G11-As Rochas

Description

As Rochas
raquel rodrigues
Flashcards by raquel rodrigues, updated more than 1 year ago More Less
Carolina Silva
Created by Carolina Silva almost 11 years ago
raquel rodrigues
Copied by raquel rodrigues almost 4 years ago
22
0

Resource summary

Question Answer
Meteorização Conjunto de fenómenos que leva à alteração das características iniciais das rochas, por acção de processos físicos e químicos que ocorrem na superfície da Terra.
Erosão Conjunto de processos físicos que permitem remoer os materiais resultantes da meteorização.
Meteorização Física Inclui diversos processos que fragmentam a rocha em pedaços cada vez mais pequenos sem que, no entanto, ocorram transformações químicas que alterem a sua composição.
Meteorização Química Processos em que se verifica uma alteração, quer na composição química, quer na composição mineralógica. Alguns minerais são destruídos, formando-se outros com estruturas cristalinas mais estáveis nas condições que passam a dominar no ambiente terrestre.
Ação da Água A alternância de períodos secos com períodos de forte humidade, resultantes da variação cíclica dos teores em água das rochas, originam aumentos de volume e retrações, gerando tensões que conduzem à fraturação e, eventualmente, à desagregação do material rochoso, A própria acção da água da chuva sobre as rochas também contribui para a sua meteorização.
Crioclastia Por diminuição da temperatura, a água que penetra nas fracturas e nos poros da rocha pode gelar. A água, ao mudar do estado líquido para o estado sólido, expande-s e o seu acréscimo de volume exerce forças que aumentam as fissuras já existentes, ou originam novas fissuras, contribuindo, deste modo, para a desagregação da rocha. Quanto mais fendas e cavidades cheias de água existirem, maior será a fragmentação causada pelo gelo.
Ação dos seres vivos A implantação de sementes nas fracturas de rochas porosas e com fraca resistência estrutural pode contribuir para a desagregação das mesmas. As suas raízes são responsáveis pelo alargamento das fendas pré-existentes com consequente separação dos blocos rochosos. Também os ventos, fazendo balançar as árvore, obrigam ao alargamento das fendas das rochas onde estão implantadas, facilitando, desta forma, a acção de outros agentes de alteração. Por vezes certos animais cavam tocas ou galerias que aumentam o grau de degradação da rocha ou expõem, ainda mais, as rochas a outros agentes de meteorização
Show full summary Hide full summary

Similar

Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
As moléculas orgânicas e inorgânicas
Heres Oliveira
Evolução biológica
joana_pinto_202
INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
Heres Oliveira
Geologia 10ºANO
catarinacusca
Biosfera
joana_pinto_202
Períodos geológicos
Alessandra S.
Recursos hídricos
Teresa Silva Telles
Vulcanismo Secundário
josenandocouto
As Rochas: Os arquivos que relatam a história da terra
miminoma
Fotossíntese
joana_pinto_202