Projeto Integrador II - PSICOLOGIA - UNIFTC

Description

Flashcards elaborados pelo grupo Liga da Aprendizagem, como produto final do Projeto Integrador II em Psicologia, em tempos de pandemia, para a otimização da aprendizagem das disciplinas: Desenvolvimento Humano I, Processos Psicológicos Básicos II, Psicologias e Personalidade, Saúde Coletiva e Socioantropologia.
Pétalah Morais
Flashcards by Pétalah Morais, updated more than 1 year ago
Pétalah Morais
Created by Pétalah Morais almost 4 years ago
28
0

Resource summary

Question Answer
Psicologias e Personalidade O que é personalidade? São características que determinam a forma de pensar, sentir e agir de uma pessoa.
Psicologias e Personalidade O que é psicodinâmica? É o estudo das forças que agem sobre o comportamento humano, consciente ou inconsciente.
Psicologias e Personalidade Qual é a sede dos instintos e por quê? O ID, porque é o reservatório da energia psíquica.
Psicologias e Personalidade Qual o aspecto mais importante da dinâmica da personalidade? O deslocamento de energia de um objeto a outro.
Psicologias e Personalidade O que são instintos de vida? São aqueles que impulsionam à sobrevivência e propagação da raça.
Psicologias e Personalidade Por quais sistemas é constituída a personalidade? E em que consiste cada um deles? ID – É o sistema original da personalidade, consistem em tudo que é psicológico, que é herdado e que se acha presente no nascimento, incluindo os instintos. EGO – Serve como mediador, facilitador das interações entre o ID e as circunstâncias do mundo externo. SUPEREGO – É a força moral da personalidade.
Psicologias e Personalidade O que é o princípio do prazer? É o princípio da redução de tensão pelo qual o ID opera.
Psicologias e Personalidade O que são as ações reflexas? Reações inatas e automáticas, reduzem a tensão imediatamente.
Psicologias e Personalidade Qual o componente psicológico da personalidade? O ego.
Psicologias e Personalidade Qual a principal preocupação do superego? Decidir se alguma atitude é certa ou errada para poder agir de acordo com os padrões morais autorizados pelos agentes da sociedade.
Psicologias e Personalidade Freud diz que a pessoalidade se desenvolve em resposta a 4 fontes de tensão. Quais são essas fontes? Processo de crescimento fisiológico, frustrações, conflitos, ameaças.
Psicologias e Personalidade Cite, no mínimo, mecanismos de defesas. A repressão, a projeção, a formação reativa, a fixação e a regressão.
Psicologias e Personalidade Quais são as duas características em comum que os mecanismos de defesa possuem? (1) eles negam, falsificam ou distorcem a realidade e (2) eles operam inconscientemente, de modo que a pessoa não tem consciência do que está acontecendo.
Psicologias e Personalidade Explique como a repressão funciona. Dizemos que ocorre repressão quando uma escolha de objeto que provoca um alarme indevido é empurrada para fora da consciência por uma anticatexia. Por exemplo, podemos impedir que uma memória perturbadora se torne consciente, ou que uma pessoa não enxergue algo que está bem à vista porque a percepção daquilo está reprimida.
Psicologias e Personalidade Qual dos 3 sistemas da personalidade é responsável pelos mecanismos de defesa? O ego.
Psicologias e Personalidade O que é um transtorno da personalidade? Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.
Psicologias e Personalidade Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas. Quais são e o que inclue cada um deles? O Grupo A inclui os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica. Indivíduos com esses transtornos frequentemente parecem esquisitos ou excêntricos. O Grupo B inclui os transtornos da personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista. Indivíduos com esses transtornos costumam parecem dramáticos, emotivos ou erráticos. O Grupo C inclui os transtornos da personalidade evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva. Indivíduos com esses transtornos com frequência parecem ansiosos ou medrosos.
Psicologias e Personalidade Padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento. Rerefe-se a: a) Paranoide b) Esquizotípica c) Esquizoide d) Antissocial e) Evitativa b) Esquizotípica
Psicologias e Personalidade Cite 3 critérios diagnósticos do transtorno da personalidade borderline. 1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. 2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização. 3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.
