Fake news na escola

Description

Responsabilidade do professor e da escola em orientar os alunos sobre fake news.
jose coriolano
Flashcards by jose coriolano, updated more than 1 year ago
jose coriolano
Created by jose coriolano almost 4 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
O que são as fake news? São boatos, notícias falsas, desinformativas, sensacionalistas, distribuídas com a intenção de enganar, influenciar, obter ganhos políticos ou financeiros, prejudicando ou beneficiando pessoas, grupos, empresas, etc.
Por que levar discussão sobre fake news para sala de aula? Mesmo sendo nativos digitais, os alunos não compreendem a importância nem dominam os procedimentos necessários para verificar a veracidade de uma notícia divulgada por redes sociais ou mesmo pela mídia.
O que são bots? Bots ou robôs são contas automatizadas para compartilhar notícias falsas, trechos fora de contexto ou frases soltas em redes sociais e/ou fóruns para influenciar a opinião das pessoas.
Como se dá a propagação das fake news? Um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) apontou que a difusão de conteúdos falsos se dá mais pela ação humana do que pelos bots ou robôs, e também mostrou que informações falsas se espalham mais rápido do que as verdadeiras.
Quando desconfiar que uma notícia pode ser falsa? Em geral, as notícias falsas são alarmistas, chocantes e com forte apelo emocional. Gostar (ou detestar) uma notícia é um sinal forte de falsidade ou manipulação.
Como identificar notícias falsas ou fora de contexto? A maioria pode ser identificada com medidas simples: Verificar a fonte. Verificar em outros veículos de notícias. Olhar a data de publicação para identificar notícias antigas.
Qual o papel do professor e da escola diante das fake news? Caso seja possível o professor deve orientar os pais, além dos alunos, sobre o uso de tecnologia, comunicação em rede e redes sociais. Essa discussão deve extrapolar a sala de aula, pois a responsabilidade sobre o conteúdo de notícias é de todos!
Show full summary Hide full summary

Similar

TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Gestão Educacional
Rafael Balbi
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes