FlashCards Patologia

Description

biomedicina Flashcards on FlashCards Patologia, created by Maria Eduarda on 12/06/2020.
Maria Eduarda
Flashcards by Maria Eduarda, updated more than 1 year ago More Less
Maria Eduarda
Created by Maria Eduarda almost 4 years ago
carolaine assunção
Copied by carolaine assunção almost 4 years ago
Maria Eduarda
Copied by Maria Eduarda almost 4 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
Como as bactérias da pneumonia chegam ao pulmão? As bactérias, como a Streptococcus pneumonie, podem chegar aos pulmões por inalação do ar, aspiração das vias aéreas previamente contaminadas, disseminação direta de outros locais de infecção contíguos e por disseminação hematogênica.
Quais os sintomas da pneumonia? Os sintomas da pneumonia geralmente são: febre acima de 38º; dificuldade para respirar ou falta de ar; respiração mais rápida que o normal; tosse seca; tosse com catarro esverdeado ou com sangue; dor no peito; dor de cabeça constante; cansaço frequente ou dores musculares e suores noturnos intensos.
O que ocorre no corpo durante uma pneumonia? O que ocorre no corpo durante uma pneumonia é que os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos, que impedem o seu funcionamento adequado. O oxigênio pode não alcançar o sangue, fazendo com que as células do corpo não funcionem adequadamente.
Quais os fatores predisponentes na pneumonia? Os fatores predisponentes são: sondas nasofaríngeas ou gástricas em hospitais, perda do reflexo da tosse, danos ao epitélio ciliado e ou distúrbios da defesa do hospedeiro, diabetes, fumo, antibióticoterapia , corticoterapia além de bronquite e infecções viróticas também pré dispões á infecção.
O que é a neoplasia? Neoplasia (tumor) é um crescimento desordenado de células no organismo. Esse crescimento desordenado leva à formação de uma massa anormal de tecido. As células sofrem alterações e a sua proliferação passa a ser desordenada. As neoplasias apresentam dois componentes básicos: um parênquima, composto por células em proliferação, as quais determinam o comportamento e as consequências da doença, e um estroma, formado por tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, os quais definem o crescimento e a evolução da neoplasia. É importante destacar aqui que nem toda neoplasia é um câncer. O termo câncer é utilizado para se referir às neoplasias malignas.
Como as neoplasias são causadas? As neoplasias apresentam inúmeras causas, podendo ser desencadeadas por fatores genéticos ou ambientais. Esses fatores causam alterações em genes e proteínas, o que ocasiona proliferação, bem como a perda da diferenciação celular. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, “entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas”. Isso significa que atualmente o desenvolvimento do câncer está diretamente relacionado com o ambiente em que vivemos e o estilo de vida que levamos. Por exemplo: tabagismo; alcoolismo; exposição solar; falta de proteção sexual; hábitos alimentares.
Qual a diferença de neoplasia benigna e neoplasia maligna? A neoplasia benigna (tumor benigno) caracteriza-se por apresentar células diferenciadas que se originam de forma lenta; são bem vascularizadas; comprimem os tecidos vizinhos, no entanto, não os infiltram. A migração dessas células só ocorre em caso de lesão ou rompimento do tecido. Embora seja benigna, essa neoplasia pode causar secreção em excesso de algumas substâncias, o que pode ser prejudicial. A neoplasia maligna (tumor maligno ou câncer) caracteriza-se por um crescimento anormal das células, alem de serem menos diferenciadas, o que faz com que muitas percam a sua função no tecido original, apresentando então maior mobilidade, invadindo os tecidos adjacentes. Além de serem agressivas localmente, as neoplasias malignas se propagam em forma de metástase, fazendo com que se forme uma nova massa tumoral a partir de uma primeira sem que haja, no entanto, continuidade entre elas. Isso ocorre porque as células da massa tumoral primária podem desprender-se e entrar na corrente sanguínea, deslocando-se pelo organismo e fixando-se em outro local, no qual dará origem a um novo tumor.
O que é Hipotireoidismo? O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios da tireoide, a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa. Uma das causas mais comuns é uma inflamação conhecida como Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune, onde o organismo produz anticorpos que danificam a tireoide, diminuindo sua capacidade de produção dos hormônios. Outras causas podem ser por cirurgia, radioterapia ou irradiação externa da tireoide, deficiência de Iodo, drogas: lítio, iodetos, anomalias raras do desenvolvimento da tireoide (disgenesia) e raramente por insuficiência hipofisária ou hipotalâmica.
Cite e explique pelo menos 3 problemas causados pela deficiência de iodo na dieta. O Iodo ajuda na produção de hormônios para a tireoide, pois ao ser ingerido as células foliculares transportam ativamente o Iodo até o coloide, no coloide ele é oxidado pela tireoperoxidase, adicionado à tireoglobulina e assim formando os hormônios T3 e T4 (hormônios da tireoide). Sua falta pode levar ao hipotireoidismo (problema no qual a glândula tireóide produz pouco T3 e T4), bócio endêmico (aumento anormal da glândula tireóide), cretinismo (deficiência mental causada pela diminuição da atividade tireoidiana), etc.
Cite 4 sinais ou sintomas do hipotireoidismo. 1- Diminuição da taxa metabólica e do consumo de O2, causando intolerância ao frio, pela menor geração de calor interno (termogênese), e ganho de peso, pois o metabolismo é lendo. 2- Diminuição da síntese proteica e do fluxo sanguíneo, causando unhas quebradiças, fraqueza e queda nos fios de cabelo e pele seca. 3- Bradicardia (ritmo cardíaco irregular ou lento, normalmente com menos de 60 batimentos por minuto. Nesse ritmo, o coração não consegue bombear sangue rico em O2 suficientemente para o corpo durante alguma atividade ou exercício físico, e consequentemente levando a tonturas, falta de ar, sensação de cansaço e desmaios) 4- Ciclos anovulatórios (ciclos menstruais sem ovulação) e com sangramentos volumosos e irregulares
Show full summary Hide full summary

Similar

INFLAMAÇÃO
Ketlyn Caroline
Sistema Digestório - Anatomia
Teka Araujo
Cromatografia
Kléber Vinicius Paulino
FÁRMACOS
Kathy Matiello
Simulado para a AV de Bases da Biomedicina
Gabriel Barreto
Anemia Falciforme: Abordagem Diagnóstica Laboratorial
carvalhothaiza
SETOR DE COAGULAÇÃO - Algumas definições
Angélica Ferreira
Exames físicos - Urinálise
Lucas Mariz
SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
Evelyn Viviani
Pneumonia Nosocomial
Rodrigo Gouvea