Psicologias e Personalidade Analise as afirmativas em V (verdadeiro) ou F (falso) e indique a sequência correta. ( ) O padrão persistente é flexível e abrange uma faixa ampla de situações pessoais e sociais. ( ) O padrão persistente não é mais bem explicado como uma manifestação ou consequência de outro transtorno mental. ( ) O padrão persistente provoca sofrimento clinicamente significativo e prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. ( ) O padrão persistente é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a outra condição médica. a) V V F F | b) F V V F | c) F F V V | d) V V V F | e) F V V V b) F V V F
Socioantropologia Diferencie preconceito e discriminação. Preconceito é o que vem antes do conhecer, já a discriminação é o ato de segregar aquele que é diferente de mim.
Socioantropologia Conceitue cor, raça e etnia. Cor é a matriz da cútis; raça refere-se a grupos de pessoas levando em conta aspectos como: cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial e outros. Entretanto, não podemos dizer somente que raça está para fatores biológicos, pois já é consenso entre cientistas que o termo só é válido em situações histórico-sociológicas. Já a etnia, trata-se do âmbito cultural levando em contas aspectos como família, idioma, território etc.
Socioantropologia Cor de pele pode determinar a ancestralidade de alguém? Justifique. Não. Essa afirmação parte da premissa de que há grupos homogêneos, do ponto de vista genético, o que é falso por conta da miscigenação.
Socioantropologia Todo indivíduo é cidadão? Justifique. Não. Para ser cidadão é preciso dispor de direitos ativos e passivos, como votar e ter acesso ao saneamento básico.
Socioantropologia Diferencie sociedade e comunidade. Sociedade é um grupo com objetivos genéricos e que almejam o bem comum em detrimento de interesses pessoais. Já comunidade é um grupo de pessoas com interesses específicos, mas que podem compartilham de objetivos em comum.
Socioantropologia Segundo Comte, como se dá a evolução das sociedades? Sempre da mesma forma e partindo de um estado rústico.
Socioantropologia O que diz o materialismo histórico dialético proposto por Marx? Para Marx é imprescindível compreender a vida sem estudar o que nós, enquanto seres históricos, produzimos para que possamos sobreviver. De acordo com esse conceito, as relações sociais de produção e as forças produtivas constituem a base econômica das sociedades.
Socioantropologia Para Marx, é possível um sujeito alienado sair dessa situação? Justifique. Sim. A partir do momento que ele se torna consciente disso, por ser um sujeito que promove a história, ele tem esse poder de mobilidade.
Socioantropologia Para Durkheim, qual o objeto de estudo da Sociologia? Os fatos sociais.
Socioantropologia De acordo com Weber, categorize e conceitue os tipos de conduta social. Segundo Weber, a conduta social se dá a partir de 4 categorias: ➡ conduta tradicional: relativa às antigas tradições; ➡ conduta emocional: reação emocional, comportamento dos outros; ➡ conduta valorizadora: impede as pessoas de agirem como os outros esperam; ➡ conduta racional-objetiva: consiste em agir visando causar certa reação nos outros, como ação premeditada.
Socioantropologia Um italiano que mora no Brasil cometeu um crime. Conclua o que deverá ser feito para que ele seja julgado, deixando claro o papel que ele cumpre: de população, povo ou nação. Por ser estrangeiro e morar no Brasil por certo período de tempo, ele cumpre papel de população.Assim, não possui vínculo político-jurídico com o Estado e terá que ser extraditado para seu país de origem para então ser julgado.
Socioantropologia Diferencie os conceitos de povo e nação. Povo é um grupo de pessoas naturais ou naturalizadas que preservam vínculo jurídico-político com o Estado e essa relação não depende do território. Já nação é um termo conceituado como um grupo de pessoas natas ou naturalizadas, que em um mesmo território, compartilham idiomas, tradições, costumes etc.
Socioantropologia Para Comte, qual era o papel do espírito científico no contexto em que viveu? Ele acreditava que o espírito científico seria o único caminho capaz de restabelecer a ordem e o equilíbrio social perdido depois da Revolução Liberal Burguesa.
