Psicogênese da língua escrita

Description

Laboratório Pedagógico Multidisciplinar de Aprendizagem III
Dayse Rocha
Flashcards by Dayse Rocha, updated more than 1 year ago
Dayse Rocha
Created by Dayse Rocha almost 4 years ago
205
0

Resource summary

Question Answer
NÍVEL PRÉ-SILÁBICO - 1 Nesse nível, a criança não faz correspondência entre os grafemas e os fonemas ( letras e os sons da língua falada). - A criança pensa que se escreve através de desenhos. - Nessa fase, ocorre os rabiscos ou as garatujas ( desenhos sem figuração) para representar as palavras. - A criança também tenta imitar as letras convencionais, por isso sua "escrita" lembra a letra cursiva, com morros semelhantes a letra M. - Só quem escreveu consegue dizer a palavra correspondente.
NÍVEL PRÉ-SILÁBICO - 2 -Ela notará que além do desenho, existem as letras e os números, mas não diferencia o uso na escrita. -Nessa fase, a criança evidencia o realismo nominal, que é a relação entre o tamanho do objeto e o escrito, se for algo grande terá muitas letras, se for pequeno, poucas.
NÍVEL SILÁBICO -Nesse nível, a criança passa a trabalhar com a hipótese de que a escrita representa a fala, por isso associa uma letra para cada som silábico da palavra. - Relaciona a quantidade de letras à quantidade de sílabas, utilizando vogais ou consoantes. - Usa uma quantidade de letras similar ao número de sílabas, todavia estipula um número mínimo de três ou quatro letras por palavra.
NÍVEL SILÁBICO - ALFABÉTICO -Nesse nível, a criança compreende que a escrita representa os sons da fala. - Na escrita das palavras, poderá representar as sílabas por inteiro ou em partes. - Atribui o valor do fonema em algumas letras. - Poderá ocorrer o acréscimo ou a omissão de letras nas palavras.
NÍVEL ALFABÉTICO - A criança nesse nível já faz associação entre grafema e fonema. -consegue distinguir letras, sílabas, palavras e frases. - Ainda ocorrerá erros ortográficos.
ATIVIDADE NÍVEL PRÉ-SILÁBICA Atividades para essa primeira fase da escrita devem trabalhar com alfabeto, numerais, nomes das crianças, desenho livre, escrita espontânea, pintura, recorte, modelagem, caixa de palavras, etc. Trabalhar com trava-línguas e parlendas irão auxiliar na percepção de partes iguais dos sons escrevem de maneira similar.
JOGOS NÍVEL PRÉ-SILÁBICO Jogos para o nível pré-silábico: alfabeto móvel, bingo das letras, Jogo da memória, dominó que associa nomes e letras iniciais, desenhos, baralho de nomes e figuras, quebra-cabeças com gravuras e letras, pescaria das letras, etc.
ATIVIDADES NÍVEL SILÁBICO Cruzadinhas, caça-palavras, atividades para relacionar nomes, figuras e personagens através do reconhecimento da letra inicial.
JOGOS NÍVEL SILÁBICO Jogos variados como bingos, caça-palavras, quebra-cabeça com formação de sílabas, dominós, jogo da memória, pescaria, etc. - No exemplo da foto, temos o jogo da forca.
ATIVIDADES NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO Caça-palavras com maior grau de dificuldade, cruzadinhas, forca, ditados e listas de palavras. - Produzir pequenos textos, trabalhar a leitura de textos curtos, parlendas, cantigas e poemas. Adivinhações e trava línguas..
JOGOS NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO - Jogo da memória, quebra-cabeça alfabético, dominós diversos, silabário móvel, trilha de palavras, bingo de palavras, etc. Na foto ao lado, temos a roleta de bingo com sílabas, onde é possível formar diversas palavras.
ATIVIDADES NÍVEL ALFABÉTICO Leituras diversas, escrita de lista de palavras, produção de textos coletivos e individuais, produção de histórias em quadrinhos ou a partir de um desenho.
JOGOS NÍVEL ALFABÉTICO Além dos jogos citados no nível anterior, podemos incluir os jogos troca letras, palavra dentro da palavra, jogo tabela de leitura, como o da imagem ao lado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Germany 1918-45
paul giannini
P1 - The Earth in the Universe
franimal
Atoms, Protons, Neutrons & Electrons quiz
leonie.examtime
Religious Studies- Matters of life and death
Emma Samieh-Tucker
French diet and health vocab
caitlindavies8
Japanese - Months
blitheetick0920
Paradise Lost Themes/Quotes
Kirsty S
Social Influence
Kizzy Leverton
EPISTEMOLOGÍA
Dayanna Fonseca
TEORIAS CONTEMPORANEAS
karen lorena miranda rojas