Realismo

Description

Os realistas procuravam retratar a realidade de sua época objetivamente à luz de teorias científicas
maria da graça palma picolin
Flashcards by maria da graça palma picolin, updated more than 1 year ago
maria da graça palma picolin
Created by maria da graça palma picolin almost 4 years ago
42
0

Resource summary

Question Answer
Quebradores de pedras Gustave Courbet
Contexto sócio-histórico: No Brasil: Extinção do tráfico negreiro Decadência da economia açucareira eixo de prestígio desloca-se para o sul classes médias urbanas abolicionistas, liberais e republicanas permeabilidade ao pensamento filosófico europeu do período Substituição do trabalhador escravo pelo trabalhador livre imigrante
POSITIVISMO: Augusto Comte O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro.
DETERMINISMO: Hippolyte Taine * negação do livre-arbítrio; * universo é fruto da necessidade e não da vontade – previsibilidade; * determinação do homem em três instâncias: raça; meio e o momento.
PESSIMISMO: Arthur Schopenhauer A filosofia de Schopenhauer aponta para certa visão negativa das coisas. A realidade não pode ser modificada, é sempre adversa. O mundo é vontade e representação.
REALISMO * Factual, verídico; * Análise do comportamento; * Objetividade; * Realidade documental; * Causalidade (cientificismo); * Contemporaneidade; * Linguagem cotidiana; * Detalhismo; * Imparcialidade;
REAÇÃO CONTRÁRIA AO ROMANTISMO Odeio as virgens pálidas, anêmicas, Belezas de missal que o romantismo Hidrófobo apregoa em peças góticas, Escritas nuns acessos de histerismo. Sofismas de mulher, ilusões óticas, Raquíticos abortos do lirismo, Sonhos de carne, complexões exóticas, Desfazem-se perante o realismo. Não me servem esses vagos ideais Da fina transparência dos cristais; Almas de santa e corpos de alfenim Prefiro a exuberância dos contornos, As belezas da forma, seus adornos, A saúde, a matéria, a vida enfim. (Carvalho Júnior)
Show full summary Hide full summary

Similar

Realismo
annaclaratc07
CEJA VIRTUAL ENCARE O DESAFIO FASCÍCULO 11
Elisabete Anacleto
Realismo
Elis Virginia
OBRAS E AUTORES DOS PERÍODOS LITERÁRIOS: ROMANTISMO E REALISMO
LÚCIA PEREIRA
O Estado de Natureza de Hobbes, por Bobbio e Bovero
Júlia Raquel
machado de assis
Maria Paula Bastos
Resumo do Realismo
pedro henrique fonseca
Realismo: Arte Realista
Ana Paula Alves
REALismo / NATURALismo
Tiago Gamito