Socioantropologia Defina e caracterize os fatos sociais propostos por Émile Durkheim. Segundo Durkheim, os fatos sociais são os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. Eles podem ser caracterizados da seguinte maneira: ➡ generalidade: os fatos sociais são comuns aos membros do grupo analisado; ➡ exterioridade: os fatos sociais existem independentemente da vontade do indivíduo; ➡ coercitividade: os indivíduos do grupo se vêem obrigados a seguir o comportamento estabelecido.
Socioantropologia Sintetize a relação entre Max Weber e o Positivismo. Para ele, as ciências sociais devem ser livres de juízos de valor, mas se distancia do positivismo ao entender que as ciências sociais e da natureza têm métodos diferentes.
Socioantropologia O que a Antropologia estuda? Estuda a natureza humana, sua origem, evolução, estrutura anatômica, processos fisiológicos, caracteres raciais, antigos e modernos.
Socioantropologia Ao que a Somatologia dedica seus estudos? Dedica-se ao estudo de todas as variedades humanas, incluindo os tipos sanguíneos, metabolismo, adaptação etc.
Socioantropologia O que a Raciologia estuda? Raciologia destina-se ao estudo da chamada “história racial” dos seres humanos, suas misturas étnicas e suas características físicas.
Socioantropologia Qual é o campo mais amplo dos estudos antropológicos? Explique sua abrangência. A Antropologia Cultural ou Étnica. Estuda as culturas humanas no tempo e no espaço, seus desdobramentos, formas de construções simbólicas e representações.
Socioantropologia Assinale a opção que representa o ramo da Antropologia Cultural que estuda os processos culturais e sociais de uma sociedade ou instituição. a. Cultura e Personalidade b. Antropologia Social c. Folclore d. Linguística e. Somatologia b. Antropologia Social
Processos Psicológicos Básicos II A premissa "a pessoa demonstra pelo comportamento dela se está motivado" é verdadeira ou falsa? Falsa.
Processos Psicológicos Básicos II O que são impulsos? É o que impulsiona o comportamento para realizar uma necessidade.
Processos Psicológicos Básicos II O que é motivo? É uma tendência para uma ação, cujo o final é uma resposta adaptativa.
Processos Psicológicos Básicos II Pelo que é composta a Tríade Cognitiva e qual a importância dela para os motivos? É composta pelo pensamento, emoção e ação. Um motivo só é eficaz quando consegue juntar toda a Tríade Cognitiva.
Processos Psicológicos Básicos II Explique o Modelo Homeostático. É quando uma necessidade ativa um motivo, e para voltar a um equilíbrio a necessidade precisa ser satisfeita.
Processos Psicológicos Básicos II Quais são os fatores que regulam o comportamento de comer? Fatores biológicos e sociais.
Processos Psicológicos Básicos II O que são impulsos sexuais? Frequência de prática entre o ato e outros comportamentos sexuais.
Processos Psicológicos Básicos II Quem vem primeiro: o pensamento ou a linguagem? Justifique. O pensamento, porque preciso primeiro ter a capacidade de pensar pra depois falar.
Processos Psicológicos Básicos II Quais são as ligações entre o pensamento e a linguagem? Para dominar um idioma é preciso pensar; a linguagem dirige o pensamento, quando a questão é emocional.
Processos Psicológicos Básicos II Por que o pensamento é considerado a expressão mais palpável da nossa consciência? Porque através de imagens e ideias, revela a vontade desta.
Processos Psicológicos Básicos II Diferencie os dois modelos de pensamento: clássico e protótipico. No modelo clássico, procuramos uma característica em comum pra definir um conceito. Já no modelo prototípico, pegamos um exemplo para definir uma categoria.
Processos Psicológicos Básicos II Qual a principal função da linguagem? a) comunicação b) compreensão c) produção d) aquisição a) comunicação.
Processos Psicológicos Básicos II Cite as duas formas de comunicação, explique-as e dê um exemplo. Reflexiva: transmite informação, possui significado, mas não é preparada para tal, ou seja, sua função principal não é comunicar. Ex: vou ficar quieta, não digo é nada. Proposital: tem como objetivo causar efeito no receptor e a partir do efeito causado é que decide a continuidade ou não da comunicação. Ex: hoje não terá aula.
