Estudos - Felipe - Administrativo #2020

Description

Minhas anotações / lembretes -- de Direito administrativo
Felipe  Reinaldo
Flashcards by Felipe Reinaldo, updated more than 1 year ago
Felipe  Reinaldo
Created by Felipe Reinaldo over 3 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Quais são os sujeitos que desempenham a atividade administ Órgãos Públicos, Entidades Públicas Agentes Públicos
Qual o Conceito de Entidade? “Unidade de atuação dotada de personalidade jurídica”, nos termos do art. 1º, § 2º, inciso II da Lei 9.784/1999. Uma entidade é uma pessoa jurídica, pública ou privada, abrangendo tanto as entidades políticas (que possuem autonomia política - capacidade de legislar e se auto-organizar – ou seja, são as pessoas políticas: União, Estados, Distrito Federal e Municípios), como as entidades administrativas (que não possuem autonomia política mas, somente, autonomia administrativa - ou seja, não podem legislar, limitando-se a executar as leis editadas pelas pessoas políticas. São entidades administrativas: as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista). *Fonte: Material Estratégia concursos.
Qual o Conceito de Órgão. “Unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta”, nos termos do art. 1º, § 2º, inciso I da Lei 9.784/1999. O órgão não possui personalidade jurídica própria – é um elemento despersonalizado. São “centros de competência” constituídos na estrutura interna de determinada entidade política ou administrativa (ex: Ministérios do Poder Executivo Federal, Secretarias de Estado, departamentos ou seções de empresas públicas etc.).
Qual a diferença entre órgão e entidade? Basicamente, a entidade possui personalidade jurídica própria, enquanto que o órgão não (é um elemento despersonalizado).
Show full summary Hide full summary

Similar

SAT Exam 'Word of the Day' Set 2
SAT Prep Group
GRE Test - Overview
SAT Prep Group
Chemical Symbols
Keera
GCSE Biology AQA
isabellabeaumont
Cold War Causes Revision
Tom Mitchell
Digestive System Pre/Post Quiz
mkelemete
EXAM 1 - ENABLING FEATURES
kristinephil558
Medicine Through Time - Keywords
Lara Jackson
1PR101 2.test - Část 6.
Nikola Truong
Část 2.
Gábi Krsková
(YOUR EVENT)
Shelby Smith