Geografia - Conflitos na América e na África

Description

Conflitos políticos, econômicos e sociais na América e África.
Cristina Oliveira
Flashcards by Cristina Oliveira, updated more than 1 year ago
Cristina Oliveira
Created by Cristina Oliveira almost 4 years ago
16
0

Resource summary

Question Answer
Conflitos internos Disputas entre atores sociais dentro de um mesmo país. Conflitos entre grupos, partidos, movimentos, sociais, instituições.
Conflitos entre países Ligados as disputas por recursos ou domínios territoriais entre Estados.
Questão de Quebec, Canadá Rivalidade entre ingleses e franceses. A província de Quebec, diferentemente do restante do Canadá, foi colonizada pela França, lá eles reivindicam sua emancipação política.
EUA, crises políticas Altas taxas de violência podem ser explicadas pela desigualdade social e discriminação racial. Além disso, a população estadunidense, no geral, tem fácil acesso a armas de fogo. Imigrantes têm sido vítimas de xenofobia e culpadas pelo desemprego, pela violência e pela expansão do tráfico de drogas.
América Latina, conflitos e desafios Seus principais conflitos são: por demarcação de fronteira; ambientais; por controle fronteiriço; energéticos; agrários; geopolíticos e civis.
América Latina e Neoliberalismo A década de 1990 foi marcada pelo fim dos regimes ditatoriais pela ascensão do neoliberalismo. Esse sistema gerou a modernização do setor de telefonia, a importação de tecnologias eletrônicas e da informática e o combate a inflação, porém também resultaram no aumento do desemprego e da desigualdade social.
Venezuela, colapso social Das décadas de 50 até as décadas de 90, a Venezuela mantinha uma democracia estável se mantendo com grande exortação de petróleo. Porém, a partir da década de 90, com a alta no preço dos barris, o PIB per capita do país passou a ser o maior da América Latina. A Venezuela tinha uma grande dependência econômica de petróleo, por isso com a descoberta de novas jazidas e a queda do seu valor esse país iniciou uma crise política, econômica e social.
Crise das commodities e guinada á direita A queda no preço das commodities e as denúncias de corrupção nos governos esquerdistas, contribuíram para a levada de um novo rumo nas orientações políticas, agora de direita.
Desigualdade social na América Latina A concentração fundiária, a economia primário-exportadora, a discriminação racial e as altas taxas de impostos são as causas da desigualdade social na América Latina. Todos esses problemas remetem a colonização por exploração.
Genocídio de Ruanda Em 1994, no conflito entre as etnias hútus e tútsis que durou 100 dias e 800 mil pessoas morreram. Esse foi um dos piores conflitos das últimas décadas e foi classificado como genocídio.
Origem e fim do apartheid O apartheid, regime de segregação racial, se iniciou com o controle dos britânicos em relação aos nativos africanos. Seu pior ponto foi a Lei de Passe. A população negra não aceitou essa imposição e então surgiram líderes como Nelson Mandela que durante muitos anos conseguiu iniciar uma transição do apartheid para uma democracia.
Terrorismo na África Al Qaeda atacou as embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia. Casablanca em Marrocos foi atacada com explosivos, uma usina de gás na Argélia foi tomada e um hotel israelense foi alvo de explosão de um carro bomba no Quênia.
Boko Haram O Boko Haram é um grupo muçulmano radical que se formou no nordeste da Nigéria, seu líder é o Mohammed Yusuf. Autores de ataques a Maiduguri. Em 2014, sequestraram 276 meninas e as obrigaram a se converterem ao islã. Atacaram a cidade de Baga e mataram 2 mil pessoas.
Guerras civis no Sudão A primeira guerra civil no Sudão ocorreu de 1955 até 1972. O sul, de maior parte cristão ou animista, se revoltou contra o norte onde estaria surgindo uma identidade islâmica.
Conflito em Darfur A pobreza do povo fez com eles se rebelassem contra o governo. Grupos passaram a atacar governantes, o que fez com que o presidente al-Bashir respondesse com ataques violentos.
Coltan como motivo de conflitos O coltan é essencial para a produção de celulares, tablets, notebooks e computadores. As jazidas localizadas no leste do país são ovos de uma guerra que já vitimou 6 milhões de pessoas em 23 anos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo