Hipóteses da Escrita Infantil

Description

Apresentação dos níveis da Escrita Infantil: Pré-Silábico, Intermediário I, Silábico com valor sonoro, Silábico sem valor sonoro, Silábico Alfabético (Intermediário II) e Alfabético.
Laís Cristina
Flashcards by Laís Cristina, updated more than 1 year ago
Laís Cristina
Created by Laís Cristina almost 4 years ago
88
0

Resource summary

Question Answer
Pré-Silábico Nesse nível, a criança começa a perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar na escrita através da representação de desenhos, rabiscos, letras ou outro sinal gráfico. A criança ainda não associa as letras com os sons da língua falada. Faz uso aleatório de letras sem estabelecer ordem ou quantidade e tem preferência por letras de seu nome, pois é um modelo conhecido que lhe causa segurança.
Intermediário I Nesse nível, a criança compreende que existe alguma relação entre pronúncia e a escrita, elege certa quantidade mínima de letras, bem como variedade entre elas. Desvincula a escrita das imagens e os números das letras. Às vezes, utiliza uma única letra dentro da palavra.
Silábico sem valor sonoro Nesse nível, a criança relaciona a escrita e a fala e para cada vez que se pronuncia uma sílaba, ela escreve uma letra. Porém, essa letra (grafema) não tem relação com o som (fonema). Por exemplo, a criança sabe que a palavra é constituída de duas sílabas, no entanto ainda não as representa corretamente. Começa a perceber a segmentação da palavra, utilizando letras e sílabas não fonetizadas, ou seja, não representam os respectivos sons. A leitura é silabada.
Silábico com Valor Sonoro Nesse nível, a criança tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras. Coloca uma letra para cada sílaba, cuja letra é considerada por ela um fonema da sílaba. Cada letra é lida como uma emissão sonora. Pode acontecer de escrever uma palavra e acrescentar mais letras ou escrever uma frase utilizando apenas uma letra para cada palavra. A leitura é silabada.
Silábico Alfabético (Intermediário II) Nesse nível, a criança ora escreve silabicamente, ora alfabeticamente, ou seja, mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas. O valor sonoro se intensifica e a criança o representa com maior frequência. A relação com a escrita é estabelecida com o uso de vogais e/ou consoantes na escrita de palavras.
Alfabético Nesse nível a criança compreende a função social da escrita. Já compreende a relação entre o falado e o escrito. Domina o valor das letras e sílabas. Ainda pode apresentar erros ortográficos, mas já seguindo o princípio de que a escrita nota, de modo exaustivo, a pauta sonora das palavras, colocando letras para cada um dos sons que aparecem em cada sílaba.
Show full summary Hide full summary

Similar

Biology AQA 3.1.5 The Biological basis of Heart Disease
evie.daines
P2 Radioactivity and Stars
dfreeman
MATTERS OF LIFE AND DEATH - UNIT 1, SECTION 2 - RELIGIOUS STUDIES GCSE EDEXCEL
Khadijah Mohammed
FUNCTIONALIST ROLE OF EDUCATION
ashiana121
The Rise of the Nazis
shann.w
Geometry Vocabulary
patticlj
Study Tips to Improve your Learning
miminoma
Test your English grammar skills
Brad Hegarty
Cells and the Immune System
Eleanor H
1PR101 2.test - Část 4.
Nikola Truong
AAHI_Card set 5 (Vital sign terminology)
Tafe Teachers SB