SISTEMA NERVOSO

Description

Resumo simplificado e superficial do sistema nervoso
MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA
Flashcards by MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA, updated more than 1 year ago
MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA
Created by MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA almost 4 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
SISTEMA NERVOSO O SISTEMA NERVOSO (SN) é um conjunto de órgãos responsáveis pela coordenação e integração dos demais sistemas orgânicos, relacionando o organismo com as variações do meio externo e controlando o funcionamento do meio interno. As estruturas que compõem o SN são: encéfalo, nervos cranianos e seus ramos, medula espinal, nervos espinais e seus ramos, gânglios, plexos entéricos e os receptores sensoriais.
DIVISÃO ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO: Se divide anatomicamente em SN CENTRAL e SN PERIFÉRICO. O SNC se divide em encéfalo (dividido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e medula espinal. O SNP se divide em Nervos (cranianos e espinais), Gânglios e Terminações Nervosas.
ILUSTRAÇÃO DA DIVISÃO DO SN CENTRAL ILUSTRAÇÃO DO SNC (em vermelho) E SNP (em azul)
O SISTEMA NERVOSO possui dois tipos de células: neurônios e neuróglias. Os neurônios são responsáveis por gerar impulsos elétricos e propagar esse impulso até chegar nos órgãos específicos para promover uma resposta, que podem ser muscular, regulação de secreções gandulares, sensibilidade, pensamento, etc. As neuróglias fazem o preenchimento entre os neurônios e dão suporte nutricional a eles. Esse comunicação do SN com o meio externo e interno acontece a todo instante, onde existem células (neurônios sensitivos , motores e viscerais) presentes em todas as estruturas do organismos que vão sinalizar qualquer alteração que aconteça e vai propagar esse estímulo , por sinapse até chegar no local específico para interpretar e responder devidamente a esse estímulo. É graças a essa comunicação que é possível restabelecer nossas funções vitais diante de situações das mais diversas em nosso cotidiano.
Show full summary Hide full summary

Similar

ANATOMOFISIOLOGIA - SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Keyla Lima
Sistema Nervoso
Marília Mendes
Sistema Nervoso
Amanda Cardoso
Sistema Nervoso
Simone Machado Pereira
Quizz 01 - Homeostase
Luiz Mesquita
SISTEMA NERVOSO
Luiza Donatelli
Tecido Nervoso
Thiago Vale
SISTEMA NERVOSO
Thais Michelli
NEUROANATOMIA - NERVOS CRANIANOS
carolina dal bo
Organização da Medula Espinhal
João Pedro Schuster
Jogos digitais 2
Jaqueline Machado