Sistemas de Informações Contábeis.

brunomonteirof
Flashcards by brunomonteirof, updated more than 1 year ago
brunomonteirof
Created by brunomonteirof over 5 years ago
179
6

Description

Sistemas de Informações Contábeis

Resource summary

Question Answer
Duas características principais dos sistemas: Propósito (finalidade) Globalismo (totalidade)
Tipos de sistemas: Abertos: Apresentam relações de intercambio com o ambiente através de entradas e saídas Fechados: Não recebem ou exercem influência externa. Concretos: Físicos (Ex: Corpo Humano) Abstratos: ideias (Ex: Contabilidade)
Ênfases dadas à Teoria Geral dos Sistemas Inter-relação e Interdependência entre os componentes que formam um sistema.
Visão da Contabilidade pela IBRACON/CVM Sistema de informação e avaliação.
Definição de Sistemas de Informações Contábeis Série de tarefas que, por meio de reconhecimento, cálculo, classificação, lançamento e sumarização, informam ao usuário, pelas demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, a situação e o progresso de determinada atividade.
Função do SIC: Fornecer informações monetárias para as decisões originárias da avaliação de desempenho.
Recursos humanos atuantes no ambiente do SIC (3): 1) Usuários: Utilização das informações para a tomada de decisões. 2) Desenvolvedores: Geração da melhor aplicação possível para o negócio. 3) Provedores: Garantir a operação do Sic de modo a preservar a continuidade do sistema.
Atributos do SIC (4): 1) Confiabilidade: Veracidade, completeza e pertinência do conteúdo. 2) Tempestividade: Disponível na hora certa 3) Compreensibilidade: Clareza e Objetividade 4) Comparabilidade: Possibilitar a observação da evolução ao longo do tempo.
Componentes do SI: 1) Banco de Dados 2) Data Warehouse 3) Sistemas aplicativos 4) Redes de comunicação 5) Portais Web
Definição de Banco de Dados: Software com capacidade de armazenar dados de forma estruturada.
Componentes do BD: 1) Disco Rígido 2) SGBD 3) Ferramentas de interação com usuário
Banco de Dados: Disco Rígido: Local onde dados e metadados (dados complementares para localização e referenciação) são gravados
Banco de Dados: SGBD Gerenciador de memória (organiza transações e arquivos) + processador de consultas (recebe solicitações de recuperação de informações)
Banco de Dados: Ferramentas de Interação com Usuário Mecanismos de comunicação do SGBD com usuários, por meio de telas de consulta e relatórios para usuários e interfaces nos sistemas aplicativos.
Duas principais qualidades que um BD deve possuir: Velocidade e Estabilidade.
Definição de warehousing: Método para a recuperação, integração e armazenamento de dados a partir de fontes de dados primárias.
Função do Data Warehouse: Armazenar frações (relevantes) de dados em um grande depósito, que sumariza os dados em dimensões, disponibilizando para consultas e análises por meio de aplicações OLAP.
Etapas do Data Warehouse: 1) Armazena fração dos dados originais 2) Sumarização 3) Warehousing 4) Montagem dos Bancos 5) Extração das informações
Níveis do Data Warehouse: Data Warehouse -> Data-marts -> Cubos
Função dos Sistemas Aplicativos: Transformar dados em informações de alto valor agregado ao negócio, utilizando as outras estruturas do SI para isso.
Sistemas aplicativos: Sistema Transacional Opera exclusivamente sobre processos de negócios, com o SIC ao centro. Reúne toda a empresa. Registro estruturado e preciso das transações ocorridas na empresa.
Sistemas aplicativos: Sistemas Especialistas Concebidos para suportar determinadas etapas da empresa; específico. Pode ou não estar integrado ao Sistema Transacional. Ex: Parte operacional.
Função das Redes de Comunicação: Realizar a intercomunicação entre as estações de trabalho, sistemas aplicativos, bancos de dados e portais web.
Tipos de redes de comunicação e características: 1) WAN (Wide); Longa abrangência; Linha telefônica/Satélite 2) MAN (Metropolitan); Macrorregião; Microondas, rádio, Linha Telefônica. 3) Lan (Local); Mesma sala, prédio, andar; Cabos, ondas de rádio.
Redes de comunicação: Consequência da virtualização: Quebra a necessidade de proximidade física entre os locais de entrada, processamento e armazenamento de dados.
Definição de Portais Web Proporcionar a interação do SI com terceiros residentes além do sistema da empresa. Permite o abastecimento de dados.
Exemplos de Portais Web: Lojas on-line; Home banking.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto de Programação de Sistemas: Criando um Aplicativo : MY NOTE BY ENIAC
Sandra Fialho
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Memória Computacional
Filipe Gabriel
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
CONTABILIDADE DE CUSTOS (Samantha - Editar)
Samantha Iara Concolino
característ. do reg. e da inform. contábil(2/2)
proffelipelima
característ. do reg. eda inform. contábil (1/2)
proffelipelima
ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
darlene_leite
CONTABILIDADE GERAL
MJPD
Administração Financeira e Orçamentária
Raphael Luiz Fonseca