As fases do capitalismo

Description

principais pontos sobre as fases do capitalismo desculpe pelos erros de gramatica, meu note esta com problemas
laiz jequis
Flashcards by laiz jequis, updated more than 1 year ago
laiz jequis
Created by laiz jequis almost 4 years ago
22
0

Resource summary

Question Answer
capitalismo sistema politico economico, cujo o principal foco e a acumulaçao do capital, ou seja, moedas ou produtos que de alguma forma vao gerar lucros
lei da oferta e procura oferta- se a oferta do produto e maior que a procura, os preços tendem a cair. procura- quanto mais interesse ha no produto, maior tende a ser sua busca, o que pode encarece-lo.
principais argumentos favoráveis do sistema capitalista - a possibilidade de consumir grande diversidade de produtos. -a intensa competitividade, o que permite uma evolução na produção dos produtos. -a acumulação de capitais, que possibilita maior usufruto de produtos.
argumentos contrários ao sistema capitalista -a grande desigualdade social e econômica, diretamente relacionada a miséria e a fome. -intensa exploração da mão de obra e de recursos naturais. -o poder da manipulação e influencia que nações ricas tem sobre as pobres.
neoliberalismo -" Estado minimo ", quando o estado pouco influencia a economia. - atua de foma a liberar por falta de leis restritivas ao capital, incentivos fiscais ou venda de instituições publicas.
keynesianismo - " Estado interventor", intervem na economia do estado. -estado passa a criar órgãos públicos que interfiram na acumulação de capitais de sua população (ex: bancos)
Divisão Internacional do Trabalho D.I.T. relações de poder entre os países
divisão das fases do capitalismo 1º- capitalismo comercial (xv e xviii) 2º -capitalismo industrial (xviii e xx) 3º - capitalismo financeiro ou monopolista financeiro (xx e xxi)
capitalismo comercial xv e xviii -ocorreu ao longo da expansão ultramarina e do colonialismo sobre as Américas (colonia--extração de produtos primários, trabalho escravo e especiarias/metrópole--produção de produtos manufaturados) -maracado pela formação de colonias de exploração e povoamento
capitalismo industrial xviii e xx -imperialismo(colonia-região não industrializada-matérias-primas/metrópole-pais industrializado-produtos industrializados) -colonização e subdivisão da Asia, Africa e Oceania
capitalismo financeiro xx e xxi -países ricos buscam controlar o mercado por meio de grande aglomerado de empresas -avanços na tecnologia -globalização(países subdesenvolvidos--produtos primários, industrializados, juros, royalties e lucros//países desenvolvidos--produtos industrializados de maior tecnologia, empréstimos e investimento em tecnologias)
Show full summary Hide full summary

Similar

Capitalismo
Tamara Fernandes
Disputa contemporânea entre as concepções de mundo
Natane Garcia Santos
Economia Solidária e Capitalismo.
Pâmela Araujo Bernardo
Relações de Trabalho
Israel Rienzo
Principais temas para estudar História
Marina Faria
História da China
Vitor Gomes
Guerra Fria
Ighor Ferreira
FASES DO CAPITALISMO
Thaís Rodrigues
Sistemas econômicos: capitalismo e socialismo - 8o ano
MAGNUN VOGES
Capitalismo
gqamanda
Estado e questão social no capitalismo de monopólios
Sérgio Souza