Era Vargas

Description

Poucos Flashcards com os pontos principais da Era Vargas
Yas Araujo
Flashcards by Yas Araujo, updated more than 1 year ago
Yas Araujo
Created by Yas Araujo almost 4 years ago
182
0

Resource summary

Question Answer
O que foi a Era vargas? Era Vargas é o nome do período em que Getúlio Vargas foi o governante do Brasil por 15 anos de forma contínua, entre 1930 e 1945.
Centralização do poder Vargas tomou medidas para enfraquecer o Legislativo e reforçar os poderes do Executivo. Essa característica ficou evidente durante a ditadura do Estado Novo
Politica Trabalhista Ampliar os benefícios trabalhistas. Criou o Ministério do Trabalho e concedeu direitos aos trabalhadores. Era uma forma de reforçar seu poder aproximando-se das massas;
Propaganda Política O uso da propaganda como forma de ressaltar as qualidades de seu governo foi uma marcantes durante a Era Vargas e que também ficou evidente durante o Estado Novo;
Capacidade de negociação política Vargas tinha uma grande capacidade de conciliar grupos opostos em seus governos, como aconteceu em 1930, quando oligarquias dissidentes e tenentistas estavam no mesmo grupo o apoiando.
Contexto Histórico O Brasil vivia a chamada República Velha, ou República Oligárquica, onde o poder era centralizado e para poucos. A presidência era alternada entre os grandes coronéis cafeicultores de São Paulo e os produtores de leite de Minas Gerais – a chamada República Café com Leite. O fim da República Oligárquica se deu com a Revolução de 1930, organizada pela Aliança Liberal em parceria com exército.
Crise de 1930 Em 1930, as eleições foram realizadas e deram a vitória a Júlio Prestes. Os aliados mineiros, gaúchos e paraibanos formaram juntos a Aliança Liberal, que se recusou a aceitar a validade das eleições, alegando que houve fraude na vitória de Júlio Prestes. crise econômica que se acentuou por conta da crise em 1929 fez com que a indignação ao governo aumentasse ainda mais.
Governo Provisório Chama-se governo provisório o período de 1930 a 1934, quando Getúlio Vargas governou o Brasil, após a vitória da Revolução de 1930. Voto secreto Mulheres podem votar Ferias anuais Direitos Trabalhistas
Governo Constitucional De 1934 a 1937 Foi durante este período do varguismo que ocorreu a Intentona, uma grande revolta comunista de oposição ao governo. É o menor período de um tipo de governo Por causa disso ele fechou o Congresso e cancelou as eleições presidenciais – anulando a constituição de 1934.
Ditadura do Estado Novo De 1937 a 1945 dando início a um período ditatorial na História do Brasil. Vargas fechou o Congresso Nacional sob o pretexto da existência de um plano comunista para tomar o poder
Plano Cohen Após o fechamento do Congresso Nacional, Vargas impôs uma nova Constituição ao Brasil, conhecida posteriormente como Polaca (por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista). partir do anúncio do Estado Novo em novembro de 1937, Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos.
Brasil, Segunda Guerra mundial A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo foi o principal acontecimento na política externa. Esse fato foi o responsável pela grande contradição do governo Vargas, e vemos isso neste resumo da Era Vargas, que dependia economicamente dos EUA, mas possuía uma política semelhante à da Alemanha.
Realizações importantes do Governo Vargas Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); Publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente; Concepção da Carteira de Trabalho; Criação da Justiça do Trabalho; Férias remuneradas; Concepção do salário mínimo; Estabelecimento da semana de trabalho de 48 horas; Criação do descanso semanal remunerado.
Criação na infraestrutura Criação da Companhia Siderúrgica Nacional; Concepção da Companhia Vale do Rio Doce; Elaboração da Hidrelétrica do Vale do São Francisco; Em 1938, foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Pontos negativos do Governo de Vargas Ditadura Simpatia pelo fascismo Controle de sindicatos Censura Violação dos direitos humanos
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (1ª PARTE)
Lucas Villar
República Velha
Vitor Gomes
Brasil Colônia
Andreia Pinheiro
Revoltas Coloniais - 9º Ano Ensino Fundamental - ESI - Colégio São José
Marcos Roberto Martinez
Revoltas Nativistas do Brasil
Maico Elisvan
RECORDANDO A HISTÓRIA DO BRASIL
Lucas Villar
Descobrimento do Brasil
Alessandra S.
Grandes Navegações e Desc. do Brasil
g.pessoa
Revolta da Vacina
Suzany Angeli
Turismo na Era Vargas
Cao Sem Dono Rock