Banco de Dados 1

Description

Graduação Banco de Dados 1 Flashcards on Banco de Dados 1, created by breno brandao on 10/04/2015.
breno brandao
Flashcards by breno brandao, updated more than 1 year ago
breno brandao
Created by breno brandao about 9 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
OBJETIVO DE UM BANCO DE DADOS armazenar dados organizados, permitindo a recuperação de modo rápido e confiável por usuários autorizados.
QUAIS OS NIVEIS DO BANCO DE DADOS NIVEL CONCEITUAL NIVEL INTERNO NIVEL EXTERNO
NIVEL CONCEITUAL descreve quais dados são armazenados no BD e a relação entre eles. Indicam aos DBAs quais informações devem ser mantidas no BD.
NIVEL INTERNO descreve a estrutura de armazenamento físico do banco de dados; descreve detalhadamente os dados armazenados e os caminhos de acesso ao banco de dados.
NIVEL EXTERNO É o nível de visão, voltado para o usuário final, o conceitual destinado aos analistas de sistemas, consultores; o nível físico com o DBA e eventualmente com o analista de sistemas.
INSTÂNCIA Foto momentânea do banco de dados. Situação atual do banco de dados naquela fração de segundo. Muda frequentemente.
ESQUEMA É a representação do projeto do banco de dados; projeto lógico e projeto físico.
Independência LÓGICA de dados capacidade de modificar o esquema conceitual/lógico sem a necessidade de reescrever programas. EX: adicionar tabelas.
Independência FÍSICA de dados capacidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever programas. EX: mudar tabela de disco ou diretório.
SQL (Structured Query Language) Linguagem de Consulta Estruturada de alto nível. É formada pelo conjunto de linguagens: DDL, DML, DCL, DTL, DQL
DDL = (Data Definition Language) Linguagem de Definição de Dados. Uma DDL permite ao utilizador definir tabelas novas e elementos associados.
DML = (Data Manipulation Language) utilizadas para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Pode ser procedural, que especifica como os dados devem ser obtidos do banco; pode também ser declarativa (não procedural), em que os usuários não necessitam especificar o caminho de acesso, isto é, como os dados serão obtidos.
DCL = (Data Control Language) Linguagem de Controle de Dados. DCL controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados.
DTL = (Data Transaction Language) Linguagem de Transação de Dados. Pode ser usado para marcar o começo de uma transação de banco de dados que pode ser completada ou não.
DQL = (Data Query Language) Linguagem de Consulta de Dados. Embora tenha apenas um comando “SELECT”, é a parte da SQL mais utilizada.
FERRAMENTAS CASE (computer-aided software engineering) engenharia de software auxiliada por computador. ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software.
Criador da modelo entidade relacional (MER) Peter Chen em 1976
Quais os NIVEIS DE ABSTRAÇÃO modelo conceitual, modelo lógico e modelos físicos.
ENTIDADE Conjunto de coisas reais ou abstratas de um determinado ambiente qual precisamos guardar informações. (SUBSTANTIVOS)
EXTENSÃO Um conjunto de ENTIDADES do mesmo tipo particular agrupadas.
Show full summary Hide full summary

Similar

10 dicas para você lidar melhor com o seu tempo
vivi sousa
Técnica Feynman
vivi sousa
IELTS Speaking BAND 7+
Caio Uechi
Study Planning: English
Wilza França
Estratégia p/ Estudo
czarneski1
Plano de Estudos
Alex Farias
Roupas em inglês
rebeca.oliv
Lógica Aplicada
Samuel Franco
Classificação das cadeias carbônicas
Luwerli
Embriologia
Lucia Grande Conrado