Figuras de Sinatxe

Description

:)))))))))
Clara Mota
Flashcards by Clara Mota, updated more than 1 year ago
Clara Mota
Created by Clara Mota almost 4 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Figuras de sintaxe: Vem das figuras de linguagem e querem expressar algo na oração (normalmente as palavras fogem do sentido literal); As figuras de linguagem podem ser: conotativas e denotativas. Denotativas: Quando a palavra é usada no seu sentido usual, literal. EX: Há uma pedra no meu caminho. -Pode expressar uma realidade concreta ou algo imaginária.
Conotativas: Quando a palavra na oração não atribui seu sentido literal. EX: Seu coração é de gelo. - Na verdade, o gelo esta caracterizando que a pessoa é muito "f'ria". Seu coração não pode ser literalmente de gelo, biologicamente impossível. Quais os tipos de figuras de sintaxe? Elipse,; Zeugma; Pleonasmo; Assíndeto; Polissíndeto; Inversão; Anáfora; Silepse;
Elipse: Quando um termo não está na oração mas mesmo assim subentendesse. EX: Na aula, vinte alunos e um professor -O verbo "havia" foi subentendido na frase. Zeugma: Quando subentendesse um termo já mencionado na oração. EX: Nem ele entende a nós, e nem nós a ele -subentendesse a palavra "entendemos".
Pleonasmo: Usado para intensificar um termo por meio da repetição. EX: E ri meu riso e derramar meu pranto -Repetição de "ri" e "riso" Assíndeto: Não a presença de síndeto (são as conjunções coordenativas que unem as orações coordenadas) EX: Todo coberto de medo, juro, minto, afirmo, assino.
Relembrando: O que são conjunções coordenativas? São as orações que sozinhas já possuem significados independentes. EX: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu. -Conectivo "e" que junta duas frases independentes. Relembrando: O que são orações coordenadas? São as orações que estão junto uma da outra mas não desempenham função sintática. EX: A atriz deu entrevista e foi embora -Conectadas por "e", mas desempenham nenhuma função juntas.
Polissíndeto: A repetição de conectivos que ligam os elementos da oração. EX: "... E planta, e colhe, e mata, e vive, e morre ..." - Repetição do conectivo "E". Inversão: A mudança dos termos da oração. EX: São como cristais seus olhos.
Anáfora: É a repetição de palavras no inicio de algumas orações. EX: Tudo é silêncio, tudo calma, tudo mudez.. Silepse: Quando a concordância é feita com algo subentendido e não nos termos. -São de três tipos: gênero, número e pessoa
Silepse de gênero: EX: A bonita Porto Velho sofreu mais uma vez um calor intenso. - Bonita não concorda com Porto Velho (por ser masculino), e sim com cidade Silepse de número: Quando o sujeito é coletivo e faz concordância com um verbo no plural. EX: Corria gente de todos os lados, e gritavam -Gente e gritavam
Silepse de Pessoa: Quando o autor se inclui na frase. EX: Os brasileiros somos bastante otimistas -SOMOS
Show full summary Hide full summary

Similar

Morfologia - Português
Naima Miranda
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
Realismo
annaclaratc07
Termo da Oração
Deivison Takatu
ORTOGRAFIA
Weber Costa
1.Frase, oração e período
leticia coutinho
Roteiro de analise sintatíca
anamariacmc12
SIMULADO 1 - LÍNGUA PORTUGUESA
Keny De Melo Souza
Conjunção
tony mario
ELEMENTOS DA NARRATIVA
Ester Amilly
Simulado sobre Romantismo
Torres Rennan