Períodos da História do Brasil

Description

Períodos da História do Brasil para Enem e Vestibular
GoConqr suporte .
Slide Set by GoConqr suporte ., updated more than 1 year ago
GoConqr suporte .
Created by GoConqr suporte . over 8 years ago
37623
184

Resource summary

Slide 1

    Períodos da História do Brasil
     A periodização tradicional divide a História do Brasil normalmente em quatro períodos gerais: Pré-Descobrimento (até 1500), Colônias (1500 a 1822), Império (1822 a 1889) e República (de 1889 aos dias atuais).Entretanto, tais divisões existem apenas para organizar esquematicamente os principais conteúdos sobre a formação do Brasil, tendo como ponto de partida o ano do descobrimento, isto é, 1500. É sabido que, no território em que se “formou o Brasil”, havia, antes, várias tribos nativas. Mesmo antes da formação dessas tribos, houve também povos primitivos há milhares de anos.A esse período da História do Brasil cujo tema central é o estudo dos povos nativos, isto é, dos povos indígenas, dá-se o nome de Período Pré-Cabralino, referência a Pedro Álvares Cabral, cuja chegada em terras brasileiras é considerada o marco inaugural da História do Brasil.
    Caption: : Cronologia - História do Brasil

Slide 2

    Período Colonial
     O período pré-colonial do Brasil (1500 a 1531) é o período que vai da descoberta do Brasil pelos portugueses até o início do povoamento e colonização efetiva do território com a expedição de Martim Afonso de Sousa (1532). O Brasil começou a ser efetivamente colonizado em razão da preocupação que Portugal passou a ter com as ameaças de invasões das terras brasileiras por outras nações, como viriam a ocorrer décadas depois. O primeiro sistema de ocupação e administração colonial foi o das Capitanias Hereditárias, que, posteriormente, foi regido pelo Governo Geral, que tinha o objetivo de organizar melhor a ocupação do território, bem como desenvolvê-lo. O período do Brasil Colonial estendeu-se até o início do século XIX, especificamente até 1808, quando a Família Real veio para o Brasil e integrou-o ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. 

Slide 3

    Brasil Império
    Em 1822, teve início a fase do Brasil Império, ou Período Imperial. Desde a vinda da Família Real (1808) para o Brasil até 1822 houve intensas transformações políticas tanto no Brasil quanto em Portugal, que acabaram por conduzir as elites brasileiras e o Príncipe D. Pedro I a declararem o Brasil um Império independente. Após a estruturação do Império, seguiu o Período Regencial, período esse marcado pelo governo dos regentes daquele que se tronou o segundo imperador brasileiro, Dom Pedro II, que, à época em que o pai deixou o poder (1831), ainda não estava em idade hábil para governar o país. O Segundo Reinado só começou de fato no ano de 1840, estendendo-se até 1889, ano da Proclamação da República. Um ano antes, ainda sob a vigência do Império, foi decretada a Abolição da Escravatura.

Slide 4

    A partir de 15 de novembro de 1889, teve início o período do Brasil República. A busca pela efetividade dos ideais políticos republicanos, influenciados pelo positivismo, guiou a formação da república brasileira, que se dividiu, esquematicamente, entre República Velha (1889-1930), cujas rebeliões que nela ocorreram merecem destaque;Era Vargas (1930-1945), que foi marcada pelo longo governo do político gaúcho Getúlio Dornelles Vargas; fase da República Populista (1945-1964), que se situou no período inicial da Guerra Fria e caracterizou-se pela estrutura política baseada no fenômeno do populismo; E, por fim, a fase dos Governo Militares (1964-1985), marcada pelo Golpe Militar de 31 de março de 1964 e, depois, pelo Ato Institucional nº5, de 13 de dezembro de 1968, que estendeu o regime militar (com cassação de direitos políticos e liberdades individuais) até o ano de 1985.
    República
    Caption: : Mapa Mental Brasil República
Show full summary Hide full summary

Similar

Português para Vestibular
GoConqr suporte .
Redação para Vestibular
GoConqr suporte .
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Simulado Inglês
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges