Flashcard dos Intestinos delgado e grosso

Description

Flashcards on Flashcard dos Intestinos delgado e grosso, created by Leila Rodrigues Danziger on 24/06/2020.
Leila Rodrigues Danziger
Flashcards by Leila Rodrigues Danziger, updated more than 1 year ago
Leila Rodrigues Danziger
Created by Leila Rodrigues Danziger almost 4 years ago
393
0

Resource summary

Question Answer
Quais as principais funções do duodeno? Neutralização do ácido gástrico, absorção de água e nutrientes, misturar as enzimas e digestão.
Quais as principais funções do jejuno? Quebra de nutrientes, absorção de nutrientes lipofílicos e de água.
Quais as principais funções do íleo? Quebra enzimática de nutrientes, absorção de vitamina B12, gorduras e sais biliares e função imunológica.
Cite 05 sinais ou sintomas relacionados com o intestino delgado: Diarreia/ Esteatorreia / Dor abdominal / Distensão abdominal Flatulência / Dispepsia / Hemorragia digestiva / Febre Perda de peso / Anemia / Edema / Má absorção de nutrientes / Insuficiência endócrina
Quais sinais e sintomas devemos avaliar quando estamos diante de um paciente com alguma enfermidade do intestino delgado? Peso, estatura, desnutrição, edema, anemia, dermatopatias, artralgia, TB pulmonar e intestinal, aumento dos gânglios linfáticos, cardiopatia descompensada, alteração de consciência, avaliar o períneo e o ânus.
Ao inspecionar o abdome, caso o paciente apresente abdome escavado, quais as patologias podem estar associadas a esse achado? Desnutrição, doença celíaca, linfomas e doença de Crohn.
O aumento da frequência e da intensidade do borborigmo na ausculta do intestino delgado pode significar: Doenças associadas a má-absorção, transtornos da motilidade e oclusão intestinal
Durante a percussão do abdome em um paciente, quando há hipertimpanismo, podemos estar diante de: Distensão gasosa das alças intestinais
A válvula íleocecal, comandada pelo SNA, tem dois papeis importantes. Quais são? Ajuda na passagem do material fecal do intestino delgado para o intestino grosso. Impede o refluxo no sentido cecoileal.
Durante o trânsito intestinal, qual a quantidade de absorção de água do Intestino delgado e do cólon? Intestino delgado: 8.000mL Cólon: 300-400mL
Diante de queixa de constipação intestinal grave em crianças, podemos estar a frente de qual patologia? Megacólon congênito
Diante de um paciente com queixa de sangramento anal, quais patologias devemos pesquisar? Hemorroida, câncer de reto ou cólon, doença diverticular dos cólons, pólipos, retocolite ulcerativa, doença de Crohn, retites e colites actínicas.
Por que a mudança do ritmo intestinal do paciente pode nos causar preocupação? Porque podemos estar diante de um quadro de neoplasia do intestino.
Qual a diferença entre diarreia e disenteria? * Diarreia: número aumentado de dejeções (+ de 3 por dia), diminuição da consistência fecal e presença de restos de alimentos nas fezes. * Disenteria: síndrome que engloba a diarreia, cólicas intensas, fezes mucossanguinolentas e tenesmo.
Para palpar o intestino grosso no abdome, devemos seguir uma ordem, palpando cada parte. Qual é essa ordem? Fossa ilíaca D, o ceco, cólon ascendente, cólon descendente, cólon sigmoide.
Cite duas eventualidades onde a ausculta do abdome é importante. Diarreia: RHA aumentados e na melhora os RHA diminuem. Íleo paralítico: “silêncio abdominal e na melhora os RHA reaparecem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Biology: B2.1, cells and simple cell transport; B2.2, tissues, organs and organ systems
Henry Kitchen
AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
B7: Further Biology
Matthew Law
An Inspector Calls -- Themes
Sadia Aktar
Cell Organelles and Functions
Melinda Colby
English / FRUIT
Jan Laxckey
Orbital Mechanics
Luke Hansford
The Changing Natural Environment Part 2
R S
LINEA DEL TIEMPO DE LA EVOLUCION DEL MICROSCOPIO
valentina brizio
Study timetables importance
elena navarro
Maths: Formulas for Areas & Perimeters of Shapes
Annan S