Processos Psicológicos Básicos II Explique a estrutura da linguagem. Ordenação: construção de sentenças de acordo com princípios gerais, chamados regras de gramática. Significação: a fala é significativa, pois palavras referem-se a objetos e eventos. Função social: o principal motivo pelo qual as pessoas falam é social. Criatividade: apesar de padronizada, a linguagem é flexível e embora falamos várias frases repetidas no cotidiano, sempre temos a oportunidade de criar novos termos e frases.
Processos Psicológicos Básicos II Como ocorre o desenvolvimento da linguagem? 4 meses: balbucio espontâneo sem apresentar muito sentido. 10 meses: balbucio de sons familiares e os sons estranhos começas a desaparecer. 12 meses: estágio de uma só palavra. Geralmente entendida apenas por pessoas do seu contexto. 24 meses: duas palavras. Uso de cada vez mais palavras e cada vez dando mais sentido a frases. Acima de 24 meses: a linguagem se desenvolve rapidamente para formar frases.
Processos Psicológicos Básicos II Diferencie os dois tipos de ordenação. A ordenação prescritiva de termina como o sujeito deve falar e escrever. Já a ordenação descritiva, é a de maior interesse para psicólogos, pois possibilita o sujeito a criar e entender inúmeros termos dentro de seu próprio idioma.
Processos Psicológicos Básicos II Como ocorre o processamento cognitivo? Vê objeto, reconhece, interpreta o significado, forma a fonologia, produz o nome e fala o nome.
Processos Psicológicos Básicos II Diferencie as três teorias da aquisição de linguagem. Skinner foca na associação, imitação e reforço da linguagem. Chomsky entende que as crianças aprendem de modo tão natural como as aves aprendem a voar. Já Bruner, mostra que a criança utiliza a linguagem para persuadir os outros a ajudarem.
Processos Psicológicos Básicos II O que é metacognição? É a consciência da própria cognição.
Processos Psicológicos Básicos II Com que idade ocorre o período sensível da linguagem? Entre 2 anos e a puberdade.
Desenvolvimento Humano I O que constitui o campo do desenvolvimento humano? O estudo científico de como as pessoas mudam, e as características que permanecem razoavelmente estáveis durante toda a vida.
Desenvolvimento Humano I Existem dois tipos de mudança no desenvolvimento humano: quantitativo e qualitativo. Explique-os. Mudança quantitativa é uma mudança de número ou quantidade como crescimento em altura, peso, vocabulário ou frequência de comunicação. qualitativa é uma mudança no tipo da estrutura ou na organização, ela é marcada pelo surgimento de novos fenômenos que passam a ser facilmente antecipado com base no funcionamento anterior.
Desenvolvimento Humano I Quais os principais aspectos do desenvolvimento humano? Desenvolvimento físico cognitivo e psicossocial. Esses estão interligados e cada um deles influenciam os outros.
Desenvolvimento Humano I Como se constitui cada aspecto do desenvolvimento humano? Desenvolvimento físico - é o crescimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensoriais, das habilidades motoras e a saúde. Desenvolvimento cognitivo - mudança e estabilidade nas capacidades mentais, como aprendizagem memória, linguagem, pensamento, julgamento moral e criatividade. Desenvolvimento psicossocial - mudança e estabilidade na personalidade e nos relacionamentos sociais.
Desenvolvimento Humano I Quais os principais períodos do desenvolvimento humano? Pré-natal, primeira infância, segunda infância, terceira infância, adolescência, jovem adulto, média idade, terceira idade.
Desenvolvimento Humano I Na visão Mecanicista, o desenvolvimento é contínuo ou descontínuo? Explique. Para os Mecanicistas o desenvolvimento é contínuo, governado pelos mesmos processos, permitindo a previsão de comportamentos posteriores a partir dos anteriores.
Desenvolvimento Humano I Diferencie as influências normativas e não normativas. Exemplifique. Um evento normativo é experimentado de modo semelhante pela maioria das pessoas de um grupo, exemplo a puberdade. São eventos incomuns que têm grande impacto sobre vidas individuais, exemplo casamento na adolescência.
