Relações Ecológicas

Description

Enem Biologia (Ecologia) Flashcards on Relações Ecológicas, created by Helena Macedo on 29/05/2020.
Helena Macedo
Flashcards by Helena Macedo, updated more than 1 year ago
Helena Macedo
Created by Helena Macedo almost 4 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Qual a diferença entre Ecobiose e Alelobiose? A ecobiose estuda a relação dos seres com o meio, enquanto a alelobiose estuda a relação dos seres entre si. As relações ecológicas são parte do estudo da alelobiose.
O que são relações harmônicas? São aquelas nas quais não há prejuízo para nenhuma das partes, podendo ser (+,0) ou (+,+).
O que são relações desarmônicas? São aquelas em que há prejuízo para pelo menos uma das partes, podendo ser (+,-), (-,0) ou (-,-)
O que são relações intraespecíficas? São relações que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie.
O que são relações interespecíficas? São relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.
O que é uma sociedade? Quais são os principais exemplos? É uma relação intraespecífica harmônica do tipo (+,+) na qual indivíduos não unidos fisicamente beneficiam-se mutuamente pela divisão de trabalho. Exemplos: Homem, abelhas, formigas.
O que é um gregarismo? Quais são os principais exemplos? É uma relação intraespecífica harmônica do tipo (+,+) na qual indivíduos não fisicamente unidos beneficiam-se mutuamente sem a divisão de trabalho. Exemplo: Cardume de peixes
O que é uma colônia? Quais os principais exemplos? É uma relação intraespecífica harmônica do tipo (+,+) na qual indivíduos são anatomicamente ligados de forma heretomórfica (formatos diferentes) ou isomórfica (mesma forma) beneficiam-se mutuamente. Podem possuir ou não divisão de funções. Exemplos: caravelas, staphylococcus.
O que é o canibalismo? Quais os principais exemplos? É uma relação intraespecífica desarmônica do tipo (+,-) na qual um indivíduo mata e come outro da mesma espécie. Exemplos: louva-deus, aranhas, ratos.
O que é o canibalismo sexual? É quando uma fêmea mata o macho após o acasalamento com o objetivo de nutrir os filhotes, assegurando a manutenção da espécie.
O que é a competição? Por que acontece? É uma relação que pode ser inter ou intraespecífica desarmônica do tipo (-,-), na qual indivíduos que possuem o mesmo habitat e o mesmo nicho ecológico competem entre si. Ocorre principalmente por alimento, território e reprodução.
O que é o escravagismo? Quais os principais exemplos? É uma relação interespecífica desarmônica do tipo (+,-) na qual uma espécie obriga outra a trabalhos forçados. Exemplos: Formiga e pulgão; homem e cavalo de carroça.
O que é o amensalismo ou antibiose? Quais os principais exemplos? É uma relação interespecífica desarmônica do tipo (-,0) na qual uma espécie inibe o crescimento de outra através de uma secreção. Exemplos: Eucaliptos e outras plantas; fungos e bactérias (penicilina).
O que é o parasitismo? É uma relação interespecífica desarmônica do tipo (+,-) na qual o parasita utiliza o metabolismo do hospedeiro em benefício próprio, causando mal a este sem matá-lo.
Quais são os 4 tipos de parasitismo? 2 tipos entre animais: a) Ectoparasitas - parasitas que ficam fora do hospedeiro. Exemplo: cachorro x carrapato. b) Endoparasitas - parasitas ficam dentro do hospedeiro. Exemplo: homem x vírus. 2 entre plantas: c) Holoparasitas - parasita só sobrevive através da relação de parasitismo. Exemplo: cipó chumbo. d) Hemiparasitas - parasitas não são obrigatórios. Exemplo: erva de passarinho.
O que são hospedeiros definitivos e hospedeiros intermediários? O hospedeiro intermediário é aquele no qual ocorre a reprodução assexuada do parasita enquanto o hospedeiro definitivo é aquele na qual ocorre a reprodução sexuada.
O que é a predação? Quais são os principais exemplos? É uma relação interespecífica desarmônica do tipo (+,-) na qual uma espécie mata outra para comer. Exemplo: cobra e rato, homem e vaca, leão e veado.
O que é o comensalismo? Quais os principais exemplos? É uma relação interespecífica harmônica do tipo (+,0) na qual uma espécie se beneficia de outra, mas sem prejudicar ou ajudar. Exemplo: tubarão e peixe piloto, leão e hiena.
O que é o inquilinismo? É um tipo de comensalismo específico, uma relação interespecífica harmônica do tipo (+,0) na qual um indivíduo de uma espécie vive sobre ou dentro de outra espécie, sem prejudicar ou ajudar.
Quais são as subdivisões do inquilinismo? 1. Epifitismo - são plantas que vivem em outras plantas. Exemplo: bromélias, orquídeas. 2. Epizoismo - são animais que vivem em animais. Exemplo: craca, peixe agulha.
O que é a foresia? É um tipo de comensalismo específico, uma relação interespecífica harmônica do tipo (+,0) na qual uma espécie utiliza outra para locomoção.
O que é mutualismo? Quais os principais exemplos? É uma relação interespecífica harmônica do tipo (+,+) na qual indivíduos de espécies diferentes se ajudam e dependem desta ajuda para sua sobrevivência. Exemplo: líquens, boi e bactérias da pança
O que é protocooperação? Quais os principais exemplos? É uma relação interespecífica harmônica do tipo (+,+) na qual duas espécies se beneficiam mutuamente sem que haja interdependência entre elas. Mais modernamente, é chamado de mutualismo não obrigatório. Exemplos: Pássaro-palito e crocodilo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ecologia I
kyungsos
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça