Clínica Sistema Respiratório

Description

Graduação Clínica Médica de Pequenos Animais Flashcards on Clínica Sistema Respiratório, created by Leticia Cristina Ribeiro on 26/04/2022.
Leticia Cristina Ribeiro
Flashcards by Leticia Cristina Ribeiro, updated more than 1 year ago
Leticia Cristina Ribeiro
Created by Leticia Cristina Ribeiro almost 2 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Quais os sinais clínicos do trauma de fossas nasais? Epistaxe uni ou bilateral e dispneia inspiratória em casos de fratura.
Qual o tratamento indicado para trauma de fossas nasais? Compressas com gelo ou água fria, repouso e tampões com anti-hemorrágico.
Qual a forma de diagnóstico para trauma de fossas nasais, neoplasia de seios nasais e fístula? Exame físico, raio-x para diferencial e CAAF (neoplasia).
Qual o tratamento indicado para fístula? Antibiótico, AINE e analgésico, e se a causa for dentição, realizar extração dentária do dente em questão.
Quais os sinais clínicos de rinite? Dificuldade respiratória, tende a respirar de boca aberta, corrimento nasal (uni ou bilateral, seroso, mucoso, purulento ou sanguinolento), espirros, balançar a cabeça, estertores, sibilos e deformidades.
Qual a forma de diagnóstico e tratamento da rinite alérgica? O diagnóstico é feito por exclusão e/ou testes alérgicos. O tratamento é feito com anti histamínico, que pode ser o fenergan, higiene (lavar com soro) e inalação com sálvia TM.
Quais são os tipos de rinite? Alérgica, fúngica, viral, bacteriana e por agentes físicos.
Qual a forma de diagnóstico e tratamento da rinite bacteriana e fúngica? O diagnóstico é feito por cultura com swab. O tratamento de ambos é feito com antibiótico, AINE, inalação com sálvia e dipirona, caso tenha dor. Nos casos de rinite fúngica, receitar também um antifúngico.
Qual o tratamento para rinite viral por cinomose? AIE (dose antiinflamatória de 0,2-0,5 mg/kg), ribavirina, vitaminas E, A e as do complexo B, omeprazol e dipirona. Pode-se usar cinoglobulin. A vacina puppy IV com 21 dias pode se realizada.
Qual o tratamento para rinite viral por rinotraqueite felina? AINE, inalação, antibiótico (agemoxi e enrofloxacina como última opção).
O que pode-se observar com um hemograma de animal com rinotraqueite? Leucopenia absoluta e linfocitose relativa ou linfopenia absoluta.
Qual a diferença entre o tratamento de rinite e sinusite? Na sinusite pode-se não realizar inalação e receitar fluimucil. Em casos de muita secreção pode ser feito 5 dias de AIE (prednisolona 0,2-0,5mg/kg SID) seguidos de mais 5 dias de AINE (miloxican 0,2mg/kg no 1° dia e 0,1mg/kg do 2° ao 5° dia SID).
Quais os sinais clínicos de tonsilite? Anorexia, disfagia, febre, orofaringe com aumento de volume e hiperemia.
Quais medicamentos podem ser usados para tratar tonsilite? Penicilinas (ampicilina 30mg/kg TID), eritromicina (10-30mg/kg BID/TID), lincomicina (10-30 mg/kg BID). Além disso, pode-se usar spray a base de hexomedine.
Quais os sinais clínicos de laringite? Tosse seca, incômodo na alimentação, alteração na fonação, dor, secreção pelo nariz/boca, dispnéia inspiratória.
Qual a diferença no tratamento de laringite? Em vez de inalação e fluimucil, receitar um xarope (abrilar 0,5-5ml) para ajudar no desconforto. Se precisar de corticóide, faz o mesmo protocolo de sinusite.
Qual a forma de diagnóstico para laringite, trauma de laringe e neoplasia de laringe? Exame físico, raio-x e laringoscopia (com biópsia em casos de neoplasia).
Quais os sinais clínicos de trauma de laringe? Dispneia, aumento de volume, sensibilidade a palpação.
Quais os sinais de trauma de traqueia? Dispneia, enfisema subcutâneo, hematoma e crepitação a palpação.
Quais os sinais de colapso de traqueia? Dispneia e estertores.
Quais os tipos de neoplasia pulmonar e porque são comuns? As neoplasias pulmonares podem ser primárias, secundárias ou metástases. São comuns devido ao tecido altamente vascularizado, oxigenado, úmido e quente.
Qual a forma de diagnóstico para neoplasia pulmonar? Raio-x, biópsia (punção, lavado por broncoscopia ou toracotomia com biópsia).
Quais os sinais clínicos de pneumonia? Dificuldade respiratória, aumento da FR, tosse seca ou produtiva, corrimento nasal, dispnéia mista, respiração fétida, taquipnéia, cianose, febre, anorexia, depressão, taquisfigma (aceleração da pulsação), relutância ao deitar, sinais pleurais.
Quais as formas de diagnóstico para pneumonia? Raio-x, hemograma (leucopenia com netrofilia em casos de bacterianas, e leucopenia com linfocitose em casos de virais), lavagem traqueobronquica, citologia transnasal e cultura transtraqueal.
Qual o tratamento indicado para pneumonia? Antibiótico (sulfa e trimetropim 15-20mg/kg BID, ampicilina 10-20 mg/kg TID, tetraciclina 10 mg/kg BID, cloranfenicol 50mg/kg BID e ceftifor 1mg/kg SID), AINE e AIE, inalação, antitérmico, oxigenioterapia, hidratação, alimentação e acomodação adequadas.
O que é congestão pulmonar? Acumulo de sangue no interstício pulmonar, normalmente acompanhado de edema pulmonar.
Qual a fisiopatologia da congestão/edema pulmonar? Os vasos ingurgitados fazem com que ocorra diminuição do espaço aéreo do pulmão, o que leva a diminuição da oxigenação e do funcionamento pulmonar.
Quais os sinais clínicos de congestão/edema pulmonar? Dispneia mista com predisposição a inspiratória, hiperpneia, aumento da ventilação, taquipneia, aumento da FC e FR, aumento ou não da temperatura, tosse leve, corrimento nasal, cianose, cansaço, anorexia e adipsia, dificuldade respiratória.
Como realizar o diagnóstico para congestão/edema pulmonar? Anamnese, histórico, sinais, raio-x, endoscopia profunda e swab nasal (mastócitos - anafilaxia).
Qual o tratamento para congestão/edema pulmonar? Tratar a causa: diurético (furosemida 1-4 mg/kg ou manitol), para problemas cardíacos usar digitálicos, para choque usar anti histamínico, para hipostase mudar o animal de posição, para intoxicação usar atropina 0,044 mg/kg (podendo chegar a 10x a dose). Pode usar AINE (flunixin 0,1 mg/kg) ou AIE (dexametasona 0,1 mg/kg), podendo usar oxigenioterapia e manter o ambiente limpo e seco, sempre.
O que é enfisema pulmonar? Hiperdistensão dos alvéolos, com ruptura das paredes alveolares.
Qual a etiologia do enfisema pulmonar? Pneumonia verminótica, edema pulmonar agudo, lesões químicas, perfuração dos pulmões, choque elétrico e doenças obstrutivas.
Quais os sinais clínicos de enfisema pulmonar? Dificuldade respiratória, falta de ar, hemoptise, epistaxe, hiperpnéia, dispneia inspiratória, aumento da FR, corrimento nasal, sibilos e crepitações, aumento do som cardíaco, tosse curta e fraca.
Qual o tratamento de enfisema pulmonar? Não existe tratamento, deve-se tratar a causa e dar suporte ao animal, com oxigenioterapia e broncodilatadores (terbutalina e clenbuterol).
Show full summary Hide full summary

Similar

Distúrbios Circulatórios
Natalia Cristina
Trastornos Hemodinamicos
Amanda Scotti masiero
Pneumonia Nosocomial
Rodrigo Gouvea
Classificação de Pneumonias Adquiridas na Comunidade - Pediatria
Vinicius Jardim
Semiologia Médica
Nathália Maria Santos Silva
Enfisema pulmonar
Kettyla Machado
Edema Pulmonar Agudo Cardiogênico
Gabrielle G. Bernardes
Infecções do trato respiratório inferior: ambulatorial ou comunitária
Adriele Silva
Laringite espasmódica
FernandaAlves