Absolutismo_Mercantilismo

Description

por prof. Rafael
Rafael Oliveira Almeida
Flashcards by Rafael Oliveira Almeida, updated more than 1 year ago
Rafael Oliveira Almeida
Created by Rafael Oliveira Almeida almost 4 years ago
273
0

Resource summary

Question Answer
*Absolutismo = forma de governo em que o poder se centraliza na figura de reis ou rainhas = monarcas, por isso este sistema político denomina-se de absolutismo. Luís XIV, o rei Sol: "o Estado sou Eu". França
Então, a formação dos Estados Nacionais Absolutistas corresponde aos países modernos que surgiram na Europa entre os séculos XIV e XVI, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Jacques Bossuet (1627-1704): Defendeu a ideia de que o monarca era o representante de Deus no mundo. Dessa forma, todos deveriam respeitá-lo, sem questionar seus procedimentos. Sua principal obra foi A Política Tirada da Sagrada Escritura, publicada postumamente em 1709.
Nicolau Maquiavel (1469-1527): Defendeu a necessidade da concentração de poder nas mãos de um monarca forte. Esse deve fazer de tudo para obter resultados positivos em seu governo, mesmo que tenha que deixar de seguir a ética, a moral e a religião. Sua principal obra foi O Príncipe, publicado em 1532. Thomas Hobbes (1588-1679): Defendeu a ideia da necessidade de um rei forte como forma de preservar a existência da sociedade. Hobbes é um contratualista, ou seja, diz que os indivíduos de uma sociedade abrem mão de sua liberdade para dar ao governante poderes absolutos. Sua principal obra foi Leviatã, publicada em 1651.
Jean Bodin (1530-1596): Também defendeu o Absolutismo de acordo com a “Teoria do Direito Divino dos Reis”. De acordo com Jean Bodin, o monarca necessita de soberania absoluta e irrestrita. Sua principal obra foi a Da República (conjunto de seis livros), publicado em 1576. *Mercantilismo = política econômica adotada pelos reis absolutistas com o objetivo de fortalecer as atividades produtivas de seus Estados.
_ Metalismo; - Colonialismo; - Balança Comercial Favorável; - Protecionismo Alfandegário. Déspotas Esclarecidos = absolutismo ilustrado = Alguns monarcas seguidores desta doutrina continuaram a governar suas nações de forma absolutista, concentrando poder, porém, adotaram algumas ideias do iluminismo (ilustração). Desta forma, passaram a ser chamados de déspotas esclarecidos.
*Catarina II da Rússia; *Marquês de Pombal, que foi ministro do rei D. José I de Portugal; *Filipe V da Espanha. *Fernando VI da Espanha; *Carlos III da Espanha; *José II da Áustria.
Show full summary Hide full summary

Similar

HSC Economics
lydia le
THEMES IN KING LEAR
Sarah-Elizabeth
Cell Parts & Genetics
Selam H
Databases
Dean Whittle
An Inspector calls Themes
anya14
GCSE Biology AQA
isabellabeaumont
GCSE Physics Revision notes
Megan McDonald
GCSE Science - B1 - You and Your Genes - Genes, Chromosomes and DNA
GeorgeHaines
AQA GCSE Chemistry Unit 2
Gabi Germain
The Tempest Key Themes
Joe Brown
Contract Law
sherhui94