Aula 4 de Logistíca

Description

Aula 4 sobre licitação
Wagner Torres de Paula
Flashcards by Wagner Torres de Paula, updated more than 1 year ago
Wagner Torres de Paula
Created by Wagner Torres de Paula almost 4 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Fase de pré-compra - Identificar a necessidade de aquisição (muitas vezes compramos o que não precisamos sem percebemos); - Realizar o levantamento de informações sobre o produto e o fornecedor; - Homologar o produto e o fornecedor.
Fase de compra - Realizar a cotação; - Realizar o pedido de compra; - Receber o produto.
Fase de pós-compra - Avaliar o produto; - Estimar quando se realizará a nova compra; - Recomendar ou não o produto.
funções de compras A) Ter um fluxo contínuo de aquisição de mercadorias para garantir a demanda de produção; B) Desenvolver uma boa gestão para garantir o mínimo possível de capital empregado; C) Conseguir as melhores condições de negociação para a empresa, inclusive comprando mercadorias com os menores preços, garantindo a qualidade em todos os quesitos possíveis (prazo de entrega, matéria-prima, atendimento, volume, tipo de embalagem, reajustes de preços, etc.).
modalidades de licitação I -concorrência; II - tomada de preços; III - convite; IV - concurso(não falado na matéria); V - leilão.
Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
Tomada de preços é a modalidade de licitação entre os interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que na fase inicial de habilitação preliminar comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
Comparação Leilão X Pregão: Leilão O leilão é o processo de apresentação de propostas pelos pretendentes fornecedores, de forma sigilosa, com todas as condições de venda, devendo ser vencedor aquele que cumpriu todas as exigências previstas no edital e ofertou o menor preço com as melhores condições, sendo válida apenas uma apresentação de preço, se o edital não dispor em contrário.
Comparação Leilão X Pregão: Pregão O pregão é o processo de apresentação de propostas pelos pretendentes fornecedores, de forma pública, com todas as condições de venda, devendo ser vencedor aquele que cumpriu todas as exigências previstas no edital e ofertou o menor preço com as melhores condições, podendo realizar diversas propostas e contrapropostas de preço, até a desistência de redução do preço pelos demais concorrentes, restando apenas o que ofertou a menor proposta.
Análise de viabilidade (produzir ou comprar, locar ou adquirir): VERTICALIZAÇÃO O processo em que a empresa passa a produzir os recursos dos quais irá dispor é chamado de VERTICALIZAÇÃO, que nada mais é que a tomada para si de atividades antes desenvolvidas por fornecedores.
Verticalização Vantagens: Independência de terceiros; Maiores lucros; Maior autonomia; Domínio sobre tecnologia Desvantagens: Maior investimento; Perda de foco na atividade principal; Aumento da estrutura
Análise de viabilidade (produzir ou comprar, locar ou adquirir): HORIZONTALIZAÇÃO O contrário da condição da verticalização é chamado de HORIZONTALIZAÇÃO, em que a empresa deixa de produzir parte de suas atividades, passando-as para que outras empresas o façam.
HORIZONTALIZAÇÃO Vantagens: Redução de custos por escala; Maior foco e eficiência na atividade principal; Incorporar outras tecnologias Desvantagens: Menor controle tecnológico; Redução do lucro; Maior exposição do negócio empresarial
O que se espera de uma licitação o que se espera é que haja transparência nos processos de compras, com base em um código ético estabelecido, uma comissão de ética formada e com o mínimo de interferência da empresa ou órgão público na concorrência de preços e características gerais do item a ser comprado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Logística Reversa
jamile germana
CAP. 3 O PRODUTO DA CADEIA DE SUPRIMENTO/CS
fabiana-maria_2
Introdução á Logística
claudia tavares
Logística Natura
gabi_uto
Logística Empresarial
rodrigo esteves
logistica
karol moraes
Madeira
Maryana Seler
EXPEDIÇÃO
Ayslan Giaparelli
Roteiro de Inspeção de Garantia
Ronald Vittal
Inteligência Emocional
Andressa Almeida