Formado por tecido conjuntivo frouxo no qual encontramos os nódulos ou folículos.
Caracterize o trabécula: Projeções que partes da capsula em direção a medula e é constituído de tecido conjuntivo denso.
O que compõe os nódulos localizados na cortex? Linfócitos b, macrofagos, celulas dendriticas e reticulares.
O que é o paracortex e o que encontramos nele? Localizado entre medula e córtex. Encontramos linfócitos T e HEV.
O que é o HILO? Local de passagem das veias e arterias.
Fale um pouco e caracterize as tonsilas: Apresenta nódulos linfáticos idênticos aos linfonodos. Temos criptas na lingual e palatina e pregas na faringea. O epitélio das tonsilas palatinas e linguais é estratificado não queratinizado e o da faringea é pseudoestratificado colunar ciliado.
Qual a diferença na coloração medular entre seios e cordões? Seios: medula clara Cordões: medula roxa
Qual a diferença entre um folículo linfoide primário e secundário: Folículo primário tem linfócitos na periferia. Folículo secundário tem um surgimento maior de plasmócito na parte central.
Característica do músculo estriado esquelético? Contração rápida, forte, descontínua e voluntária
Característica do músculo estriado cardíaco? Contração forte, rápida, contínua e involuntária
Característica músculo liso? Contração fraca, lenta e involuntária.
Quais os sinônimos para banda I e banda A? I - isotrópica A - Anisotrópica
Caracterize os discos intercalares: componente transversal com placas de adesão, caderinas e alfa-actina. Componente lateral com junções comunicantes(conexinas) e desmossomos
Camadas do coração: Endocardio, miocardio e pericardio. O pericardio é composto por tecido adiposo.
Qual a composição do miocardio? Cardiomiocitos e carga aesinofilica
Composição do epicardio: celulas adiposas, fibras nervosas, arterias e veias, mesotelio e tecido conectivo.
O que é o reticulo sarcoplasmático? distribuição de maneira irregular ao logo das miofibrilas. conexão com túbulos. metabolismo aerobico, com muitas mitocondrias. pouca quantidade de glicogenio.
Qual a função dos glânulos secretores no átrio esquerdo? Eliminação de hormônio natriurético, ação oposta a aldosterona. Temos uma maior eliminação de sais e água para redução da pressão arterial.
O que encontramos na camada endotelial do coração que repousa na camada subendotelia? Tecido conjuntivo frouxo, fibras elásticas e colágeno. Células musculares lisas.
O que encontramos abaixo da camada subendotelial? Camada subendocardica. Nela temos fibras de purkinge, veias, nervos.
Fale sobre o pericardio e seus folhetos. O pericardio é dividido em folheto visceral e parietal. o epicardio é o folheto visceral.
Qual a composição do esqueleto cardíaco? Trigono fibroso, ânulo fibroso e septo membranoso.
O que caracteriza a angina no peito? Obstrução da coronária e insuficiência de oxigênio para o miocardio.
Caracterização das artérias: Apresenta uma maior quantidade de músculo e material elástico em relação às veias. São pulsáteis.
Caracterize a artéria condutora ou de grande calibre: túnica íntima: lâmina limitante interna, endotelio e tecido endotelia, túnica intima e elastina. ---------- túnica média: musculo liso, elastina e tecido elástico corado de preto. --------- túnica adventicia: feixes nervosos, tecido linfoide e vaso vasorum.
A tunica íntima apresenta perquena permeabilidade? sim. tunica média irrigada por ela além dos vasovasorium.
Características das artérias distribuidoras? São responsáveis por delimitar o fluxo de sangue e ar e distribuir para todas as regiões do corpo. Apresenta maior quantidade de fibra muscular, músculo liso borrado, lâmina interna bifida, elastina concentrada nas lâminas.
Quais características determinam uma arteríola? Característica do capilar? Diminuição da túnica média, limitante interna e túnica íntima. - apenas um eritrócito ou hemácia.
Característica do sistema venoso pós-capilar. Não apresenta túnica média, apenas endotélio e pericitos.
O que é pericitos? camada adventícia é responsável pela regeneração após lesão. Presente em capilares e vênulas pós-capilares.
Qual a diferença da arteríola para a vênula? Presença da túnica média
Explique a luz de uma vênula? Irregular pela quase ausência de músculo.
Qual a característica de uma veia de médio calibre? Túnica adventícia tem músculo liso no sentido longitudinal. Quantidade de colágeno.
Qual a diferença entre os capilares contínuos, fenestrados e sinusoides? Sinusoides temos eritrócitos, macrofagos, microvilosidades e endoteliais. contínuos: tecido conjuntivo, nervoso, muscular, glandulas exócrinas, ausencia de fenestras.
Qual a principal diferença da veia de grande calibre para veia de médio calibre? Presença de musculo liso na túnica adventícia e corte longitudinal.
Qual a importância dos músculos em corte transversal nas veias de médio calibre? complacência
Onde encontramos maior quantidade de fibras colágenos tipo 1? Túnica adventicia
Quais as principais funções do endotélio? Qual a composição da túnica interna? troca gasosa, conversão de angiotensina 1 em 2, transformações de substancia compostas em inertes prostanglandinas, bradicinina, serotonina, lipolise de lipoproteinas. --- endotelio, lamina basal e lamina elastica interna.
Show full summary Hide full summary

Similar

SISTEMA MUSCULAR
Jennifer Santos
SISTEMA MUSCULAR
Jhenifer Caetano De Oliveira
Fundamentals in Chemistry
kate.siena
Gothic vocabulary
lizzie.lambrou
Geography Coastal Zones Flashcards
Zakiya Tabassum
TYPES OF DATA
Elliot O'Leary
20 Study Hacks To Improve Your Memory
jen.sch.ca
Roles of Education
Isobel Wagner
History GCSE AQA B: Modern World History - International Relations: Conflict and Peace in the 20th Century - Topic 2: Peacemaking 1918-19 and the League of Nations
mariannakeating
Science Revision - Year 10
Caitlin Kumala
2PR101 1.test - 1. část
Nikola Truong