domínios morfoclimáticos

Description

domínios morfoclimáticos
Fernando Guedes Reguly
Flashcards by Fernando Guedes Reguly, updated more than 1 year ago
Fernando Guedes Reguly
Created by Fernando Guedes Reguly almost 4 years ago
26
0

Resource summary

Question Answer
domínios morfoclimáticos No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Araucárias, Caatingas, Cerrado, Mares de Morros e Pradarias, além das Faixas de Transição.
domínio amazonico é caracterizado pelo relevo baixo, abundância hídrica, chuvas constantes e grande necessidade de preservação.
Domínio de Araucária É o domínio que ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná, onde o clima subtropical está associado às médias altitudes, entre 800 e 1300 metros
dominio de caatinga é marcado pela presença do semiárido e pelas formas de relevo organizadas em depressões, por se tratar de uma área geologicamente antiga.
Domínio dos Mares de Morro Esse domínio estende-se por toda a faixa litorânea oriental do país, desde a região Nordeste até o estado de Santa Catarina, e é basicamente constituído pela Mata Atlântica e por algumas outras formações vegetais.
Domínio das pradarias Situado no extremo sul do Brasil,É uma região com solos jovens, e com um clima marcado pela intensa pluviosidade,
Domínio do Cerrado Como o próprio nome indica, esse domínio é predominado pela vegetação do Cerrado, um tipo de bioma relacionado às Savanas. O relevo é quase todo do tipo planáltico,
faixas de transição São denominadas faixas de transição as áreas intermediárias entre os domínios morfoclimáticos que possuem características físicas complexas, isto é, um conjunto de condições ecológicas que as individualizam, impossibilitando sua classificação como domínios morfoclimáticos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo