Leis Trabalhistas

Description

CLT e Direitos do Trabalhador.
Elizete  Vargas
Flashcards by Elizete Vargas, updated more than 1 year ago
Elizete  Vargas
Created by Elizete Vargas almost 4 years ago
77
0

Resource summary

Question Answer
1. Qual é o principal objetivo da Lei nº 7 da Constituição Federal ? 1. é a proteção dos direitos do trabalhador, ou seja, discorre-se sobre os direitos fundamentais dos trabalhadores urbanos, rurais e domésticos.
2. Seguro Desemprego - que tipo de auxilio ele propicia ao trabalhador? 2 . É um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. Pode ser pago em três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada
3. FGTS - qual a sua finalidade? 3 . FGTS é uma poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador que funciona como uma garantia para protegê-lo em caso de demissão sem justa causa.
4. O que é Salário Mínimo? 4. É a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador
5. O que é Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho ? 5. Piso salarial é o mínimo previsto para uma categoria por meio das convenções coletivas ou sentenças normativas
6. Qual o trabalhador que não tem direito ao Salário Família ? 6 – Salário-família O empregado que receber acima de R$ 1.212,64 não tem direito a esse benefício.
7. Aviso Prévio - qual sua finalidade? 7.Aviso prévio é direito indispensável, tendo por finalidade evitar surpresas das partes diante do rompimento do contrato de trabalho por prazo indeterminado, considerando-se consequência do princípio da continuidade da relação laboral.
8. Aposentadoria por tempo de Contribuição - qual a idade para homens e mulheres? 8. É o direito que tem o trabalhador de passar para a inatividade após preencher os requisitos previstos em lei. Atualmente, pelo Regime Geral da Previdência Social, tem direito a aposentar-se o homem com 35 anos de trabalho e a mulher com 30.É a chamada aposentadoria por tempo de contribuição.
9. Aposentadoria Por Idade - quais os requisitos? 9. Aposentadoria por Idade: Nesse caso, o homem aposenta-se com 65 anos e a mulher com 60, tendo que cumprir ainda o requisito da carência de 180 contribuições ao sistema.
10. Creches - como funciona para os empregados ? 10. Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas – Trata-se aqui da obrigação do empregador em fornecer creche ou valor correspondente em dinheiro.
11. O que acontece com o EMPREGADOR que não assina a CTPS do colaborador? 11. Antes da promulgação da Lei 13.467/2017, a ausência de registro de empregado gerava uma multa no valor de um salário mínimo para cada empregado não registrado, conforme disposição do artigo 47 da CLT. Nos casos de reincidência o valor da multa era dobrado
12. A quem cabe atender aos casos de doença, invalidez ou morte decorrente de acidente de trabalho? 12.A Previdência Social deverá atender aos casos de doença, invalidez ou morte decorrente de acidente de trabalho - nos termos do art. 201, I da CF.
13. Em quais artigos a CLT trata o trabalho do menor? 13- A CLT trata do trabalho do menor no artigo 402 ao 441 e considera menor o trabalhador que tenha entre 14 e 18 anos de idade.
14. Qual a idade mínima para um Jovem começar a trabalhar ? 14. Salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos – Por força da Emenda Constitucional n.º 20, de 15/12/1998, a idade mínima para o menor poder trabalhar passou dos quatorze para os dezesseis anos .
15. Trabalhador portador de deficiências- qual a Lei que ampara estes trabalhadores? 15- A Lei n. 7.853, de 24.10.89 dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social
16- Quais são as obrigações para empresas evitarem acidentes de trabalho? 16. a) criar os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho; que são regulamentados pelas Normas Regulamentadoras; as NR, como, por exemplo, a CIPA – NR5 e o programa de prevenção de riscos ambientais – NR 9.
17- Em relação ao trabalho da Mulher - o que fala o art. 5º da Constituição Federal? 17 - Essas normas incorporam-se ao princípio da igualdade (art. 5º da CF) e visam garantir que as mulheres tenham o mesmo acesso e igualdade de oportunidade de trabalho que os homens, buscando afastar toda e qualquer forma de discriminação em relação à mulher.
Show full summary Hide full summary

Similar

Análise da fala do Ministro da Justiça
Amanda Nunes
Era Vargas
Anna Lívia Gomes
Obrigações Trabalhistas do empregador
Gb. Darrc
Obrigações Trabalhistas do empregador
Gb. Darrc
HSC Economics
lydia le
Conceptos Generales De Robótica
fede ramos
AQA - English Language Unit 1
Alice Love
AN ECONOMIC OVERVIEW OF IRELAND AND THE WORLD 2015/16
John O'Driscoll
1_PSBD New Edition
Ps Test
2PR101 1.test - Doplňující otázky
Nikola Truong
NSI Course
Yuvraj Sunar