Desenvolvimento Humano I Quais são os estágios do desenvolvimento cognitivo, de acordo com Piaget? Sensório-motor; Pré-operatório; Operatório concreto; Operatório formal.
Desenvolvimento Humano I Diferencie capacidade motora fina e capacidade motora grossa. A coordenação motora fina está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do nosso corpo, tais como: escrever; coordenar os movimentos das mãos e dos olhos; criar peças de arte, mover olhos e lábios são exemplos de habilidade motora fina. A coordenação motora grossa diz respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, como: sentar ou usar os braços.
Desenvolvimento Humano I Qual a característica geral (ou seja, principal) do pensamento pré-operatório e a razão das suas limitações? a) Inflexibilidade funcional; b) Pensamento intuitivo; c) Egocentrismo; d) Função semiótica; e) Hipóteses do pensamento. c) Egocentrismo.
Desenvolvimento Humano I Cite os quatro aspectos básicos do desenvolvimento, segundo Piaget. Aspecto físico-motor; aspecto cognitivo intelectual; aspecto afetivo emocional; aspecto social.
Desenvolvimento Humano I Como é constituído o processo cognitivo? Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto; operatório formal.
Desenvolvimento Humano I Para Piaget, no processo de maturação do cérebro, são produzidos os esquemas. Explique o que seriam esses esquemas. São modelos mentais em que colocamos nossas experiências. São estruturas ou conceitos que usamos para interpretar e organizar as informações que recebemos. Ajudam a organizar experiências passadas e entender as futuras.
Desenvolvimento Humano I Segundo Piaget, como a criança aprende? As crianças aprendem construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação, acomodação e equilibração.
Desenvolvimento Humano I Como são produzidos os esquemas? Explique-os São produzidos pela: Assimilação – capacidade do sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema. Acomodação – modificação de um esquema ou estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Equilibração – processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio.
Desenvolvimento Humano I A teoria psicogenética foi elaborada pelo psicólogo JEAN WILLIAM FRITZ PIAGET a partir da década de 1930. a) Lev Semyonovich Vygotsky b) Jean William Fritz Piaget c) Erik Homburger Erikson d) John Broadus Watson e) Sigmund Freud b) Jean William Fritz Piaget.
Desenvolvimento Humano I Sobre os esquemas, como são definidos e em que ajudam? Definidos como moldes mentais em que colocamos nossas experiências, os esquemas são estruturas ou conceitos que usamos para interpretar e organizar as informações que recebemos; Ajudam a organizar experiências passadas e entender as futuras. Processos dos quais as crianças vão desenvolver seu pensamento para a compreensão e organização do meio.
Desenvolvimento Humano I Os esquemas são produzidos através de quais processos? Assimilação, acomodação e equilibração.
Desenvolvimento Humano I Conceitue e exemplifique a assimilação. Capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança. Por exemplo, a criança ao ver o leão, assimila com a imagem do gato que já tem esquematizado na sua estrutura cognitiva.
Desenvolvimento Humano I “É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.” Essa afirmativa refere-se à que processo? E de quais formas esse processo pode ocorrer? Esse processo chama-se acomodação, e pode ser de duas formas: criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
Saúde Coletiva O que é Saúde Coletiva? A Saúde coletiva é uma área de conhecimento multidisciplinar construída na interface dos conhecimentos produzidos pelas ciências biomédicas e pelas ciências sociais.
Saúde Coletiva Quais as áreas de atuação profissional para os formados em Saúde Coletiva? a) Pesquisa Acadêmica e docência em Universidades e instituições de pesquisas; b) Gerenciamento de Unidade de Serviço da Saúde; c) Auditoria com emissão de parecer sobre as políticas e ações das Unidades de Saúde; d) Elaboração de políticas de promoção de saúde, atenção junto a secretaria de saúde e Ministério da Saúde.
Saúde Coletiva Qual a definição de saúde para a Organização Mundial de Saúde (OMS)? Para a OMS – Organização Mundial da Saúde, a definição de saúde, é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de afecções e epidemias.
Saúde Coletiva Em uma publicação de 2000, a ONU reforça esse conceito, apontando quatro considerações mínimas para que o Estado assegure o direito à saúde ao seu povo. Indique essas condições. a) Disponibilidade financeira; b) Acessibilidade; c) Acessibilidade e qualidade do serviço de saúde pública do país.
Saúde Coletiva No contexto brasileiro, a Constituição de 1988 reconhece a saúde um direito de todos e dever do Estado. Para garantir esse direito, indique em que se baseiam os três pilares. Universalidade, Igualdade de acesso e Integridade no atendimento.
Saúde Coletiva Quais são os princípios que regem o SUS? Universalidade, Integralidade, Equidade.
Saúde Coletiva A organização do SUS em nosso país está assentada em três pilares. Quais são esses pilares? Rede (Integração dos Serviços Interfederativos); Regionalização; Hierarquização.
Saúde Coletiva O modelo do Sistema de Saúde brasileiro é centrado na hierarquização das ações e serviços de saúde por níveis de complexidade. Explique. Significa dizer que ele se estrutura em níveis de maior ou menor complexidade de ações e Serviços de Saúde.
Saúde Coletiva O modelo de atenção à saúde se centra em níveis de complexidade dos serviços e deve ser estruturada pela Atenção Básica. Comente. A Atenção Básica é a principal porta de entrada no sistema, a qual deve ser a sua ordenadora.
Saúde Coletiva Explique a composição da Hierarquização. A hierarquização se compõe da Atenção Primária ou Básica; Atenção Secundária e terciária; ou de média e alta complexidade.
Saúde Coletiva Dentre as muitas correntes teóricas que contribuem para o trabalho em saúde, podemos distinguir três grandes enfoques. São eles? O biomédico, o social e o psicológico.
Saúde Coletiva Complete: a) A proposta da _______________ busca se constituir numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas. b) No plano hospitalar, a fragilidade causada pela doença, pela afastamento do ______________ requer uma atenção ainda maior da equipe ao usuário. a) Clínica Ampliada; b) ambiente familiar.
Saúde Coletiva A Clínica Ampliada, no entanto, não desvaloriza nenhuma abordagem disciplinar. Comente. A Clínica Ampliada visa integrar várias abordagens, facilitando o manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é transdisciplinar e multiprofissional.
Saúde Coletiva A proposta da Clínica Ampliada engloba eixos fundamentais. Quais são esses eixos? Compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios”, instrumentos de trabalho; suporte para os profissionais de saúde.
Saúde Coletiva O que é Clínica Ampliada? A Clínica Ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário.
Saúde Coletiva Qual o objetivo da Proteção Social Básica? Objetiva prevenir as situações de risco através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, destinado a população em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da pobreza, privação, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos relacionais (discriminações etárias, étnicas, de gênero, ou por deficiências).
Saúde Coletiva Quais as atividades do CRAS? Acolhimento; busca ativa e acompanhamento; encaminhamento; orientações; atendimentos – Equipe Multiprofissional; palestras socioeducativas e sócio assistenciais; inclusão produtiva – cursos profissionalizantes e trabalhos manuais; grupos de convivência – gestantes, idosos, crianças e deficientes.
Saúde Coletiva Discorra sobre o papel da Proteção Social Especial. É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento e medidas socioeducativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras.
Saúde Coletiva Quais as principais atuações do CRAS? Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local; Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
Saúde Coletiva Qual é a capacidade de atendimento do CRAS? A capacidade de atendimento do CRAS varia de acordo com o porte do município e com o número de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Show full summary Hide full summary

Similar

Population Vocbulary
ambika.dhir
Definitions to Learn in Music
Rosa Brookes
C2 - Formulae to learn
Tech Wilkinson
Describe - Practice questions and answers for AS Physics A
nikeishabk
Food Vocabulary Quiz
Liz Bartik
Geography AQA Revison topics Migration, Population Change, Youthful Populations and more
dburns8731
Tests for Positive Ions: Flame Test Colours
bella.mort
Interactive Multimodal Learning Environments
kaylamclaughlin8
DEV I Part II
d owen
1PR101 2.test - Část 18.
Nikola Truong
Repaso Revalida PR 2016
Leticia Ortiz del Moral