FlashCards Patologia

Description

Flashcards on FlashCards Patologia, created by Maria Eduarda on 09/06/2020.
Maria Eduarda
Flashcards by Maria Eduarda, updated more than 1 year ago
Maria Eduarda
Created by Maria Eduarda almost 4 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
Como as bactérias da pneumonia chegam ao pulmão? As bactérias, como a Streptococcus pneumonie, podem chegar aos pulmões por inalação do ar, aspiração das vias aéreas previamente contaminadas, disseminação direta de outros locais de infecção contíguos e por disseminação hematogênica.
Quais os sintomas da pneumonia? Os sintomas da pneumonia geralmente são: febre acima de 38º; dificuldade para respirar ou falta de ar; respiração mais rápida que o normal; tosse seca; tosse com catarro esverdeado ou com sangue; dor no peito; dor de cabeça constante; cansaço frequente ou dores musculares e suores noturnos intensos. Porém, estes sintomas também podem variar um pouco conforme se trate de um adulto, bebê ou idoso. Sendo assim, além dos sintomas indicados, um bebê ou uma criança, que têm mais dificuldade para explicar o que sentem, também podem ter outros sinais como agitação, tremores, vômitos, diminuição do apetite e, no caso dos bebês, choro excessivo. Já no idoso, é possível que se desenvolvam outros sintomas como confusão e perdas de memória, associado a febre, dificuldade para respirar e tosse.
O que ocorre no corpo durante uma pneumonia? Os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos, que impedem o seu funcionamento adequado. O oxigênio pode não alcançar o sangue, o que faz com que as células do corpo não funcionem adequadamente.
Quais os fatores predisponentes na pneumonia? Os fatores predisponentes são: sondas nasofaríngeas ou gástricas em hospitais, perda do reflexo da tosse, danos ao epitélio ciliado e ou distúrbios da defesa do hospedeiro, diabetes, fumo, antibióticoterapia , corticoterapia além de bronquite e infecções viróticas também pré dispões á infecção.
O que é a neoplasia? Neoplasia, também denominada de tumor, é um crescimento desordenado de células no organismo. Esse crescimento desordenado leva à formação de uma massa anormal de tecido. A maioria das células dos tecidos estão em constante multiplicação, até mesmo porque essa é uma forma de repor as células mortas. No entanto, esse crescimento é controlado por diversos fatores. Nas neoplasias, as células sofrem alterações e a sua proliferação passa a ser desordenada. As neoplasias apresentam dois componentes básicos: um parênquima, composto por células em proliferação, as quais determinam o comportamento e as consequências da doença, e um estroma, formado por tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, os quais definem o crescimento e a evolução da neoplasia. É importante destacar aqui que nem toda neoplasia é um câncer. O termo câncer é utilizado para se referir às neoplasias malignas.
Como as neoplasias são causadas? As neoplasias apresentam inúmeras causas, podendo ser desencadeadas por fatores genéticos ou ambientais. Esses fatores causam alterações em genes e proteínas, o que ocasiona proliferação, bem como a perda da diferenciação celular. As neoplasias benignas estão mais relacionadas com fatores genéticos. Dentre os fatores ambientais que podem desencadear neoplasias, principalmente as malignas, podemos destacar algumas substâncias químicas, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos presentes no cigarro, um dos principais causadores de câncer no pulmão; vírus, como o Papiloma Vírus Humano (HPV), causador de uma infecção sexualmente transmissível e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de colo de útero; além de radiações, como a ultravioleta, que pode desencadear o câncer de pele, quando ocorre uma exposição excessiva a ela. Alguns hábitos alimentares não saudáveis, consumo de álcool e uso de determinados medicamentos devem ser observados, pois também podem desencadear o desenvolvimento de neoplasias.
Qual a diferença de neoplasia benigna e neoplasia maligna? A neoplasia benigna (tumor benigno) caracteriza-se por apresentar células diferenciadas que se originam de forma lenta; são bem vascularizadas; comprimem os tecidos vizinhos, no entanto, não os infiltram. A migração dessas células só ocorre em caso de lesão ou rompimento do tecido. Embora seja benigna, essa neoplasia pode causar secreção em excesso de algumas substâncias, o que pode ser prejudicial. A neoplasia maligna (tumor maligno ou câncer) caracteriza-se por um crescimento anormal das células, alem de serem menos diferenciadas, o que faz com que muitas percam a sua função no tecido original, apresentando então maior mobilidade, invadindo os tecidos adjacentes. Além de serem agressivas localmente, as neoplasias malignas se propagam em forma de metástase, fazendo com que se forme uma nova massa tumoral a partir de uma primeira sem que haja, no entanto, continuidade entre elas. Isso ocorre porque as células da massa tumoral primária podem desprender-se e entrar na corrente sanguínea, deslocando-se pelo organismo e fixando-se em outro local, no qual dará origem a um novo tumor.
Show full summary Hide full summary

Similar

Pneumonia Nosocomial
Rodrigo Gouvea
Classificação de Pneumonias Adquiridas na Comunidade - Pediatria
Vinicius Jardim
Infecções do trato respiratório inferior: ambulatorial ou comunitária
Adriele Silva
Clínica Sistema Respiratório
Leticia Cristina Ribeiro
PNEUMONIA
Victoria Evellyn
Sistema Respiratorio
Beatriz Dantas
Mulher, 63 anos, SP
alex sandro
Pneumonias Adquiridas na Comunidade - Pediatria
ARIANE OLIVEIRA VIANA
Genetics Vocabulary
aborsari