Informática

Description

Conteúdo que mais cai na prova
Leoci Dias
Flashcards by Leoci Dias, updated more than 1 year ago
Leoci Dias
Created by Leoci Dias almost 4 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Quais são os princípios da segurança da informação ? Confidencialidade Integridade Disponibilidade Autenticidade
CONFIDENCIALIDADE significa proteger informações contra sua revelação para alguém não autorizado - interna ou externamente. Consiste em proteger a informação contra leitura e/ou cópia por alguém que não tenha sido explicitamente autorizado pelo proprietário daquela informação. A informação deve ser protegida qualquer que seja a mídia que a contenha, como por exemplo, mídia impressa ou mídia digital. A confiabilidade pode ser conseguida através de CRIPTOGRAFIA e a utilização de SENHAS seguras.
INTEGRIDADE consiste em proteger a informação contra modificação sem a permissão explícita do proprietário daquela informação. A modificação inclui ações como escrita, alteração de conteúdo, alteração de status, remoção e criação de informações. A integridade pode ser conseguida através de FUNÇÃO HASH.
DISPONIBILIDADE consiste na proteção dos serviços prestados pelo sistema de forma que eles não sejam degradados ou se tornem indisponíveis sem autorização, assegurando ao usuário o acesso aos dados sempre que deles precisar. Isto pode ser chamado também de continuidade dos serviços. A disponibilidade pode ser conseguida através de backups da informação como também por geradores ou no-breaks em caso de quedas de energia.
AUTENTICIDADE está associado com identificação correta de um usuário ou computador. O serviço de autenticação em um sistema deve assegurar ao receptor que a mensagem é realmente procedente da origem informada em seu conteúdo. A autenticidade pode ser conseguida por senhas, assinaturas digitais ou certificados digitais.
NÃO-REPÚDIO Não-Repúdio é a garantia de que um agente não consiga negar um ato ou documento de sua autoria. Essa garantia é condição necessária para a validade jurídica de documentos e transações digitais. Só se pode garantir o não-repúdio quando houver AUTENTICIDADE e INTEGRIDADE.
Show full summary Hide full summary

Similar

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos